_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Um tiro no pé

Quatro anos atrás, os eleitores norte-americanos cometeram um erro flagrante ao dar a vitória a Trump. Tomara que Biden triunfe nestas eleições e mude a política contraditória e nefasta que hoje domina a Casa Branca

Mario Vargas Llosa
Tribuna Vargas Llosa 1/11
FERNANDO VICENTE

Não basta haver eleições livres e genuínas num país; também é preciso que os eleitores votem bem. Porque às vezes eles se equivocam. Os eleitores norte-americanos se equivocaram de maneira garrafal há quatro anos votando em Donald Trump. Quem diz isto não é um “socialista furioso” ―como o presidente dos Estados Unidos geralmente acusa todos os seus adversários―, mas alguém que se sente mais próximo dos republicanos que dos democratas, sobretudo em política econômica, e que considera Ronald Reagan um dos melhores mandatários da história norte-americana.

Empresário bilionário, mas sem a menor preparação política nem cultural, Donald Trump, como informou o The New York Times, pagou impostos em apenas sete dos últimos 18 anos e gastou cerca de 70.000 dólares [404.000 reais] em cabeleireiro. Sua filha mimada, Ivanka Trump, embora seja funcionária da Organização Trump, recebia estupendos “honorários de consultoria”. O senador McCain, republicano e herói nacional, que sempre foi anti-Trump, teria morrido de novo se soubesse de tudo isso.

Mais informações
Trump, durante un discurso electoral en Jacksonville (Florida) el 24 de septiembre.
Retrato de um presidente desatado
Una ilustración del candidato demócrata a la presidencia, Joe Biden.
Biden, o bombeiro da América
President Donald Trump gestures to supporters after speaking at a campaign rally at Oakland County International Airport, Friday, Oct. 30, 2020, in Waterford Township, Mich. (AP Photo/Jose Juarez)
Era Trump, o balanço político de quatro anos frenéticos

Desde sua chegada à Casa Branca, o presidente começou a despedir colaboradores, a tal ponto que jamais existiu na história dos EUA um mandatário que tenha mudado a equipe tantas vezes. Muito mais grave, no entanto, foi ele ter insultado os tradicionais aliados de seu próprio país, que fizeram a Segunda Guerra Mundial com os EUA, pressionando-os para que “aumentem seus gastos de defesa” com o argumento de que a OTAN não podia viver apenas da contribuição norte-americana. Ao mesmo tempo, declarou que o chefe de Estado que mais admirava era Vladimir Putin. Tudo isso abalou as relações dos EUA com a Europa Ocidental de uma forma sem precedentes. Washington certamente já não dirige a política internacional do Ocidente. Ninguém a dirige, o que explica sua atual situação.

Talvez ainda pior tenha sido a dureza de seus ataques às migrações para os EUA, um país cuja grandeza foi forjada principalmente pelos imigrantes vindos do mundo inteiro. Muitos, claro, da América Latina e especialmente do México. Na memória de quase todo o planeta permanecem as palavras do presidente Trump sobre os mexicanos: “Não nos enviam suas melhores pessoas, e sim ladrões, traficantes, bandidos e estupradores.” E sua obsessão por construir um muro eletrificado na fronteira entre os dois países, pelo qual os próprios mexicanos deveriam pagar, uma irrealidade sobre a qual ainda insiste, apesar dos argumentos ―incluindo os de alguns republicanos, além de democratas― de que o custo seria estratosférico e que não é realista sequer concebê-lo.

Os ataques aos migrantes mexicanos e do resto do mundo são apenas um aspecto de sua campanha racista, que inflamou as tensões entre brancos, negros e mestiços de todas as partes nos EUA, onde fazia muitos anos que não apareciam cartazes como “Somos um país de brancos”, difundidos pela velha Ku Klux Klan, que reapareceram e violentaram, com mortos e feridos, os conflitos raciais e sociais nos EUA de uma forma extrema que dificilmente poderia ser imaginada.

Por isso, o país que deveria guiar o mundo livre está neste momento mais isolado e solitário que em toda a sua história. Ninguém o apoia em suas disputas com a China. Ao contrário, recebeu críticas gravíssimas pelo projeto de paz com os palestinos, encomendado ao genro de Trump pelo próprio presidente, e que não apenas foi considerado inaceitável pelos próprios palestinos como também rejeitado por boa parte das organizações mundiais, como as Nações Unidas, e por numerosas democracias do mundo.

Embora incentive em seus discursos a oposição na Venezuela ―a pior ditadura latino-americana é a chavista, juntamente com a cubana―, Trump o faz por puro oportunismo, pois na verdade não tomou nenhuma medida para dar apoio efetivo a esse povo que luta contra um regime tirânico, que destruiu a economia de um dos países potencialmente mais ricos do planeta e abriu as fronteiras da América Latina aos iranianos, além dos russos, que agora compram empresas por todo o continente graças à mediação de Caracas.

A atitude de Trump frente à praga do coronavírus não poderia ter sido mais contraditória e nefasta. Os EUA têm mais de 250.000 mortos por obra da covid-19, é o país mais afetado pela pandemia e, no entanto, seu presidente rechaçou como demagógicos e “esquerdistas” os chamados de alerta dos médicos e especialistas para combater os contágios de maneira eficaz, por meio de restrições, utilizando argumentos como o econômico. Isto é, a sociedade não pode ser paralisada com o fechamento de empresas porque então haveria mais mortos por falta de trabalho do que pela epidemia. O ideal: um cemitério.

Trump se orgulha de que, com sua política econômica, os EUA gozam de uma grande prosperidade e pleno emprego. Em primeiro lugar, isto não é correto. Em segundo, se a vida econômica do país foi menos atingida pelo avanço da praga que a de outras nações desenvolvidas, é por sua notável agilidade, que vem de longe, na qual os proprietários podem demitir os trabalhadores e estes podem lhes exigir melhores salários ou ameaçar mudar de empresa se não o conseguirem ―o que dá às suas indústrias uma notável capacidade de se renovar e mudar de orientação, de acordo com a oferta e a demanda internacional. Isto vem de longa data e, em grande medida, é responsável pelo vigor e pela fortaleza da sociedade norte-americana. Com apoios governamentais, Trump ressuscitou indústrias obsoletas, como a do carvão, e reduziu impostos e outras obrigações das grandes empresas, o que parecia positivo. A certa altura, deu a impressão de fortalecer uma economia que foi duramente atingida e pode vir a sofrer nos próximos anos uma série de retrocessos devido aos efeitos do coronavírus.

É verdade que seu adversário nestas eleições, Joe Biden, que foi vice-presidente de Obama, não é uma figura muito atrativa. Carece de dinamismo. É bastante idoso e passa a impressão de um homem que merece descansar após uma carreira política que, sem nunca se destacar, foi sempre acertada e decorosa. Neste momento, contudo, Biden é a única pessoa que pode tirar os EUA da dramática situação local e internacional, em que a política grotesca e repleta de contradições delirantes de Trump levou o país a viver uma das piores crises da sua história. Estando no poder ―e, sobretudo, com o apoio que lhe oferecerá sua vice, Kamala Harris, que tem uma excelente trajetória política e judicial na Califórnia ―, Biden devolverá à nação muitas das coisas que Trump virou pelo avesso, e que outrora permitiram os grandes progressos dos EUA: a pujança de suas instituições, o império da lei, a abertura de suas fronteiras, a inteligência com a qual seus governos foram reduzindo velhos defeitos, como o racismo, e que levaram o país aos grandes níveis nos quais ainda se encontra e que, apesar das péssimas políticas de Trump nesses quatro anos, ainda mantêm os EUA no pelotão de vanguarda dos países do mundo.

Tomara que Joe Biden triunfe nestas eleições e salve os EUA da catástrofe que foi, há quatro anos, a decisão dos eleitores norte-americanos de dar a vitória a Donald Trump.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_