_
_
_
_
_

Colômbia volta ser o país mais perigoso para ambientalistas

Sessenta e cinco dos 227 assassinatos de ambientalistas registrados em todo o mundo em 2020 ocorreram no país andino, de acordo com o relatório anual da Global Witness

Funeral de Edwin Dagua, líder indígena en Cauca, Colombia, en 2021
Funeral do líder indígena Edwin Dagua no município de Caloto, assassinado por tentar proteger a reserva ecológica Huellas, na Colômbia.LUIS ROBAYO (AFP)
Inés Santaeulalia
Mais informações
Cambio climatico
Crise ambiental avança e clima extremo desafia o mundo
MADRID, 16/08/2021.- Varios viandantes pasean junto al lago del Parque del Retiro de Madrid, este lunes. El calor asfixiante de los últimos días, que ha dejado récords de máximas en España durante el fin de semana, comienza a remitir pero este lunes aún disparará los termómetros en puntos del centro, noroeste y sur peninsular y, sobre todo, en Canarias, la única comunidad que está en alerta roja por altas temperaturas. EFE/Chema Moya
Mais de 356.000 mortes em 2019 foram relacionadas ao calor
Un grupo de indígenas araweté, en la vera del río tras un día de caza.
Nem um centímetro a mais para os indígenas e para a biodiversidade no Brasil de Bolsonaro

A Colômbia foi classificada pelo segundo ano consecutivo como o pior país do mundo para ambientalistas. Pelo menos 65 deles foram mortos no país andino durante 2020, um ano marcado pela pandemia de coronavírus. A violência contra os defensores da terra ceifou a vida de 227 pessoas em todo o mundo, contra 212 em 2019. México e Filipinas encabeçam, depois da Colômbia, a lista elaborada a cada ano pela organização ambientalista Global Witness.

O país que assinou a paz com os guerrilheiros das FARC há quase cinco anos ainda vive com violência em parte do território. Banhada por dois oceanos, a Colômbia abriga metade dos pântanos do planeta e 30% de seu território é coberto pela floresta amazônica, o que a torna um dos países com maior biodiversidade do mundo. Ambientalistas levantaram suas vozes diante do violento cerco que sofrem e da impunidade dos crimes, que o Governo de Iván Duque não conseguiu conter. “Existe uma ligação entre a violência armada e o modelo de desenvolvimento econômico, que faz da Colômbia o país com os líderes ambientais mais assassinados. Não há possibilidade de acesso à justiça e, quando o fazemos, é lento e ineficaz “, denunciou ao EL PAÍS em fevereiro deste ano a ambientalista Francia Márquez, que lançou sua candidatura à presidência do país nas eleições de 2022.

O relatório fala com particular dureza da Colômbia, onde considera que os ataques contra defensores da terra e líderes sociais ocorrem em todo o país e representam “violência endêmica”, apesar do acordo assinado em 2016. O documento atribui a situação a uma “implementação infeliz” de o processo de paz pelo Governo. “Em muitas das áreas mais remotas, paramilitares e criminosos aumentaram seu controle por meio da violência contra as comunidades rurais e da falta de ação do Estado para protegê-las. Aqueles que buscam proteger sua terra e o meio ambiente estão cada vez mais amarrados“, acrescenta. Pelo menos 17 assassinatos ocorreram no âmbito de programas destinados a promover a transição dos agricultores do cultivo da coca para o cultivo legal, incluídos em um dos pontos do acordo de paz.

A Global Witness destaca que os povos indígenas colombianos são os mais afetados pela violência, situação que se agravou durante a pandemia. “Os fechamentos oficiais [confinamentos] fizeram com que os defensores da terra fossem atacados em suas casas, e as medidas de proteção do Governo foram cortadas”, disse ele. A Fundação Ideias pela Paz já havia alertado em relatório de abril de 2020 que, além dos desafios impostos pela covid-19, “somam-se os riscos gerados pelas ameaças recebidas por funcionários dos Parques Nacionais da Amazônia por parte de estruturas dissidentes das FARC“.

Em meio ao gotejamento de mortes, mais de uma por semana, o Governo de Iván Duque tem procurado se apresentar ao mundo como defensor do meio ambiente. O país foi escolhido em 2020 para sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente, evento promovido pelas Nações Unidas que aconteceu virtualmente em setembro do ano passado. O presidente destacou o combate ao desmatamento e garantiu que “a defesa do meio ambiente foi incluída como propósito de segurança nacional”. O Governo designou 22.000 membros das Forças Militares para proteger a terra. No entanto, o desmatamento significou a perda de 171.685 hectares de floresta em 2020, principalmente na Amazônia, 8% a mais do que em 2019, segundo dados oficiais.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

O México foi em 2020 o segundo pior país do mundo para defensores da terra, com 30 assassinatos. O número representa um crescimento de 67% em relação ao ano anterior. O relatório da Global Witness indica que a exploração madeireira está ligada a quase um terço desses ataques e que metade de todos os crimes no país foram dirigidos contra comunidades indígenas. Além disso, destaca que a impunidade para crimes contra ambientalistas “continua surpreendentemente alta: até 95% dos assassinatos não levam a processo”.

A América Latina segue sendo responsável pelo maior número de mortes de ambientalistas no mundo. No Brasil morreram 20 ambientalistas, em Honduras 17, na Guatemala 13, na Nicarágua 12 e no Peru seis. O relatório observa que, no Brasil e no Peru, quase três quartos dos ataques registrados ocorreram na região amazônica de cada país.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_