_
_
_
_
_

Ativista que liderou movimento contra máscara no Texas morre de covid-19

Caleb Wallace passou um mês hospitalizado após combater os primeiros sintomas com vitamina C, comprimidos de zinco e ivermectina

Caleb Wallace fala em uma entrevista coletiva sobre a situação da covid-19 na localidade de San Angelo, em novembro passado.
Caleb Wallace fala em uma entrevista coletiva sobre a situação da covid-19 na localidade de San Angelo, em novembro passado.Página de Facebook del Ayuntamiento de San Angelo
Mais informações
-FOTODELDÍA- BRA111. BRASÍLIA (BRASIL), 07/07/2020.- El presidente de Brasil, Jair Bolsonaro (i), se pone una mascarilla durante una ceremonia oficial, el 9 de junio de 2020, en el Palacio do Alvorada, en Brasilia (Brasil). Durante los últimos meses, Bolsonaro ha desafiado casi a diario al virus, al que llegó a calificar de "gripecita", circulando por las calles en plena cuarentena, al asistir a actos públicos sin la máscara preceptiva, abrazando y besando a partidarios sin cuidado alguno y con un desdeño constante frente a la enfermedad. Este martes, el mandatario ha informado de que ha dado positivo de COVID-19 y ha comenzado a ser tratado con cloroquina. EFE/ Joédson Alves
Saiba por que é preciso ignorar Bolsonaro e continuar a usar máscara mesmo vacinado contra a covid-19
Variante covid
Variante delta do coronavírus duplica o risco de hospitalização entre os não vacinados
GRAFCAT5771 BARCELONA 16/7/2021.- Jordi Soriano, de 51 años, es el primer paciente de covid en España, al que se le ha sometido con éxito a un trasplante pulmonar en España, tras contagiarse en la tercera ola de la pandemia y permanecer más de cuatro meses en la UCI. EFE/Marta Perez
Um ano depois, primeiros internados com covid-19 em Wuhan seguem com sequelas

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Caleb Wallace, um líder negacionista de 30 anos que liderou a campanha no Texas contra o uso das máscaras e outras medidas de combate à pandemia, morreu por causa da covid-19 depois de passar um mês hospitalizado, conforme informou a agência de notícias AP, citando o jornal local San Angelo Standard-Times.

“Caleb faleceu em paz. Viverá para sempre em nossos corações e mentes”, afirmou sua esposa, Jessica, que está grávida do quarto filho do casal, que já tem três meninas.

Em 4 de julho de 2020, Wallace organizou um protesto na localidade texana de San Angelo em que os participantes ostentavam cartazes contra o uso de máscaras e o fechamento de comércios como formas de enfrentar a pandemia. Os participantes também rejeitavam as evidências científicas sobre o coronavírus e se mostravam muito críticos à cobertura midiática do tema. Em abril, além disso, ele escreveu uma carta ao distrito escolar da cidade exigindo que fossem revogadas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Jessica Wallace disse ao jornal que seu marido começou a sentir sintomas em 26 de julho, mas que se recusou a fazer exame ou ir ao hospital. Em vez disso, tomou elevadas doses de vitamina C, comprimidos de zinco e a ivermectina, um medicamento contra parasitas que as autoridades sanitárias dos EUA já pediram que não seja usado contra o vírus, por não ser efetivo.

Wallace foi hospitalizado em 30 de julho e estava inconsciente desde 8 de agosto, internado na UTI e respirando com a ajuda de aparelhos. Na véspera da sua morte, sua mulher escreveu em redes sociais que ele era “um homem imperfeito, mas que ama sua família e suas filhas mais do que ninguém”. “A quem lhe deseja a morte, lamento que os pontos de vista e opiniões dele tenham lhe causado algum dano. Tenho rezado para que ele saia disto com uma nova visão e um maior apreço pela vida. Não posso dizer mais porque não posso falar por ele”, concluiu a mulher.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_