_
_
_
_
_

Miguel Nicolelis: “São os cientistas ‘canalhas’ que vão tirar o Brasil dessa crise infernal”

No terceiro episódio do podcast ‘Diário do front’, colunista do EL PAÍS lembra o feito do astronauta Yuri Gagarin, há 60 anos, e diz que Brasil vive sua Batalha de Stalingrado e que só a ciência pode salvá-lo

Clique acima para ouvir o terceiro episódio de 'Diário do Front'.
EL PAÍS

O que o voo orbital de Yuri Gagarin 60 anos atrás pode nos ensinar sobre o combate à pandemia de covid-19 no Brasil? Essa é a pergunta que guia o neurocientista Miguel Nicolelis no terceiro episódio do podcast Diário do front. A coluna em áudio de Nicolelis, que toma o pulso da crise sanitária no Brasil semanalmente, desta vez reflete sobre o papel da ciência nos avanços da União Soviética no século 20 que levaram ao primeiro voo na órbita da terra, em 12 de abril de 1961. “Sessenta anos depois, o mundo imerso na maior pandemia em um século, tem uma grande porta de saída dessa crise que já vitimou milhões de seres humanos. A saída continua sendo a mesma: a ciência.”

Nicolelis afirma que é a primeira vez na história das pandemias, desde os tempos dos faraós, que a ciência tem um poder transformador imediato ao desenvolver vacinas em tempo recorde. Ele lembra como a vacinação em massa contra a covid-19 mudou o curso da tragédia em países como os Estados Unidos ou Reino Unido. “Enquanto mundo usa a ciência para escapar da pandemia, no Brasil os cientistas são tachados de canalhas”, lamenta o neurocientista, citando frase de Jair Bolsonaro na semana passada ―o presidente defendia mais uma vez tratamento precoce contra a covid-19, o que não existe.

Mais do podcast 'Diário do front'
Diário do front - com Miguel Nicolelis
Ep.01. “Estamos a poucas semanas de um ponto de não retorno na crise da covid-19”
Diário do front - Miguel Nicolelis
Ep.02. “Óbitos podem superar nascimentos no país em abril por causa da covid-19”

“São os cientistas canalhas que vão tirar o Brasil dessa crise infernal”, disse o cientista. “O Brasil, se aproxima, nos próximos meses, do mesmo número de vítimas da Batalha de Stalingrado”, comparou Nicolelis, em referência à escalada de mortes pelo novo coronavírus no Brasil, cuja média diária de mortes ultrapassa 3.000, e à épica batalha da Segunda Guerra Mundial.

O acesso à coluna em áudio de Nicolelis é grátis, assim como as demais informações sobre o novo coronavírus no EL PAÍS. Compartilhe com seus amigos e familiares. Prefere no Spotify? Clique aqui ou acima. Ouça aqui no YouTube. O podcast Diario do front tem a produção-executiva de Marina Miranda e a produção e trilha sonora de Cacau Guarnieri.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui



Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_