Fotos

Uma rica biodiversidade ameaçada

O Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que concentra a maior biodiversidade do Atlântico Sul, teme ficar ainda mais vulnerável aos riscos ambientais pela oferta de quatro blocos para exploração de petróleo a 130 quilômetros de seu banco de corais. O Governo pretende vender os blocos mesmo contrariando laudos técnicos do Ibama e recomendações do Ministério Público. A esperança de ambientalistas e das comunidades locais é de que as empresas decidam não comprar os lotes diante da insegurança jurídica que os cerca. Mesmo que sejam vendidos, a exploração dos blocos precede de decisão judicial e licenciamento ambiental para acontecer.

Fotos

A relação especial entre humanos e animais, retratada por Steve McCurry

Steve McCurry, mestre em fotografia, famoso por seu retrato de 1985 na 'National Geographic' de uma garota afegã de olhos verdes, é apaixonado por animais. A editora Taschen agora publica sua coleção de retratos de diferentes espécies na companhia de seres humanos. O olhar de McCurry captura a beleza de ambos - humanos e animais - e aponta para seus laços emocionais, e não para a relação de domínio.

Fotos

Khamer, a última parada para os deslocados no Iêmen

Desde o final de março, intensos combates se intensificaram na província de Hajjah. O conflito entre as tropas do grupo Ansar Allah e as forças leais ao presidente Abdrabbuh Mansur Hadi, apoiadas pela coalizão liderada pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes, deslocou milhares de pessoas. Algumas delas buscaram segurança em Khamer, na província vizinha de Amran, onde equipes de Médicos Sem Fronteiras estão prestando assistência médica e cirúrgica

Fotos

Aquele olhar, aquelas criaturas

Francisco Ontañón (1930-2008) foi um dos grandes expoentes da fotografia espanhola da segunda metade do século XX. Arrancou sua carreira em Barcelona, sua cidade natal, e desenvolveu-a desde temporão em Madri no setor do jornalismo. Manteve um olhar com o foco posto para as pessoas: seus rostos, gestos, circunstâncias. Atendeu encargos diversos, desde fotolibros com Miguel Delibes ou Luis Carandell até portadas de álbuns para As Grecas ou Os Pekenikes. Estas instantâneas são uma amostra do formidável legado de um maestro da curiosidade.