_
_
_
_
_

Navio com minério encalhado no Maranhão ameaça envolver a Vale em nova tragédia ambiental

Ainda não há plano para liberar embarcação, operada por uma empresa sul-coreana e contratada pela mineradora para levar o produto à China. Marinha identificou manchas de óleo na região

Gil Alessi
O navio MV Stella Banner carregado com minério da Vale.
O navio MV Stella Banner carregado com minério da Vale.Marinha/Divulgação

Um acidente envolvendo o navio MV Stellar Banner ameaça envolver o nome da mineradora Vale em mais uma tragédia ambiental, a terceira em menos de cinco anos. A embarcação pertence à empresa sul-coreana Polaris Shipping e foi contratada pela mineradora para levar minério de ferro para a China. Na noite de segunda-feira o navio adernou, termo técnico para descrever um principio de naufrágio, a aproximadamente 100 quilômetros da costa de São Luís, no Maranhão. Para evitar o afundamento completo, o capitão encalhou o navio em um banco de areia. Imagens aéreas registradas pela Marinha do Brasil nesta quinta-feira mostram uma série de manchas escuras ao redor do convés, o que pode ser um indicativo de vazamento de combustível no mar. As autoridades brasileiras informaram que existem dois pontos de ruptura no casco, mas não detalharam o que está indo para a água. O Stellar Banner, que carrega cerca de 4 milhões de litros de óleo diesel e uma quantidade de minério de ferro não precisada pela Vale, deixou o terminal Ponta da Madeira, em São Luís, e deveria aportar em Qingdao, na China, no início de abril. Técnicos do Ibama devem chegar ao local ainda nesta quinta-feira para avaliar a situação.

Mais informações
Vale perde 6,6 bilhões de reais em 2019 por causa do desastre de Brumadinho
El rastro que dejó el tsunami de barro en Brumadinho fotografiado este mes.
Brumadinho ainda tem sete barragens em alto risco por problemas na estrutura
Memorial de la tragedia de Brumadinho, en Brasil.
Um ano após tragédia da Vale, Brumadinho se divide entre o luto e a euforia econômica

Até o momento não há um plano de contenção definido: segundo a Agência Brasil foi criado um gabinete de crise em Belém e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para monitorar a situação. Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira a Marinha afirmou que pretende “apresentar tão logo possível o Plano de Salvatagem (procedimento de resgate após o desastre) desta embarcação”. A Vale informou ter solicitado à Petrobras a cessão de “navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, ou navios de recuperação para vazamentos de óleo) para contenção de eventual vazamento”, e disse ter contratado “especialistas em salvatagem para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação". Já a empresa sul-coreana disse que a situação está “sob controle”.

Além do potencial vazamento de combustível, que teria impacto devastador na fauna e flora da região que ainda lida com as consequências de milhares de manchas de petróleo que apareceram no litoral no final de 2019, o minério de ferro também representa um risco. “Este metal induz o crescimento acelerado do fitoplâncton, uma vez que acelera seu metabolismo, e com isso há um maior consumo de oxigênio, e consequentemente uma redução de sua disponibilidade para outras espécies”, explica o professor Marcelo Jannini, diretor da faculdade de Química da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Soma-se a isso o fato de que o minério de ferro exportado não costuma ser 100% puro. “É comum haver também a presença de metais pesados, como manganês, arsênio, chumbo, cromo e alumínio”, diz Jannini. Estes materiais tendem a ficar depositados no leito do mar, mas dependendo da agitação da água podem ficar em suspensão e contaminar peixes e outras espécies.

Esse pode ser tornar o terceiro acidente ambiental envolvendo a Vale nos últimos cinco anos. Em seu balanço oficial divulgado no dia 20, a empresa anunciou perdas de 6,6 bilhões de reais em 2019 por causa do desastre de Brumadinho, que matou 270 pessoas em janeiro do ano passado após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais. Parte da cúpula da companhia é acusada por homicídio doloso. Em 2015 outra tragédia marcou a história da mineradora: o rompimento de uma barragem em Mariana, também em Minas, deixou 18 mortos.

A Marinha informou que as causas do acidente ainda não foram identificadas e que já “instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente”. Em nota, a Vale informou que a tripulação de 20 pessoas foi retirada em segurança, e que o capitão da embarcação a encalhou propositalmente em um banco de areia para evitar um naufrágio completo. A empresa também enviou navios rebocadores ao local para prestar auxílio técnico. A Polaris afirmou que os porões de carga estão intactos e que as avarias que levaram ao adernamento ocorreram em um tanque vazio. O MV Stellar Banner tem pouco mais de 340 metros de comprimento e pode transportar até 300.000 toneladas de minério. A Vale não informou qual a carga total no momento do acidente.

Imagens mostram manchas de óleo ao redor do navio.
Imagens mostram manchas de óleo ao redor do navio.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_