_
_
_
_
_

Furacão Ida chega com força devastadora à costa dos EUA e desperta temores do Katrina

“A devastação será imensa”, avisou o presidente Joe Biden. Tempestade atingiu o grau 4, apenas um abaixo do máximo possível, e sacode o Estado da Luisiana com ventos de até 214 quilômetros por hora

Um homem caminha por uma rua de Nova Orleans em meio aos fortes ventos provocados pela aproximação do furacão Ida, neste domingo.
Um homem caminha por uma rua de Nova Orleans em meio aos fortes ventos provocados pela aproximação do furacão Ida, neste domingo.Eric Gay (AP)
Luis Pablo Beauregard
Mais informações
MINNEAPOLIS, MN - AUGUST 17: People participate in a demonstration on August 17, 2020 in Minneapolis, Minnesota. Community members came together for a rally to protest the city's potential forceful reopening 38th Street and Chicago Ave, an unofficial autonomous zone known as George Floyd Square. Community activists and city council members are in negotiations for the square, but the community has expressed disapproval in the city's phased reopening of the area without honoring their list of demands. (Photo by Brandon Bell/Getty Images)
A palavra mais bonita de Nova Orleans
SURFSIDE, FLORIDA - JULY 05: Rescue workers continue working on a pile of debris after the partially collapsed 12-story Champlain Towers South condo was taken down with a controlled demolition on July 5, 2021 in Surfside, Florida. The decision by officials to bring the rest of the building down was brought on by the approach of Tropical Storm Elsa and fears that the structure might come down in an uncontrolled fashion. Over one hundred people are missing as the search-and-rescue effort continues.   Saul Martinez/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Tempestade tropical Elsa deixa mais de 200.000 desabrigados em Cuba
President Joe Biden and first lady Jill Biden watch as a carry team moves a transfer case containing the remains of Marine Corps Cpl. Humberto A. Sanchez, 22, of Logansport, Ind., during a casualty return Sunday, Aug. 29, 2021, at Dover Air Force Base, Del. According to the Department of Defense, Sanchez died in an attack at Afghanistan's Kabul airport, along with 12 other U.S. service members. (AP Photo/Carolyn Kaster)
Desastre do Afeganistão é ponto de inflexão na presidência de Biden

O poderoso furacão Ida chegou à Louisiana, na costa dos Estados Unidos, com uma potência categoria 4, apenas uma abaixo do máximo possível. O fenômeno colocou em alerta todas as autoridades, tanto estaduais como federais, que o consideram o mais forte a atingir esse Estado do sul dos EUA em mais de um século, desde a década de 1850. O Ida reviveu o medo deixado pelo Katrina, que arrasou a Louisiana há exatamente 16 anos. As chuvas e os ventos fortes, assim como os alertas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) de que o furacão é “extremamente perigoso”, provocaram pânico e evacuações em massa. O tráfego era intenso na saída de Nova Orleans e de outras cidades depois do apelo oficial para os moradores fugirem ou buscarem abrigo. “A devastação será, provavelmente, imensa”, avisou o presidente Joe Biden, que também pediu para a população se preparar para ficar um longo tempo sem eletricidade. “Pode levar muito tempo para que o serviço se restabeleça, pode levar semanas em alguns lugares”, acrescentou.

“Danos catastróficos podem ocorrer por onde o centro do Ida for se movendo ao longo da costa sudeste da Louisiana durante as próximas horas”, alertou o NHC na manhã deste domingo. Segundo as previsões, o furacão trará ondas de tempestade “extremamente ameaçadoras para a vida”, que, combinadas com a maré alta, poderiam provocar a inundação de áreas perto do litoral e o transbordamento de diques locais.

O Centro Nacional de Furacões acrescentou que durante todo o dia são esperados “ventos com força de furacão e rajadas destrutivas”, que se intensificarão durante a noite deste domingo para segunda-feira. “Esses ventos podem causar grandes danos a árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica”, alertou. Na manhã deste domingo, a mídia locais informou que já havia algumas áreas sem eletricidade.

“Um corte prolongado de energia é quase certo”, disse no sábado à imprensa o diretor de segurança de New Orleans, Collin Arnold. “Imploro para que levem esta tempestade a sério”, assinalou. O mesmo apelo foi feito pelo governador da Louisiana, John Bel Edwards, que disse que o Ida seria uma das maiores tempestades a atingir os Estados Unidos desde a década de 1850.

Em New Orleans, a prefeita LaToya Cantrell também pediu que os moradores levem muito a sério o furacão. “O tempo não está do nosso lado”, disse ela no sábado. “O Ida está crescendo rapidamente, está se intensificando.”

Este domingo marca o 16º aniversário da passagem do Katrina, o devastador furacão que inundou 80% de New Orleans, deixando 1.800 mortos e bilhões de dólares em danos.

“Todo mundo está assustado porque é o aniversário do Katrina e as pessoas não o levaram a sério naquele ocasião”, disse Austin Suriano, que ajudou a proteger as janelas da oficina de relógios de seu pai.

Imagens publicadas nas redes sociais e nos canais de notícias dos EUA mostraram um grande número de pessoas no aeroporto esperando para embarcar e longos engarrafamentos nas estradas para sair da cidade. No entanto, diante da intensificação do furacão, as autoridades disseram que já era muito tarde e recomendaram que a população procurasse abrigo.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_