_
_
_
_
_

Brasileiros confiam no frio para espantar nuvem de gafanhotos que percorre a Argentina

Insetos avançam 150 quilômetros por dia e podem devastar plantações. Rio Grande do Sul já calculava 36 bilhões de reais em perdas por causa da seca nesta temporada

A nuvem de gafanhotos se desloca próximo a um avião de pequeno porte.
A nuvem de gafanhotos se desloca próximo a um avião de pequeno porte.
Mais informações
Mapa que muestra la distribución actual de las mayores concentraciones de patógenos. Los colores más rojizos muestran las zonas con más abundancia de estos.
Os patógenos que colonizarão o planeta
Vários ratos procuram comida na estação de metrô de Herald Square, em Nova York
Nova York perde a guerra contra os ratos
Una imagen compuesta de polillas 'P. xylostella'
Traças transgênicas são liberadas para acabar com uma das piores pragas do planeta

O alarme disparou no dia 11 de maio no Paraguai e dez dias depois já soava na Argentina. Uma nuvem de gafanhotos de cerca de 20 km2 havia entrado pelo norte e avançava para o sul a uma velocidade de 150 km por dia. Agora, está na província de Corrientes (percorreu 1.000 km) e, ao contrário de invasões anteriores, a nuvem se instalou muito perto da fronteira com o Brasil. No sul do gigante sul-americano se teme que finalmente cruze a fronteira e destrua as plantações produtivas.

Gafanhotos não são perigosos para os seres humanos, mas são uma catástrofe para a agricultura. Na Argentina eram um problema grave até a década de cinquenta, quando uma férrea política de controle reduziu o surgimento de nuvens. Em 2015, sem que os especialistas soubessem muito bem o porquê, voltaram. A nuvem deste ano é a terceira invasão registrada desde então. “Há cinco anos Argentina, Bolívia e Paraguai estão em emergência. A diferença é que desta vez a nuvem está mais no leste da Argentina. Fazia 73 anos que não chegava à província de Corrientes e é por isso que há um alerta no Uruguai e no Brasil. Como se desloca 150 quilômetros por dia, pode atravessar a fronteira devido à proximidade”, explica Héctor Medina, coordenador do Programa Nacional de Gafanhotos da Senasa, a agência argentina de saúde e qualidade animal.

As nuvens de gafanhotos se deslocam durante o dia e se assentam durante a noite. Quando a temperatura está muito baixa ou chove, os insetos não voam. Os especialistas esperam que a nuvem não avance para o sul porque o rigor do inverno aumenta à medida que se aproxima de Buenos Aires. No entanto, nada a impede de avançar em direção ao Brasil. As autoridades argentinas estão em contato permanente com as brasileiras, mas antecipar a direção da nuvem é difícil. “Desde quarta-feira estamos procurando o local exato onde a nuvem está agora. Para onde irá e quanto avançará dependerá da direção e da intensidade do vento”, diz Medina.

Como até agora se deslocou por campos nativos, não houve danos às colheitas. Mas tudo pode mudar. Quando a nuvem escolhe um campo semeado, pode arrasá-lo em questão de horas. Esse é o medo do lado brasileiro, especialmente na cidade fronteiriça de Barra do Quaraí, onde uma frente fria manteve, pelo menos até agora, os gafanhotos afastados. “O fator determinante é o clima. Como esperamos chuva e uma queda de temperatura nos próximos dias, a tendência é que o problema não piore. Mas ainda existe um risco, estamos atentos”, explica Ricardo Felicetti, chefe de defesa sanitária do Departamento de Agricultura do Rio Grande do Sul.

A praga pode danificar plantações e pastagens em uma região onde a economia se se movimenta principalmente em torno dos cultivos de arroz e soja e da pecuária. “Se a nuvem entrar no Rio Grande do Sul, será uma desgraça. Eles comem de tudo, só deixam tocos”, resume Antônio Sartori, diretor da Brasoja Consultoria. A ansiedade aumenta desde o início da semana, quando começaram a surgir os relatórios da Argentina. Para se antecipar à nuvem foi criada uma rede de cooperação entre as autoridades brasileiras e argentinas. Quem não pode participar dessa rede se junta aos grupos informais de WhatsApp, compostos por consultores de agronegócio, sindicatos rurais e produtores. “Temos fontes de informação nas entidades, nos institutos de meteorologia e não apenas no Brasil, mas também na Argentina e no Uruguai. Todos postam no WhatsApp”, diz Sartori.

A seca é o problema

Apesar das imagens aterrorizantes que circulam nas redes sociais brasileiras, os gafanhotos não são a principal preocupação do agronegócio na região. A seca que afeta o Rio Grande do Sul causou a perda de mais da metade da safra de soja e 40% da de milho, culturas que fazem do Estado o terceiro maior produtor de grãos do Brasil. “Como brincadeira, posso dizer que os gafanhotos chegaram à fronteira, observaram as lavouras devastadas e foram embora porque não tinham nada para comer aqui. É uma metáfora que expressa nossa realidade”, lamenta Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

O cálculo da entidade é que as perdas em toda a cadeia, incluindo a indústria alimentícia e outras relacionadas ao campo, atingem 36 bilhões de reais. “Antes das perdas causadas pela pandemia, já calculávamos que o PIB do Estado seria negativo apenas devido à seca”, exemplifica o economista. Os gafanhotos podem trazer ainda mais danos a esse cenário.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_