_
_
_
_
_
Pandemia de coronavírus
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

Os desafios de servir o país em tempos de covid-19 e a reconstrução da ordem mundial

As palavras de ordem do momento são: disciplina, ética e solidariedade, três conceitos que sempre pautaram a atuação da diplomacia brasileira

O chanceler Ernesto Araújo e o presidente Bolsonaro.
O chanceler Ernesto Araújo e o presidente Bolsonaro.HANDOUT (Reuters)

Todos os anos, o 20 de abril, dia do Diplomata, é uma data que celebro com imensa alegria, relembrando os desafios e as vitórias do passado e projetando as novas contribuições que meus colegas podem dar ao incremento da solidariedade entre os povos, ajudando a construir um mundo mais próspero e seguro para todos. A atual pandemia da Covid-19 evidencia, como em outros momentos históricos de crise global, o trabalho fundamental dos diplomatas, não apenas para gerenciar e minimizar os danos oriundos de uma ruptura com o modo de vida habitual, mas, sobretudo, para lançar os alicerces em que se reerguerá o mundo, pós-pandemia.

Mais informações
Brazilian President Jair Bolsonaro speaks after joining his supporters who were taking part in a motorcade to protest against quarantine and social distancing measures to combat the new coronavirus outbreak in Brasilia on April 19, 2020. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
El presidente de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos de la OEA, Joel Hernández García.
Presidente da CIDH: “Coronavírus pode ser desculpa para limitar ainda mais os direitos dos mais vulneráveis”
Un niño yanomami de la comunidad Hutukara.
Os povos indígenas isolados também estão em isolamento voluntário

As palavras de ordem do momento são: disciplina, ética e solidariedade, três conceitos que sempre pautaram a atuação da diplomacia brasileira, cujo papel central é amplamente reconhecido na formação do Brasil, em que se destacam o processo de independência e a constituição territorial, predominantemente pacífica. No plano regional, nossa diplomacia tem sido capaz de promover, de forma permanente, uma convivência harmônica, o que concorre de modo significativo para a paz e o desenvolvimento da Nação.

No plano multilateral, se o Brasil é reconhecido e respeitado por seus pares, usufruindo de credibilidade e influência que em muito ultrapassam seus recursos de poder militar e econômico, pode-se também creditar ao trabalho árduo e incansável dos cerca de 1.500 profissionais dessa tradicional carreira de Estado, bem como daqueles que os antecederam. Sua contribuição ao sistema multilateral, erguido a partir da Segunda Guerra Mundial, abrange os mais diversos campos, dos direitos humanos ao comércio internacional.

No atual cenário de pandemia, é com orgulho que destaco a atuação dos diplomatas brasileiros na linha de frente das negociações diárias para apoiar compatriotas, retidos nos mais diversos países, muitos em situação crítica, a retornarem para casa. Até o momento, graças ao empenho dos funcionários do Itamaraty, às vezes correndo até mesmo risco de vida e afastados de suas famílias por causa das quarentenas e dos toques de recolher, mais de 11.000 nacionais foram trazidos de volta ao Brasil.

Em outra frente de batalha, diplomatas têm atuado na coordenação de ações de cooperação e enfrentamento à Covid-19, envolvendo governos estrangeiros e organizações internacionais, bem como para ajudar a garantir o abastecimento de material de proteção individual e hospitalar, em que pesem as medidas implementadas por dezenas de países, de restrição à exportação de produtos utilizados na guerra contra a pandemia.

Tenho, no entanto, convicção de que precisamos ir além. Caberá aos diplomatas, superada essa crise, não deixar a confiança entre as nações erodir, sustentar a cooperação e o diálogo em um mundo que poderá descambar para uma lógica do “salve-se quem puder”. A diplomacia brasileira, com tradição de alta performance nas questões multilaterais, tem todos os elementos para ajudar a criar uma grande rede de apoio mútuo. Assim que essa pandemia passar, estaremos diante de uma encruzilhada: isolamento ou intensificação da construção de pontes de entendimento, incluindo não apenas governos nacionais e organizações internacionais, mas, de forma crescente, novos atores, como as comunidades científica e empresarial, a mídia e os próprios cidadãos, com o objetivo de gerar impactos positivos na segurança e no bem-estar das pessoas. Para tanto, os diplomatas brasileiros deverão continuar embasando sua atuação em análises fundamentadas da realidade, pautados pela objetividade e neutralidade. Os diplomatas brasileiros podem ajudar a prevenir o surgimento de uma pandemia de ódio e racismo, que, assim como uma doença autoimune, em que o organismo reage desordenadamente à ameaça externa, poderá se seguir à da Covid-19.

A diplomacia, como em poucos momentos históricos, revela e renova seu caráter essencial para curar a humanidade de si mesma, ajudando a garantir a sobrevivência da paz e da dignidade humana.

Maria Celina de Azevedo Rodrigues, embaixadora, é presidente da Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical), tendo chefiado a embaixada do Brasil em Bogotá, na Colômbia; a Missão do Brasil junto às Comunidades Europeias, em Bruxelas, na Bélgica; e o Consulado-Geral em Paris, França

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_