_
_
_
_
_

Casa Branca considera suspender patentes de vacinas contra o coronavírus

Pressão para que os Estados Unidos adotem a medida temporária cresce enquanto o país avança em seu plano de vacinação e a Índia enfrenta o pior momento da pandemia globalmente

Antonia Laborde
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, durante entreviata coletiva em 27 de abril.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, durante entreviata coletiva em 27 de abril.Stefani Reynolds / POOL (EFE)

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise.

Mais informações
LOUISVILLE, KY - APRIL 02: Andrea Moore (L) receives her COVID-19 vaccine shortly after her mother, Alma Penn (R) in the gymnasium at Whitney M. Young Elementary School on April 2, 2021 in Louisville, Kentucky. The elementary school opened on Good Friday, located in the West End of Louisville, an area comprising primarily African American neighborhoods, in an effort to encourage Black residents to receive their COVID-19 vaccination.   Jon Cherry/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Como os EUA conseguiram acelerar sua campanha de vacinação em massa
Healthcare workers and relatives carry Shashikantbhai Parekh, a patient with breathing problem, out from an ambulance for treatment at a COVID-19 hospital, amidst the spread of the coronavirus disease (COVID-19) in Ahmedabad, India, April 28, 2021. REUTERS/Amit Dave
O mundo se mobiliza perante o descontrole do coronavírus na Índia
Farmacos covid
Falta de vacinas para a covid-19 reaviva o debate sobre suspender as patentes durante a pandemia

A Casa Branca está “avaliando” a suspensão temporária das patentes das vacinas contra o coronavírus, o que permitiria aos países mais pobres produzir os medicamentos em seus territórios. A pressão para que os Estados Unidos adotem essa medida cresce fortemente à medida que o país avança em seu plano de vacinação ―mais da metade da população adulta do país já recebeu o tratamento― e também porque a Índia enfrenta a pior onda de infecções que uma nação sofreu desde o início da pandemia.

Os Estados Unidos afirmam que estão estudando como maximizar a produção global e o fornecimento de vacinas com o menor custo. “Existem muitas maneiras diferentes de se fazer isso. No momento, essa [suspensão da patente] é uma maneira, mas temos que avaliar o que faz mais sentido “, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, na terça-feira, esclarecendo que o presidente Joe Biden não tomou nenhuma decisão sobre o assunto.

Quando Biden falou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na segunda-feira, os dois levantaram a questão da propriedade intelectual da vacina. “Foi discutido brevemente. Estamos analisando, mas não tenho nada a dizer sobre nossa posição no momento “, disse um alto funcionário da Casa Branca em uma teleconferência, detalhando a conversa entre os dois líderes. Naquele dia, Washington anunciou que enviaria concentradores de oxigênio, medicamentos e vacinas para Nova Délhi. A Índia é o maior fabricante mundial de vacinas, mas milhões de seus habitantes ainda não receberam a dose e enfrentam uma escassez de matéria-prima.

A representante do Comércio Exterior dos Estados Unidos, Katherine Tai, descreveu a enorme lacuna entre o acesso a medicamentos em países desenvolvidos e em desenvolvimento como “completamente inaceitável” e alertou que a indústria farmacêutica precisa fazer sacrifícios em tempos de crise. Essa postura injetou uma dose de otimismo sobre a possível decisão a ser tomada pela Casa Branca sobre patentes, mas Psaki esclareceu terça-feira que Tai não fez nenhuma recomendação sobre o assunto até agora.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A pressão para que Biden renuncie às regras de propriedade intelectual veio de todos os lugares. Em uma carta pública, 170 ganhadores do Prêmio Nobel e ex-chefes de Estado de 100 países pediram a ele que “colocasse o direito coletivo à segurança de todos antes dos monopólios comerciais de alguns”. No início de abril, 10 senadores da ala esquerdista do Partido Democrata, incluindo Bernie Sanders e Elizabeth Warren, enviaram-lhe uma carta endossando o apelo da Índia e da África do Sul à Organização Mundial do Comércio para relaxar temporariamente as regras de propriedade intelectual. Até agora, Washington bloqueou esse pedido.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_