_
_
_
_
_

Fogo no mar: Pemex registra vazamento de gás em duto submarino no Golfo do México

Petrolífera estatal mexicana informou que o acidente já foi controlado e não deixou feridos

Pemex registra incendio submarino en Campeche
Navios de combate a incêndio foram enviados ao local para evitar que o fogo saísse do controleRedes Sociales
Karina Suárez

O fogo invadiu durante horas as águas marítimas do Estado mexicano de Campeche, no Golfo do México. Um incêndio começou na madrugada de sexta-feira devido a um vazamento de gás em um duto da Petróleos Mexicanos (Pemex), a 150 metros da plataforma-satélite KU-C do complexo petrolífero Ku-Maloob-Zaap (KMZ) da empresa. Na tarde de sexta, a estatal informou que as chamas haviam sido controladas, assinalando que não foram registrados feridos e que a extração de petróleo não foi prejudicada.

Mais informações
El canciller Marcelo Ebrard y el secretario de Seguridad Nacional de Estados Unidos, Alejandro Mayorkas
México e EUA decidem trabalhar para reabrir a fronteira “assim que possível”
AMLO Pemex
México abre caminho para expropriações no setor de hidrocarbonetos
Venezuelans without gasoline due to the collapse of the oil Industry december 27, 2019 in the city of Maracaibo, Venezuela. The yards of the companies that provided services to the oil industry in the west of the country, after a decade of their expropriation by the then president of the day Hugo Rafael Chavez Frias on May 8, 2009 in national chain.   (Photo by Humberto Matheus/NurPhoto via Getty Images)
A volta ao mundo para movimentar o petróleo venezuelano

O incêndio foi relatado às 05h15 (7h15 de Brasília) de sexta-feira em uma tubulação submarina de 12 polegadas, localizada a poucos metros da plataforma KU-C, que se encontra deserta, no Estreito de Campeche. De acordo com a estatal, o fogo foi extinto depois de pouco mais de cinco horas de trabalhos na área, o que permitiu que o funcionamento da plataforma fosse restabelecido. “O incidente foi atendido imediatamente com a ativação de protocolos de segurança e com o acompanhamento de embarcações de combate a incêndio que estavam nas proximidades, como Isla Santa Cruz, Bahía de Campeche e Bourbon Alienor”, informou a Pemex em um comunicado. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que será realizada uma investigação para determinar as causas do incidente.

Três navios ajudaram a apagar as chamas, evitando assim qualquer risco direto para a plataforma Ku Sierra. A empresa informou que mergulhadores especializados em controle de acidentes seriam acionados para consertar e fechar válvulas localizadas a 78 metros de profundidade. O complexo Ku-Maloob-Zaap contribui com mais de 40% da produção de 1,68 milhão de barris diários de petróleo da Pemex.

Em abril, a petrolífera também sofreu um incêndio na refinaria de Minatitlán, no Estado de Veracruz, que deixou sete feridos. Os informes sobre o incidente apontaram que o fogo foi provocado por um vazamento em uma bomba de carga. A terceira maior refinaria do México ficou desativada durante várias semanas em consequência do incêndio.

Em meio à disputa de López Obrador com a iniciativa privada e o Poder Judiciário por sua política energética, a Pemex vive um de seus momentos operacionais mais críticos. Contrariando as primeiras estimativas do Governo federal, que situavam a produção de petróleo em 2,4 milhões de barris diários, o presidente López Obrador declarou em março que durante seu mandato haverá uma “produção moderada”, o que significa que não passará de 2 milhões barris diários. Depois da debacle operacional que, no final de 2020, deixou a Pemex com uma produção diária de 1,6 milhão de barris − a menor em 40 anos −, a petrolífera apresentou uma leve melhora no início deste ano, com uma produção de quase 1,7 milhão por dia.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_