_
_
_
_
_

As novas ‘influencers’ do Instagram têm 95 anos: o otimismo das avós triunfa no confinamento

Com milhares de seguidores em apenas um mês, a nonagenária 'tata’ de Miguel Ángel Muñoz se tornou uma inesperada estrela nas redes durante a quarentena. Falamos com o ator sobre o fenômeno e mostramos as outras avós mais virais do momento

Miguel Ángel Muñoz y su 'tata' Luisa, durante la grabación de uno de los episodios de 'Cuarentata'.

“Cada vez que me conecto, me faz chorar de alegria de tão bonita que você é”. O conhecido ator espanhol José Coronado resumiu à perfeição um sentimento compartilhado por milhares de usuários cada vez que a tata (vovó) Luisa aparece nas suas telas. O ator Miguel Ángel Muñoz é o responsável pela emocionada conversa entre estes admiradores recíprocos e por ter transformado a irmã da sua bisavó, que cuidou dele durante toda a sua infância, naquela que, aos 95 anos, é possivelmente a estrela mais veterana do Instagram. Em apenas um mês, os vídeos de seu peculiar formato Cuarentata acumulam milhões de visitas, e sua conta na rede social, @soylatatareal, já soma mais de 56.000 seguidores. “Nunca pensei que fosse virar um fenomenal viral. Pediram-nos entrevistas, publicaram artigos em inglês, também no México… Ainda estou assimilando, e ela não dá crédito, não alcança compreender totalmente, na verdade”, conta o ator madrilenho ao EL PAÍS. Mas a nonagenária não é a única avó que, durante as semanas de confinamento, se dispôs a encher as redes de otimismo contagioso. Outras, como Julita Salmerón, Concha García e a Nonna Rosetta, decidiram se transformar nas influencers mais populares do Instagram. Chiara e Dulceida já têm concorrentes.

Más información
Idosos coronavirus
Saudade dos abraços e sem visitas da família, a rotina dos idosos sob blindagem nas casas de repouso
Por que você curtiu: como funciona o mecanismo para capturar sua atenção
Lyn Slater, Ernie Stollberg e Linda Rodin.
20 ‘instagramers’ maiores de 60 anos provam que estilo não tem idade

Além de assar bolos em versões cada vez mais atrevidas, assistir a improvisados shows unplugged e queimar calorias com infinitos treinadores virtuais, milhares de usuários do Instagram reservaram uma faixa da sua grade de entretenimento confinado para escutar as histórias da tata. Junto ao seu querido neto, que atua como mestre de cerimônias e interlocutor entre ela e seus milhares de seguidores, Luisa compartilha suas experiências vitais, sua opinião sobre problemáticas modernas, como os aplicativos de relacionamentos, e inclusive se atreve em danças e fantasias. Recebe diariamente milhares de amostras de carinho pelo e-mail tata@pacienciafilms.com, enchendo um vazio afetivo para todos aqueles que estão há meses sem poder abraçar seus seres queridos. O ator, conhecido por séries como Un Paso Adelante, foi morar com ela quando a quarentena começou. Acredita que seu relacionamento transmite um “amor puro”, e por isso as pessoas se interessam por seus vídeos. Verdade, naturalidade, honestidade e personalidade são alguns dos adjetivos com que define sua tata, que já havia se tornado uma fugaz estrela televisiva durante a participação do ator no Masterchef Celebrity. “O fato de fazer isto de coração a torna merecedora do sucesso que está colhendo”, acrescenta.

Julita Salmerón também conhece o brilho dos holofotes. A octogenária mãe do ator Gustavo Salmerón se alçou como uma das estrelas mais brilhantes e divertidas do cinema espanhol em 2018, protagonizando o elogiado documentário Muchos Hijos, un Mono y un Castillo, ganhador de um Goya. Qualificada por Carlos Boyero no EL PAÍS como sua “heroína para a perpetuidade”, esse turbilhão vital decidiu voltar sua extraordinária engenhosidade para a conta @julitasalmeron durante estes dias de reclusão. Enquanto toma o café da manhã (bolo de Reis descongelado) ou se maquia, Julita compartilha seus desejos de voltar a ser mãe, entrar para um convento de clausura ou rodar um novo filme: “De amor e, se houver toque, melhor”. Sempre desfrutando, isso sim, da companhia e resignada cumplicidade de seu marido, Antonio.

Aos 89 anos, Concha García Zaera é outra das mais veteranas estrelas do Instagram. Dotada de um talento com o mouse, desde 2017 publica na rede suas obras realizadas com o vetusto programa de desenho Paint, e já supera 300.000 seguidores. “Quero e espero que todos estejam bem”, escreve em um de seus últimos trabalhos, somando-se à iniciativa da hashtag #FiqueEmCasa, que nas últimas semanas se repete onipresente pelo universo digital.

Nos Estados Unidos, outra octogenária também se tornou uma sensação viral. Devido às restrições da quarentena, Norma Gregorio teve que celebrar sozinha seu aniversário de 88 anos e não hesitou em se gravar cantando parabéns a si mesma diante de um bolo que sua família mandou entregar. Sua neta Jessica Kerrigan publicou o vídeo na rede social TikTok e imediatamente derreteu milhões de usuários. Entre outros, celebrities como Millie Bobby Brown (Stranger Things). A história da nova-iorquina apareceu nos telejornais e portais noticiosos de todo o país, mas Norma quis deixar claro que “ninguém deveria ficar triste” por ela estar sozinha num dia tão relevante.

A Nonna Rosetta já é considerada a avó mais famosa da Itália. Aos 87 anos, essa mulher de Salerno (sul) se tornou uma improvisada autoridade na hora de dar conselhos sobre a crise do coronavírus. Seu neto, um dos membros de grupo de youtubers Casa Surace, escolheu-a para que, com seu caráter assertivo, alertasse aos espectadores sobre as medidas sanitárias e éticas a ter em conta durante estas semanas. Seus vídeos, que chegaram a alcançar dois milhões de visualizações na plataforma, estimulam a lavar as mãos, limpar bem a casa para passar o tempo e, mais importante, não discriminar nem culpabilizar as pessoas de origem asiática pela pandemia da Covid-19.

Levando-se em conta que nossos idosos foram o estrato demográfico mais castigado por esta crise sanitária, a imagem de otimismo transmitida por Luisa, Julita e Norma é mais valiosa e imprescindível que nunca para uma sociedade que está em dívida com as gerações de mais idade. Merecedores de um maior reconhecimento e visibilidade, Miguel Ángel Muñoz considera que é nosso dever fazer que participem dos tempos que vivemos. Têm muito a contribuir, como estão mostrando no Instagram. “Somos quem somos graças a eles. Para poder nos conhecer temos que saber de onde viemos, e são eles quem podem nos contar isso”, conclui. Ícones de estilo legendários como Baddie Winkle, com perto de quatro milhões de seguidores no Instagram, marcam a atitude a imitar antes e depois do confinamento.

Regístrate gratis para seguir leyendo

Si tienes cuenta en EL PAÍS, puedes utilizarla para identificarte
_

Más información

Archivado En

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_