_
_
_
_
_
Pandemia de coronavírus
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

A morte do futuro: covid-19 entre os povos originários

O coronavírus é grave para todos os corpos sem imunidade, porém mais grave ainda para quem vive à margem das proteções do Estado, como as populações negras e indígenas

Uma indígena chora no funeral do cacique Messías Kokama, de 53 años, vítima de covid-19, no Parque das Tribos, em Manaus, no dia 14 de maio.
Uma indígena chora no funeral do cacique Messías Kokama, de 53 años, vítima de covid-19, no Parque das Tribos, em Manaus, no dia 14 de maio.RAPHAEL ALVES (EFE)
Mais informações
Indígenas no acampamento Terra Livre, em Brasília, no último dia 25.
Em tempos de coronavírus, indígenas fazem acampamento virtual
Satere-mawe indigenous men navigate the Ariau river during the COVID-19 novel coronavirus pandemic at the Sahu-Ape community, 80 km of Manaus, Amazonas State, Brazil, on May 5, 2020. - The Brazilian state of Amazonas, home to most of the country's indigenous people, is one of the regions worst affected by the pandemic, with more than 500 deaths to date according to the health ministry. (Photo by RICARDO OLIVEIRA / AFP)
Os indígenas da Amazônia lançam um SOS para pedir proteção ante a pandemia
Brazil's Minister of Women, Family and Human Rights, Damares Alves attends a news conference, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak in Brasilia, Brazil April 13, 2020. REUTERS/Adriano Machado
'Uma ministra feminista na pandemia faz diferença', por Debora Diniz e Giselle Carino

Alvanei Xirinana foi o primeiro indígena a morrer da pandemia de covid-19 no Brasil. Era do povo Yanomami, vivia aldeado. Índio de cidade ou índio aldeado são compostos que descrevem formas de vida para os povos originários. O território importa tanto quanto a etnia para a disputa de quem são os indígenas na contagem dos mortos pela pandemia. O menino de 15 anos vivia como se imagina um índio aldeado: longe da cidade, com língua e crenças próprias, habitando casas comunais.

O presidente Bolsonaro jamais se pronunciou sobre a morte de indígenas durante a pandemia. A única palavra de seu governo sobre Alvanei Xirinana veio de ministra Damares Alves, a responsável pela política indigenista brasileira —sugeriu existirem evidências de “contaminação criminosa”, isto é, o menino teria morrido por guerra biológica e não por ineficiência das políticas de saúde. Não há nenhuma razoabilidade no delírio paranoico de ministra Damares. É um ardil para encobrir o abandono da saúde da população indígena: lideranças, como Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, dizem que “Bolsonaro se aproveita da pandemia para exterminar os indígenas”. Se há crime, é o cometido pelo próprio presidente contra os povos originários. Aldeias não conseguem fazer o isolamento social, pois são terras invadidas por garimpeiros, madeireiros, grileiros. Além do grande capital global.

Mas de que morreu Alvanei Xirinana? Covid-19 foi a doença provocada pelo vírus que antecipou as feridas abertas do corpo sobrevivente às persistentes desigualdades. Antes do novo vírus, o menino sobreviveu a malárias e à desnutrição, doenças angustiantes de gente que vive em extrema pobreza na América Latina. Alvanei Xirinana morreu porque é índio no Brasil. Covid-19 foi apenas o que antecipou a hora de sua morte. O menino era já um sobrevivente da perversa desigualdade contra os povos originários e da floresta.

A epidemia de sarampo dos anos 1950 mostrou a brutalidade de uma nova doença entre as populações originárias na fronteira entre Brasil e Venezuela: 1/3 da população Yanomami foi dizimada pelo vírus trazido por viajantes. Alvanei Xirinana era, talvez, a quarta geração dos que sobreviveram à epidemia de sarampo. São os velhos que contam a história das epidemias e as lembranças percorrem gerações. Carlos Fausto é antropólogo, coordena projetos de memória etnográfica, como os vídeos nas aldeias, e diz que “desde o início da colonização, os povos originários tiveram que aprender em seus corpos o que é uma epidemia”. E reproduz diálogo recente com seu pamü (primo), Kanari Kuijuro, de Canarana, cidade da Terra Indígena do Xingu: “Pamü, não pode arriscar, vocês só podem voltar se fizerem quarentena. É uma doença grave; Eu sei, pamü, é como sarampo do tempo de meu avô Agatsipá”.

Covid-19 é uma doença grave para todos os corpos sem imunidade, porém mais grave ainda para quem vive à margem das proteções do Estado, como as populações negras e indígenas. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) conta que 2.390 indígenas adoeceram de covid-19 e desses 236 morreram. Já foram 93 povos atingidos em um total de 305 no país. O Governo federal contesta os números. Se para o povo comum, Bolsonaro proíbe até mesmo a publicação de dados oficiais, para os povos indígenas cria sua própria classificação sobre quem é indígena —seriam 85 mortes, pois somente seria índio quem vive em aldeia. Índio de cidade seria outro tipo de gente, diz a xenofobia dos autoritários.

Sonia Guajajara é a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Descreve Bolsonaro “como o inimigo declarado” dos povos indígenas. Com cocar na cabeça, ela supera a falsa dicotomia entre índia de cidade ou índia aldeada: foi candidata à vice-presidência da República nas eleições que levaram Bolsonaro ao poder. “Nossa existência é nossa resistência”, diz Sonia Guajajara, para quem a pandemia de covid-19 representa o “risco de um novo genocídio” acompanhado de um ecocídio contra a Amazônia. Ela não faz quarentena, apesar da gravidade do vírus, pois a morte de Alvanei Xirinana é o prenúncio de tragédia já vivida por seus antepassados.

Debora Diniz é brasileira, antropóloga, pesquisadora da Universidade de Brown

Giselle Carino é argentina, cientista política, diretora da IPPF/WHR

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_