_
_
_
_
_

Júri condena Harvey Weinstein por estupro e crime sexual

Produtor de cinema é considerado culpado de duas das cinco acusações e evita prisão perpétua

Antonia Laborde
Harvey Weinstein ao chegar ao Tribunal Penal do Estado de Nova York, nesta segunda-feira.
Harvey Weinstein ao chegar ao Tribunal Penal do Estado de Nova York, nesta segunda-feira.JUSTIN LANE (EFE)
Mais informações
Harvey Weinstein, en los Globos de Oro el pasado enero.
Produtora de Harvey Weinstein é vendida por 500 milhões de dólares
Harvey Weinstein, en su despacho en Miramax, en Nueva York en abril de 1989.
As vítimas de Weinstein agora são as protagonistas
Reese Witherspoon, Eva Longoria, Salma Hayek y Ashley Judd, en los Globos de Oro celebrados el 7 de enero de 2018.
Como o Me Too mudou Hollywood com mulheres famosas e poderosas

Harvey Weinstein foi considerado culpado na segunda-feira de dois dos cinco crimes pelos quais foi acusado: crime sexual de primeiro grau (forçar uma mulher a praticar sexo oral) contra a assistente de produção Mimi Haleyi e estupro de terceiro grau à atriz Jessica Mann. A decisão do júri do primeiro e único processo criminal desde a origem do movimento Me Too absolveu o produtor de cinema das acusações de agressão sexual “predatória”, um termo legal usado para explicar que o crime faz parte da conduta natural do acusado. Estas acusações, pelas quais não foi considerado culpado, eram as mais graves e por elas corria o risco de prisão perpétua. O ex-chefão de Hollywood pode pegar até oito anos de prisão e aguarda um próximo julgamento em Los Angeles.

Nas poucas vezes em que Weinstein, de 67 anos, quebrou o silêncio para se referir às acusações, defendeu sua inocência. Neste julgamento, no qual não prestou depoimento, se declarou inocente das cinco acusações, alegando que as relações sexuais foram consentidas. O outrora aclamado personagem da indústria cinematográfica foi acusado de estuprar Mann em 2014 e forçar Haleyi a forçar o sexo oral em 2006. As cinco acusações que Weinstein enfrentou foram: uma por crime sexual de primeiro grau; duas por estupro, em primeiro e terceiro grau; e duas de agressão sexual “predatória”.

Quatro outras mulheres declararam no julgamento terem sido vítimas desse comportamento e cerca de vinte testemunhas as respaldaram. As que falaram contaram a estratégia do outrora dono da cidade das estrelas para conseguir fazer sexo com elas. O padrão de conduta era agendar uma reunião em seu hotel com a desculpa de contratá-las para um possível trabalho. Para elas, era o homem dos mil Oscars. Uma vez que estavam de portas fechadas, as violava à força, as tocava ou praticava sexo oral. “É assim que a indústria funciona”, disse a uma delas enquanto o rejeitava. Se todas as mulheres que afirmaram publicamente terem sido abusadas por Weinstein tivessem se aproximado do 15º andar do Tribunal Penal do Estado de Nova York, 90 supostas vítimas teriam comparecido.

A vida de Harvey Weinstein ―e da sociedade norte-americana― mudou em outubro de 2017. Duas investigações jornalísticas do The New York Times e da revista The New Yorker, que detalhavam os abusos sexuais cometidos pelo gigante de Hollywood a dezenas de mulheres, revelaram uma conduta criminosa disseminada na indústria. A resposta imediata nas redes sociais foi: “Eu também”. Vítimas de agressões sexuais dos mais diversos lugares do mundo se mobilizaram para conscientizar sobre esse flagelo, dando origem a uma nova era, a era do movimento #MeToo. Desde o aparecimento das primeiras declarações contra o produtor, mais de 90 mulheres quebraram o silêncio para denunciar que também sofreram abusos.

Em dois anos, Weinstein foi expulso da Academia de Hollywood, internou-se em um centro para tratar seu vício sexual, vendeu suas propriedades para financiar sua defesa, divorciou-se de Georgina Chapman, com quem esteve casado por uma década, e perdeu todo o respeito da indústria na qual um dia foi tão poderoso. "Adoro ser a porra do xerife desta merda de cidade”, chegou a gritar numa de suas legendárias festas em Los Angeles. Quando alguém o incomodava, fazia questão de deixar isso bem claro. “Sua vagabunda, quem você está achando que é”, disse ele à jornalista Rebecca Traister durante uma entrevista. O namorado de Traister, também repórter, não gostou do que viu e se meteu no meio. Weinstein o paralisou com uma chave no chão. Assim funcionava o mundo aos olhos do criminoso.

Weinstein enfrenta a uma pena de 5 a 25 anos de prisão pela acusação de agressão sexual em primeiro grau, e de 18 meses a 4 anos por estupro qualificado em terceiro grau. Este julgamento não será o último para o produtor. Em 7 de janeiro, o Ministério Público do distrito de Los Angeles apresentou quatro denúncias formais contra o produtor de cinema por duas agressões sexuais supostamente cometidas em fevereiro de 2013. Os dois supostos abusos aconteceram em dias consecutivos e em quartos de hotel na região de Los Angeles. Segundo a promotora distrital Jackey Lacey, as duas supostas vítimas revelaram os incidentes na época a outras pessoas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_