_
_
_
_
_

Tribunal põe fim à tutela de Britney Spears, que ganha independência para controlar a própria vida

Após 13 anos de custódia do pai, que administrava suas contas e sua vida pessoal, a estrela pop conquista liberdade por decisão de uma juíza da Suprema Corte da Califórnia

Britney Spears posa en la 29º gala anual de los GLAAD Media Awards en Beverly Hills, California
Britney Spears posa no 29º Prêmio GLAAD Media em Beverly Hills, Califórnia.Mario Anzuoni (Reuters)
Luis Pablo Beauregard

Britney Spears finalmente sente o gosto da liberdade. A juíza Brenda Penny pôs fim, nesta sexta-feira, ao drama de quase 14 anos que tirou a luz de uma das maiores estrelas pop. A custódia que restringia a vida pessoal e a carreira de Spears foi dissolvida. A audiência desta tarde marca o encerramento de meses de revelações escandalosas de dinâmicas familiares abusivas e da exploração de uma artista numa história que tem como principais vilões Jamie e Lynne Spears, pais da cantora de 39 anos.

A decisão da juíza Penny não foi contestada por nenhuma das partes. No final de setembro, a magistrada da Suprema Corte da Califórnia considerou a situação de custódia “insustentável”. “Isso reflete um ambiente tóxico que exige suspensão como guardião de Jamie Spears”, disse Penny antes de retirar a guarda. Tóxico, um dos maiores sucessos da cantora, foi também o termo que seu advogado repetidamente usou durante suas discussões perante o magistrado. “Seu pai era abusivo, cruel e tóxico”, disse Mathew Rosengart, advogado da cantora. A chegada desse advogado em sua vida mudou tudo para Spears, que inicialmente teve que lutar contra a tutela com um defensor público porque seus responsáveis legais não lhe garantiram um orçamento para contratar uma defesa melhor.

Essa decisão foi contestada pela defesa do pai, seguindo uma estratégia iniciada em agosto de 2020. “Não existem quaisquer indícios que justifiquem esta suspensão. Seu histórico é impecável”, argumentou Vivian Thoreen perante o tribunal. Jamie tentou manter o controle das decisões pessoais e financeiras da filha, poder que exercia desde 2008. Em 2019, porém, deixou de ser sua empresária e se concentrou em administrar o dinheiro da artista. Foi nesse mesmo ano que Britney colocou sua carreira em um hiato “indefinido”. Cancelou a série de shows marcada em Las Vegas devido aos alegados problemas de saúde de seu pai e entrou novamente em um centro de saúde mental. Ela não se apresenta em público desde outubro de 2018.

Em junho, em uma audiência incomum solicitada pela vítima, Spears disse ao mundo como era sua vida sob o jugo da tutela. “Não estou feliz. Não posso dormir. Estou com raiva e deprimida. Choro todos os dias “, disse Britney à juíza Penny por telefone, dizendo que todos os responsáveis pela sua condição ”deveriam estar na prisão”. Seu depoimento causou grande impacto entre as centenas de seguidores que o seguiram fora do tribunal localizado no centro de Los Angeles. “Quero me casar e ter um filho, mas tenho um DIU, então não engravido”, o que implica que a custódia legal a impede de ter mais do que os dois filhos que teve com o dançarino Kevin Federline, de quem se divorciou em 2006.

O pai tinha um verdadeiro Big Brother montado sobre sua filha. Uma equipe de funcionários informava se ela tomava seus remédios, comparecia às sessões de médicos e terapeutas, dava opiniões sobre os medicamentos que lhe eram administrados e ainda, com a ajuda da empresa de segurança Black Box, monitorava e controlava ligações, mensagens, fotos, e-mails e até mesmo os dados de navegação de sua filha. A cantora, que alcançou a fama aos 16 anos em 1996 com Baby One More Time, não podia usar seu carro ou receber visitas de amigos ou namorados sem ser observada.

As coisas mudaram no final de outubro, quando Jamie demitiu Thoreen e contratou Alex Weingarten, um advogado que, no início de novembro, afirmou em uma nota ao tribunal que seu cliente concordou em encerrar a custódia. “Jamie ama e apoia incondicionalmente sua filha ... Como sempre fez em toda a sua vida, fará de tudo para protegê-la. Nos últimos 13 anos, isso significou ser seu tutor legal e agora significa encerrar a custódia ... Jamie acredita que a custódia deve terminar imediatamente”, observou o documento.

Um vilão saiu do palco para dar lugar a outro, a mãe do artista. “Meu pai foi quem começou a custódia há 13 anos ... mas o que as pessoas não sabem é que foi minha mãe quem deu a ideia a ele”, disse Spears no Instagram em um post que ela mais tarde deletou, mas foi o suficiente para alimentar por dias a novela de seu infortúnio. “Ela secretamente arruinou minha vida”, disse ela, de acordo com a revista People.

Lynne Spears, a mãe da artista, pediu a Britney 660.000 dólares para pagar a representação legal no caso que foi retirado da custódia. Esse montante, proposto em 1º de novembro em uma moção por escrito perante o tribunal, poderia ser subtraído dos 60 milhões da cantora, administrados por um fundo até setembro. A mãe de 66 anos contou ao tribunal uma versão que não condiz com a figura que sua filha pinta. Ela argumentou no tribunal que foi a primeira a questionar a capacidade de Jamie de continuar. Finalmente, foi a juíza Penny quem concluiu o drama familiar de Spears, que durou 13 anos. Britney finalmente alcançou sua independência.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_