Ivan Krastev: “Os russos acham que o mundo os engana, por isso se sentem com o direito de enganar”

Pensador búlgaro é uma referência do pensamento europeu e liberal adaptado ao século XXI. Ele acredita que essa opção aberta entrou em crise por causa de um certo doutrinamento, mas que sua pluralidade de visões prevalecerá. Moderou seu pessimismo sobre a UE pela sua atitude na emergência sanitária. Mas considera que a pandemia mudará as relações no mundo.

Estados Unidos

História da conspiração que levou ao assalto do Capitólio. Assim funciona o QAnon

Um movimento que agrupa uma miríade de teorias da conspiração deu asas à farsa da fraude eleitoral e foi um dos propulsores da invasão do Capitólio em 6 de janeiro, nos Estados Unidos. Recebe o nome de QAnon e espalha histórias delirantes como a da existência de uma rede de pedofilia comandada pelos líderes do Partido Democrata. Como um embuste desses consegue chegar tão longe?

Risco à democracia

‘QAnon brasileiro’ segue firme nas redes e se mostra alinhado a movimento de teorias conspiratórias dos EUA

Com temas e métodos que copiam original norte-americano, rede bolsonarista de fake news na internet sabota vacinação e medidas combate à pandemia de covid-19, desacredita urnas eletrônicas, defende presidente enquanto ataca adversários e participa de cruzada contra conspiração imaginária da elite global comunista pela pedofilia