_
_
_
_
_

Governo Bolsonaro descumpre Lei de Acesso à Informação e não responde sobre Bolsa Família

EL PAÍS questionou o Ministério da Cidadania qual o número de famílias aptas a receber o benefício em dezembro, mas que ainda não haviam sido contempladas. Prazo encerrou em 28 de fevereiro

O novo ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni no Planalto em 31 de janeiro.
O novo ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni no Planalto em 31 de janeiro.ADRIANO MACHADO (Reuters)

O Ministério da Cidadania do Governo Jair Bolsonaro ignorou que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI) e não respondeu a um pedido realizado pela reportagem referente ao programa Bolsa Família. No dia 29 de janeiro, o EL PAÍS questionou, via LAI, qual o número de famílias aptas a receber o Bolsa Família no mês de dezembro, mas que ainda não haviam sido contempladas. Passado o primeiro prazo para reposta, o órgão afirmou necessitar de mais tempo, devido à “complexidade para obter informação”, prorrogando para o dia 28 de fevereiro a nova data para resposta. Mas, ao atingir novamente o prazo, o Sistema de Acesso à Informação informou que o pedido “ainda não teve resposta registrada no sistema”, sem nenhuma justificativa para a ausência de resposta. A reportagem entrou com recurso.

Mais informações
New Delhi (India), 26/01/2020.- Brazilian President Jair Bolsonaro during India-Brazil Business Forum (IBBF) in New Delhi, India, 27 January 2020. President Bolsonaro is on a four-day state state visit to India and was the chief guest for Republic Day celebration 2020. (Brasil, Nueva Delhi) EFE/EPA/RAJAT GUPTA
Divulgação falha e parcial de dados entra em choque com discurso de transparência no Governo Bolsonaro
Iara Rodrigues Rocha com a filha, Ana Clara
Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família
De Sena, la primera brasileña acogida al programa Bolsa Familia, con su familia en enero.
Bolsa Família sob Bolsonaro “fecha a porta” a novos beneficiários: “Enquanto espero na fila, pego fiado”

Procurada, a assessoria de imprensa do ministério informou, por meio de nota, que “em respeito ao princípio constitucional da transparência e para que a sociedade seja informada por números oficiais, o ministério da Cidadania esclarece que os dados estão em processo de consolidação e logo serão divulgados”. Mas não deu novo prazo.

Desde ao menos o início deste ano, a gestão Bolsonaro não explica o tamanho real da fila do Bolsa Família. Questionado, o ministério da Cidadania limitou-se a informar uma “média” para o ano passado, em torno de 494.000 famílias. Mas cálculos realizados pelo EL PAÍS apontaram para ao menos 1,7 milhão de famílias à espera, no mês de dezembro do ano passado. A forma para receber o benefício é se cadastrando no Cadastro Único e obedecendo aos critérios determinados pelo programa, como ter filhos matriculados e com frequência escolar, e não ultrapassar a renda de 178 reais per capita. A partir do cadastro, é feito um pente fino na quantidade de famílias aptas a receber o programa que é então concedido. A média de espera para uma resposta ao beneficiário girava em torno de 45 dias. Mas a reportagem mostrou que desde maio do ano passado há uma fila represada de famílias à espera do programa, que aumenta a cada mês.

Em dezembro de 2019, o Bolsa Família beneficiou 13 milhões de famílias, 1 milhão a menos que no mesmo período de 2018. A crise na gestão do programa levou o presidente a mudar o comando da pasta, tirando Osmar Terra, que estava no ministério desde a gestão Temer, e levando Onyx Lorenzoni para o comando.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_