_
_
_
_
_

Venezuela prende um grupo de ativistas civis e os acusa de “terrorismo e traição à pátria”

ONG Fundaredes denunciou a presença de grupos guerrilheiros colombianos que operam com liberdade nas zonas fronteiriças venezuelanas com a anuência das autoridades chavistas e o Exército

Fundaredes Venezuela
Membros da polícia da Venezuela, em Caracas, em 2018.SOPA Images (LightRocket via Getty Images)

Um tribunal da Venezuela ordenou a prisão preventiva dos irmãos Javier e Rafael Tarazona e de Juan de Dios García, membros da ONG Fundaredes. Esses ativistas da sociedade civil devem ser alvo de processos judiciais por acusações de terrorismo, traição à pátria e instigação ao ódio. Johnny Romero, outro voluntário da organização, foi posto em liberdade pouco depois de receber a imputação.

Nos últimos dois anos, a organização Fundaredes se especializou em denunciar a situação política e social na fronteira da Venezuela com a Colômbia. Também fez denúncias específicas em torno das operações políticas da guerrilha colombiana em povoados fronteiriços, como escolas, centros sociais e emissoras de rádio financiadas pela guerrilha, com a anuência dos efetivos e chefes militares venezuelanos, particularmente no Estado andino de Táchira.

Mais informações
Venezuela.- Colombia militariza su frontera con Venezuela en Cúcuta ante la esperada llegada de miles de venezolanos
Cresce a tensão armada na fronteira entre Colômbia e Venezuela, com mortos e milhares de deslocados
Familia de migrantes venezolanos en Brasil
Como melhorar a inclusão econômica e social dos venezuelanos no Brasil
Un migrante venezolano cruza el Río Bravo con una mujer de la tercera edad en brazos el 26 de mayo.
Uma idosa venezuelana cruzando o rio nos braços de outro migrante: a imagem de duas crises intermináveis

A Fundaredes fez um trabalho de controladoria e informação durante a operação militar que o Exército venezuelano realizou no município de Páez, no Estado de Apure, também na fronteira colombiana, contra facções dissidentes das FARC.

Muitos políticos e ativistas opositores denunciaram que as operações políticas e de captação da guerrilha colombiana vão além das zonas fronteiriças, particularmente nas zonas mineradoras do sul do país, onde abundam relatos sobre a presença de quadros do Exército de Libertação Nacional (ELN) em atividades extrativistas, e que também foram naturalizadas pelo Governo de Nicolás Maduro com seu silêncio sobre o tema. A Administração chavista não se pronunciou sobre a medida contra os membros da Fundaredes.

Durante o episódio da investida do Exército venezuelano contra os guerrilheiros em Apure, na qual houve um número indeterminável de baixas e vários militares venezuelanos foram sequestrados temporariamente pelos grupos irregulares, a Fundaredes questionou a opacidade informativa das autoridades e criticou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, pelo claro descaso e a ausência do Estado venezuelano na proteção da soberania nacional, pondo em dúvida os relatórios oficiais que registravam uma bem-sucedida missão militar na zona.

Na sexta-feira passada, um mês e meio depois do episódio de Apure, Javier e Rafael Tarazona, junto com García, se apresentaram ao escritório da Procuradoria Geral da República na cidade de Coro, 600 quilômetros a oeste de Caracas, para denunciar que vinham sendo alvo de monitoramentos, perseguições e ameaças por parte de agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), a polícia política do chavismo.

Ao se apresentarem nesse gabinete, foram detidos e formalmente denunciados, e seu paradeiro é desconhecido —a versão oficial é de que permanecem na penitenciária de La Planta, em Caracas, hoje destinada apenas a presos estrangeiros. Segundo fontes consultadas, Tarazona costumava ir com frequência ao Ministério Público para apresentar denúncias e acompanhar as queixas apresentadas pela Fundaredes às autoridades.

Marino Alvarado, diretor da ONG de direitos humanos Provea, também ameaçada no passado pelo regime de Maduro, pediu à alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, que interceda por Javier Tarazona e seus colegas. “Três novos detentos políticos na Venezuela: os integrantes da Fundaredes. Vítimas de um generalizado e sistemático ataque contra a população e da perseguição seletiva às organizações de direitos humanos”, declarou a Provea em nota.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_