_
_
_
_
_

Vídeo | O mistério dos navios da Segunda Guerra Mundial que emergiram após uma erupção submarina no Japão

Após a atividade subaquática ocorrida em agosto, dezenas de navios surgem na ilha onde um dia foi travada a sangrenta batalha de Iwo Jima

A atividade do vulcão subaquático Fukutoku-Okanoba, localizado a cinco quilômetros da ilha japonesa de Iōtō —anteriormente conhecida como Iwo Jima— fez com que dezenas de navios naufragados durante a Segunda Guerra Mundial emergissem na superfície. A erupção ocorrida em agosto nas Ilhas Ogasawara formou um ilhéu de material vulcânico e, consequentemente, o ‘refluxo’ dessas embarcações afundadas, como se vê no vídeo transmitido pela rede All-Nippon News, com imagens gravadas por uma equipe que sobrevoou a área. Apesar das especulações sobre a origem dos navios, vários meios de comunicação britânicos e japoneses sugerem que os barcos que voltaram à superfície eram, na verdade, navios japoneses requisitados pelos americanos após a vitória na batalha crucial de Iwo Jima em fevereiro de 1945. As embarcações poderiam ter sido usadas como pontos de apoio para a construção de um porto estratégico na ilha asiática.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

_
_