_
_
_
_
_
Pandemia de coronavírus
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Estratégia de vacinação atual não se adequa ao contexto da Amazônia profunda

Não é possível uma equipe de saúde vacinar uma faixa etária de uma comunidade e retornar no dia ou na semana seguinte para vacinar uma outra faixa etária e repetir isso diversas vezes até concluir a vacinação. O custo é proibitivo e isso tem dificultado o avanço da vacinação nessas áreas.

Maria Castro de Lima, 72, recebe uma dose da vacina contra a covid-19 em sua casa no município de Labrea, no interior do Amazonas.
Maria Castro de Lima, 72, recebe uma dose da vacina contra a covid-19 em sua casa no município de Labrea, no interior do Amazonas.Edmar Barros (AP)
Virgilio Viana

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

A vacinação representa a principal esperança para o enfrentamento da pandemia da covid-19 em todo o mundo. Para o contexto da Amazônia profunda, é necessário que seja feito um aprimoramento urgente da atual estratégia de vacinação das populações tradicionais e povos indígenas.

Mais informações
A man holds an oxygen tank in Manaus, Amazonas State, Brazil, on January 15, 2021, amid the COVID-19 ovel coronavirus pandemic. - The health system in Manaus, in the Brazilian northern state of Amazonas, is at breaking point. The city's hospital intensive care units have been at 100 percent capacity for the past two weeks, while medical workers are battling a shortage of oxygen and other essential equipment. (Photo by Michael DANTAS / AFP)
Brasil precisa de mais que uma vacina para evitar múltiplos colapsos como o de Manaus
RIO DE JANEIRO (BRASIL), 27/02/2021.- Una mujer recibe una dosis de la vacuna contra covid-19 hoy, sábado 27 de febrero en la ciudad de Río de Janeiro, Brasil. La pandemia sigue fuera de control en Brasil, con 250.000 muertos y un presidente que se niega a reconocer su gravedad, mientras la nueva cepa amazónica se extiende en silencio por el país. EFE/Antonio Lacerda
Brasil busca meios de driblar Bolsonaro e acelerar vacinação contra a covid-19
A man reacts outside the 28 de Agosto Hospital in Manaus, Amazon State, Brazil, on January 14, 2021, amid the novel coronavirus, COVID-19, pandemic. - Manaus is facing a shortage of oxygen supplies and bed space as the city has been overrun by a second surge in COVID-19 cases and deaths. (Photo by Michael DANTAS / AFP)
Morrer sem oxigênio em Manaus, a tragédia que escancara a negligência política na pandemia

A região Norte do Brasil tem tido as maiores taxas de mortalidade do país: dos cinco estados com as taxas mais elevadas, quatro estão na região norte. Enquanto a taxa de óbitos no mundo é de cerca de 36 pessoas por cada 100 mil habitantes e o Brasil teve uma a média brasileira é de 158, o Amazonas registrou 291 óbitos por 100 mil até o início de abril. Essa triste realidade fez com que lamentavelmente o Amazonas tenha se tornado objeto de destaque nacional e internacional. Se, por um lado, a situação de Manaus ficou muito visível pela cobertura da imprensa, ainda permanece muito pouco conhecida a realidade do interior da região, especialmente a Amazônia profunda. É essa realidade que merece especial atenção nesse momento em que damos os primeiros passos na campanha de vacinação.

A situação da Amazônia profunda é particularmente crítica. Uma das principais características dessas áreas é a grande distância em relação às sedes municipais. Isso cria um desafio de logística e um custo adicional para o SUS, especialmente para as secretarias municipais de saúde. Diante disso, a estratégia de vacinação que está sendo usada nas áreas urbanas não se adequa ao contexto da Amazônia profunda. Não é possível uma equipe de saúde vacinar uma faixa etária de uma comunidade e retornar no dia ou na semana seguinte para vacinar uma outra faixa etária e repetir isso diversas vezes até concluir a vacinação. O custo é proibitivo e isso tem dificultado o avanço da vacinação nessas áreas.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A busca de soluções para esse desafio tem sido objeto da Aliança Covid Amazônia, que reúne 122 instituições de diferentes segmentos: organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa e ensino, prefeituras municipais, órgãos dos governos estadual e federal, instituições internacionais e empresas privada, além de mais de 400 doadores individuais. O Programa SUS na Floresta, que é parte do trabalho da Aliança, tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento de políticas públicas na área de saúde na Amazônia profunda. Esse Programa conta com um Comitê Orientador, composto por profissionais de saúde e pesquisadores, com a função de oferecer as bases técnicas e científicas para o seu desenvolvimento. O Comitê Orientador formulou uma série de recomendações ao Programa Nacional de Imunização, listadas a seguir:

1. Priorizar a imunização de populações por território e não por faixa etária ―vacinando 100% pessoas das comunidades ribeirinhas, assim como vem sendo feito com as aldeias indígenas.

2.   Incluir o atendimento de outras necessidades de imunização nessas localidades, como: sarampo, febre amarela e demais; e aproveitar a logística da vacinação contra a covid-19 para outras ações de saúde, contribuindo para o aumento da eficiência e eficácia do SUS;

3.  Fazer um esforço urgente em busca de aquisição e/ou doação de vacinas de dose única: isso aumentaria a eficiência da vacinação;

4.   Priorizar a vacinação de indígenas não aldeados nas áreas urbanas como parte dos grupos prioritários, uma vez que esses recepcionam seus parentes quando em visitas às áreas urbanas e atualmente não atendidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI);

5.    Iniciar a vacinação pelas comunidades e aldeias mais distantes, como forma de recompensar as injustiças históricas que sofrem essas populações.

Essas recomendações foram encaminhadas ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; ao Presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia, Governador Flavio Dino; e ao Governador do Amazonas, Wilson Lima; além de outras autoridades governamentais. A Aliança Covid Amazônia está também fazendo uma mobilização junto aos doadores nacionais e internacionais com o objetivo de obter doações de vacinas e apoio logístico para a vacinação na Amazônia profunda.

Temos uma oportunidade de resgatar uma dívida histórica com os guardiões da floresta. São os povos indígenas e as populações tradicionais da Amazônia profunda os principais responsáveis pela defesa da floresta. Os movimentos sociais, encabeçados por líderes como Chico Mendes, tiveram um papel essencial para conter o avanço do desmatamento. Entretanto, historicamente, essas populações foram relegadas sempre ao último plano pelas políticas públicas. Agora é o momento de compensar parte dessa dívida por meio de uma ação humanitária.

Considerando os fatores de logística, vulnerabilidade e histórico de injustiças com relação aos povos indígenas e comunidades ribeirinhas da Amazônia profunda, é essencial e urgente aprimorar o Programa Nacional de Imunização. Esperamos que estas recomendações sirvam para aumentar a velocidade, eficiência e eficácia da vacinação nesses territórios e, com isso, atenuar os impactos da pandemia sobre a saúde dos guardiões da floresta.

Virgilio Viana é superintendente da Fundação Amazônia Sustentável

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_