_
_
_
_
_

Retirada de tropas do Afeganistão encerra a guerra mais longa dos Estados Unidos

Partida dos últimos aviões de Cabul completa a retirada militar e a maior ponte aérea da história, que evacuou 120.000 pessoas

María Antonia Sánchez-Vallejo
Refugiados afegãos, nesta segunda-feira, no terminal do aeroporto Dulles, em Washington.
Refugiados afegãos, nesta segunda-feira, no terminal do aeroporto Dulles, em Washington.Jose Luis Magana (AP)
Mais informações
A Taliban fighter stands guard at the site of the twin suicide bombs, which killed scores of people including 13 US troops on August 26, at Kabul airport on August 27, 2021. (Photo by WAKIL KOHSAR / AFP)
EUA matam dois membros do Estado Islâmico em operação de represália no Afeganistão
Afganistan
Crônica de uma fuga brutal no Afeganistão: “Tudo é irracional e imprevisível”
President Joe Biden and first lady Jill Biden watch as a carry team moves a transfer case containing the remains of Marine Corps Cpl. Humberto A. Sanchez, 22, of Logansport, Ind., during a casualty return Sunday, Aug. 29, 2021, at Dover Air Force Base, Del. According to the Department of Defense, Sanchez died in an attack at Afghanistan's Kabul airport, along with 12 other U.S. service members. (AP Photo/Carolyn Kaster)
Desastre do Afeganistão é ponto de inflexão na presidência de Biden

Após a saída do núcleo duro da legação diplomática nesta segunda-feira, os Estados Unidos se despediram do Afeganistão após duas décadas de presença militar, à frente de uma coalizão internacional cujas tropas estavam algumas horas à frente dos norte-americanos. O epílogo da dupla operação —repatriação e retirada militar ao mesmo tempo— foi tão convulsivo quanto o Pentágono havia alertado, com o lançamento de seis foguetes pelo Estado Islâmico, cinco interceptados pelo sistema antimísseis norte-americano, um dia após o bombardeio preventivo que supostamente custou a vida a vários civis em Cabul no domingo. Os aviões militares que transportavam os últimos dos quase 6.000 soldados destacados pelo Pentágono para gerenciar a evacuação decolaram de Cabul por volta da meia-noite, horário local. Foi o ponto final —um ponto e vírgula, de acordo com os mais realistas— para a guerra mais longa dos Estados Unidos e a maior ponte aérea da história, que salvou quase 120.000 norte-americanos e afegãos.

O ataque com mísseis desta segunda-feira, assumido pela filial local do Estado Islâmico —a mesma que atacou o aeroporto na quinta-feira, conhecida como ISIS-K na sigla em inglês— não causou vítimas, segundo o Pentágono. Um alívio de Pirro para o presidente Joe Biden, que no domingo testemunhou na base de Dover (Delaware) a chegada dos caixões dos 13 soldados mortos no ataque suicida, enquanto vários civis afegãos, incluindo menores, morriam no ataque preventivo executado pelas forças que ele comanda em Cabul contra um carro carregado de explosivos, uma “ameaça terrorista iminente”, segundo o Pentágono. O Comando Central dos EUA investiga o que aconteceu.

Somado aos riscos de um novo ataque terrorista está o “estado de nervos” que, segundo vários meios de comunicação norte-americanos, rodeou o encerramento da missão. “Os próximos dias serão os mais perigosos”, alertaram vários porta-vozes da Casa Branca na sexta-feira; “A ameaça é real e ainda está ativa”, repetiu o Pentágono nesta segunda. Os últimos trabalhadores locais da Embaixada em Cabul foram evacuados no domingo, enquanto a marcha do núcleo duro da legação —não se sabe se incluindo Ross Wilson, encarregado de negócios e embaixador interino— foi o tiro de partida para o posto de controle militar hastear a bandeira. Há um pequeno contingente de norte-americanos que Joe Biden promete não abandonar: 250 que se manifestaram ou quiseram ser evacuados, além de outros 280 que ainda não decidiram o que fazer, segundo dado apresentado pelo Departamento de Estado no domingo. A intenção dos aliados de estender o prazo de retirada não obteve uma resposta de Biden, que por semanas se agarrou ao limite de 31 de agosto, ainda que originalmente o planejado fosse 11 de setembro. uma data excessivamente simbólica.

Pelo caos que envolveu a retirada, e mais ainda pelo triste final do ataque, será difícil pronunciar em voz alta, cheia de patriotismo, a tradicional “missão cumprida”; a proclamação que o presidente George W. Bush fez em maio de 2003 sobre o Iraque, antes que o país árabe fosse engolfado pela violência sectária e pela barbárie do Estado Islâmico. A saída do Afeganistão deveria ser o fim de uma era, mas é mais aberta, dado o destino incerto que aguarda os milhares de afegãos deixados para trás, muitos deles presos no labirinto da burocracia; pela continuação, por outros meios, da evacuação, de acordo com as garantias dadas a 98 países, incluindo os Estados Unidos, pelo Talibã; mas sobretudo porque o encerramento da missão deixa um epílogo sangrento: o terrorismo renovado do Estado Islâmico, grupo que não existia quando Bush embarcou os Estados Unidos na guerra contra o terrorismo em 2001, e que parecia enfraquecido depois das derrotas em Iraque e Síria.

O fechamento mais definitivo e simbólico pode ocorrer no dia 11, quando se comemora o vigésimo aniversário dos ataques terroristas da Al Qaeda, mesmo em meio a lamentos pelos últimos caídos e críticas à gestão da retirada. O que poderia ter sido uma data redonda, histórica, o ápice de duas décadas de esforços e perdas —e a vã tentativa de reconstruir um país e dotá-lo de instituições solventes—, será na prática um acontecimento lamentável, não só pelos corpos dos 13 soldados mortos no ataque a Cabul.

Como se fosse uma metáfora triste, o grupo de parentes que, sob a proteção das câmeras, presenciou a chegada dos caixões de seus entes queridos a Dover no domingo, só soltou dois soluços, um ao passar a segunda gaveta e outro ao fim da “transferência digna” dos corpos —na definição do Pentágono—, como se guardassem suas lágrimas dentro de casa. Da mesma forma, em privado, sem testemunhas, o Governo Biden tenta evitar as consequências do desastre que cercou a retirada, o recrudescimento do terrorismo jihadista e a instalação em Cabul de um regime inimigo anfitrião da Al Qaeda às custas dos milhares de afegãos —até 250.000, segundo a contagem de Washington— que já colaboraram com as tropas norte-americanas e hoje esperam, na ratoeira das grandes cidades, um visto que não chega.

Sem mais ajuda internacional, com linhas de financiamento cortadas e um calote bancário na prática, o destino da grande maioria dos 39 milhões de afegãos está por um fio, em meio a uma tempestade perfeita que acrescenta à interrupção da ajuda a existência de dezenas de milhares de deslocados internos e da pandemia. “Os planos de evacuação salvaram dezenas de milhares de vidas e são um esforço louvável. Mas quando os últimos aviões decolarem e as câmeras forem desligadas, a grande maioria dos afegãos, ou cerca de 39 milhões, ainda estará no país. Eles precisarão que governos, organizações humanitárias e o mundo continuem a estar ao seu lado “, disse Filippo Grandi, chefe da agência da ONU para refugiados (Acnur), citado pela Reuters.

A CIA, que aguardava o desenlace da última guerra norte-americana para se concentrar em um novo objetivo, de fazer frente às ameaças geoestratégicas da China e da Rússia, terá de redirecionar sua missão para a luta contra o terrorismo. Enquanto isso, enquanto os democratas sofrem com as críticas recebidas da mídia de opinião semelhante, a oposição republicana, bastante moderada durante o duelo, está acelerando seus motores para obter capital eleitoral, antes das eleições de meio de mandato, em novembro de 2022.

O pequeno grupo de jornalistas credenciados no domingo para cobrir a chegada dos 13 caixões recebeu indicações estritas dos termos que deveriam usar, como disse o responsável pela narrativa aos demais colegas. Nada de falar de “cerimônia”, mas de “movimento solene”, lembrou o chefe dos assuntos funerários do Pentágono. É provável que uma cerimônia assim tampouco teria ocorrido nesta segunda-feira em Cabul, num subterfúgio para mascarar a amarga sensação de derrota.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_