_
_
_
_
_

Kirchnerismo sofre catástrofe eleitoral nas primárias argentinas

Candidatos do Governo ao Congresso perdem em todos os distritos mais importantes, inclusive a província de Buenos Aires, reduto da vice-presidenta Cristina Fernández de Kirchner

Argentina elecciones
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fala a seus seguidores após a derrota nas primárias legislativas realizadas neste domingo. Em vídeo, suas declaraçõesESTEBAN COLLAZO
Federico Rivas Molina
Mais informações
vicepresidenta Cristina Fernández de Kirchner
Cristina Kirchner assume liderança da campanha eleitoral na Argentina
Frente a la bahía de Ushuaia, la ciudad más austral del mundo, en Tierra del Fuego
Argentina e Chile se envolvem em uma disputa marítima no extremo sul da América
Alberto Fernandez
Processo contra Fernández por festa para primeira-dama na pandemia complica campanha na Argentina

O kirchnerismo tem muito com que se preocupar. Seus candidatos a disputar assentos no Congresso em 14 de novembro perderam em eleições primárias em 18 dos 24 distritos do país, segundo os resultados oficiais. A derrota inclui a província de Buenos Aires, reduto histórico do peronismo e responsável por 40% dos votos em nível nacional. A oposição, reunida em torno da coalizão Juntos pela Mudança, a mesma que levou Mauricio Macri à presidência em 2015, retém seus distritos tradicionais (a cidade de Buenos Aires, Mendoza e Córdoba) e ganha em províncias que costumam ser refratárias à direita, como Chaco, La Pampa, Terra do Fogo, Misiones e até Santa Cruz, berço político do kirchnerismo. Os resultados representam um duríssimo golpe, de consequências até imprevisíveis, para o Governo de Alberto Fernández, que de certa forma submetia sua gestão a um plebiscito nestas eleições primárias. O triunfo oposicionista coloca o prefeito da capital, Horacio Rodríguez Larreta, na corrida pela presidência em 2023.

O presidente Fernández admitiu a vitória da oposição em um pronunciamento ao lado dos principais candidatos e da sua vice, Cristina Fernández de Kirchner. “Algo não fizemos bem para que as pessoas não nos tenham acompanhado, e todos os que estamos aqui escutamos o veredicto. Há uma demanda que não satisfizemos, e à qual prestaremos atenção a partir de amanhã”, disse. “A campanha acaba de começar e faltam dois meses [para as eleições legislativas]. Tenho dois anos de Governo pela frente, e não vou cruzar os braços. Peço humildemente que nos ajudem. Vamos em frente, que em novembro vamos virar esta história”, concluiu o presidente, que assumiu sozinho o discurso da derrota.

Os argentinos participaram este domingo de um original experimento eleitoral, com a escolha dos candidatos em eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias (conhecidas pela sigla PASO). Essa votação se torna um referendo sobre o Governo da vez, e os peronistas estavam conscientes das dificuldades que enfrentavam: economia em queda livre, resultado de três anos de recessão e a paralisia pela pandemia, erros não forçados de Alberto Fernández e seu entorno e disputas cada vez mais evidentes no interior da coalizão, com Cristina Kirchner como protagonista. Esperava-se, entretanto, uma vitória apertada do kirchnerismo na província de Buenos Aires e o primeiro lugar na soma total de votos nacionais. Nada disso aconteceu. Inclusive com o peronismo como um todo. O mapa das províncias da Argentina se tingiu de amarelo, a cor do Juntos pela Mudança, e o peronismo perde o controle do interior do país, sua principal fortaleza.

Os resultados dão uma dimensão da catástrofe. Na província de Buenos Aires, com 82% das urnas apuradas, a coalizão oposicionista soma 38,3% contra 33,5% da governista Frente de Todos. Na capital federal, o macrismo ficou com 48,3% dos votos, contra 24,6% do peronismo. O interior do país não foi mais benevolente com o Governo, inclusive em províncias tradicionalmente peronistas, como La Pampa (48,8% x 38,3%) e Chaco (44,2% x 35,5%). Os pré-candidatos do Governo só somaram mais votos que seus rivais em Tucumán, Catamarca, La Rioja, Formosa, San Juan e Santiago del Estero. O resultado alça o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, a principal nome da oposição, após ter armado uma eleição com candidatos próprios, em detrimento dos setores mais radicalizados da coalizão, representados por Mauricio Macri.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A perda da província de Buenos Aires e outras tradicionalmente peronistas não estava nem nas projeções mais pessimistas do Governo. “A derrota se explica em parte por razões econômicas”, diz em uma análise rápida o diretor da consultora Poliarquía, Eduardo Fidanza. “O valor do salário se deteriorou, os níveis de inflação são intoleráveis, e o Governo não conseguiu compensar isso com a gestão da pandemia. Em Buenos Aires, por exemplo, vemos que os votos foram basicamente os de Cristina Kirchner, porque nem Alberto Fernández nem Sergio Massa [presidente da Câmara de Deputados e terceira força da coalizão oficialista] somaram para o resultado total”, afirma.

O Governo terá agora dois meses de campanha para que o resultado das primárias não se repita na eleição definitiva de novembro, quando as urnas renovarão metade da Câmara de Deputados e um terço do Senado. O governismo corre o risco de perder inclusive a maioria que mantém na Câmara Alta, onde cada província é representada por três senadores. Lá manda Cristina Kirchner, que, na qualidade de vice-presidenta, chefia esse corpo legislativo. “A perspectiva é complexa”, adverte Fidanza, “porque o Governo chegou debilitado à eleição e a partir de manhã essa debilidade será maior, com um presidente com pouco apoio popular e uma vice-presidenta que tem uma rejeição de 50%”, diz.

No Juntos pela Mudança, tudo era festa. María Eugenia Vidal, ex-governadora da província de Buenos Aires na época de Macri, arrasou agora na capital. “Obrigado por nos dar outra oportunidade”, disse ela a seus seguidores, acompanhada pelo prefeito Rodríguez Larreta e outros dirigentes da coalizão opositora. Vidal perdeu a reeleição em 2019 contra o atual governador, o kirchnerista Axel Kicillof. “Nesta noite os votos disseram ‘falta menos’. Vocês sabem, eu sei e o kirchnerismo sabe: falta menos. Falta menos para que haja um bloco opositor no Congresso para impedir a maioria, para que o cinismo e a mentira se esgotem, para recuperar a educação que perdemos”, disse.

As primárias puseram também em evidência o surgimento de uma força de extrema direita até agora desconhecida na Argentina. O economista Javier Milei, defensor de Jair Bolsonaro e Donald Trump, foi a terceira força na capital, com 13,6% dos votos.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_