_
_
_
_
_

Contradições de Harry crescem com revelação de que Charles lhe deu dinheiro até meados do ano passado

Contas da família real britânica também mostram que o duque e a duquesa de Sussex devolveram o equivalente a 16,5 milhões de reais pelos custos da reforma de casa que usaram por apenas um ano

Os príncipes Charles e Harry em um evento em Londres em abril de 2019.
Os príncipes Charles e Harry em um evento em Londres em abril de 2019.Doug Peters/EMPICS Entertainment
María Porcel
Mais informações
Enrique de Inglaterra Meghan Markle
A batalha pelo nome de Lilibet recrudesce: Harry e Meghan registraram seu nome antes de nascer
El príncipe enrique, en Windsor en octubre de 2019.
Príncipe Harry revela seus vícios em drogas e álcool depois da morte de Diana
De onde sai o dinheiro da família real britânica?

A família real britânica publicou as suas contas anuais, nas quais consta que a monarquia custou ao contribuinte um total equivalente a 603 milhões de reais, sendo 60% para as tarefas e despesas de pessoal de Elizabeth II (tem 500 funcionários a seu cargo apenas em Londres) e sua família, enquanto os outros 40% se destinaram a gastos palacianos. Isto representa cerca de 125 milhões de reais a mais do que no ano anterior por causa das obras em Buckingham (só a reforma do telhado custou quase 3,5 milhões de reais). Além disso, a receita de contribuição da rainha se reduziu à metade por causa da falta de turistas. Mas os relatos revelam mais detalhes, que foram explicados por porta-vozes do palácio e que põem em questão algumas informações anteriores.

É o caso das contas de Harry e Meghan Markle. Em sua entrevista a Oprah Winfrey em março passado, o casal afirmou que toda a ajuda financeira que recebia tinha sido cortada depois que deixaram a instituição, em março de 2020. Harry disse que “no primeiro trimestre” do ano passado eles haviam parado de receber os recursos e que passaram a viver com a herança da princesa Diana. “Com o que minha mãe me deixou”, ele disse exatamente.

Mas agora um porta-voz de alto escalão da Clarence House, ou seja, a residência do príncipe Charles, pai de Harry, contradisse essas declarações para toda a imprensa britânica. “Como devem lembrar-se, em janeiro de 2020 os duques anunciaram que deixariam de ser membros ativos da família real britânica, e o duque explicou que trabalhariam para se tornar financeiramente independentes”, disse o porta-voz. “O príncipe de Gales lhes destinou uma quantia substancial para apoiá-los nessa transição. Esse financiamento terminou em meados do ano passado. O casal agora é independente financeiramente”, disse ele. E concluiu: “Não estou traindo ninguém quando digo que tiveram muito sucesso em sua independência financeira”. Com isso, ele se referia aos acordos com a Netflix, o Spotify e a Apple TV, entre outros, que o casal assinou ao longo destes meses.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Portanto, o palácio dá uma versão que contradiz a de Harry, que se queixara tanto da falta de apoio financeiro quanto da relação nula com seu pai desde que partira, em março. O porta-voz foi questionado sobre essas duas versões opostas e afirmou: “”Tudo o que posso lhes apresentar são os dados”.

Segundo as contas da Clarence House, Charles deu aos dois filhos, William e Harry, um total de 4,45 milhões de libras esterlinas (30,7 milhões de reais) durante o exercício de 2020/2021. Esse valor é 1,3 milhão de libras (8,9 milhões de reais) inferior ao do exercício de 2019/2020, o último em que os duques de Sussex foram membros ativos da família. O relatório não detalha como esses 4,45 milhões de libras foram distribuídos e os porta-vozes não quiseram dar detalhes.

Também se sabe que os duques devolveram, conforme prometido, o custo da reforma e de morar em Frogmore Cottage, a casa ao lado de Windsor que passou por uma reforma milionária e na qual residiram por apenas um ano, de março de 2019 até o no mesmo mês de 2020. As contas reais mostram que o casal devolveu aos cofres reais 2,4 milhões de libras, ou seja, 16,5 milhões de reais. Em setembro, um porta-voz do casal explicou que eles já haviam quitado a dívida, o que agora se reflete nos orçamentos. “Não entraremos em detalhes sobre o acordo comercial de uso da casa pelos duques de Sussex, mas, por favor, lembrem-se de que o pagamento cobre todas as suas obrigações”, explicou o responsável pela chamada Carteira Privada, isto é, os rendimentos que a própria rainha tem graças a terrenos e investimentos, e que se destinam a despesas tanto privadas como oficiais. Além da Carteira Privada, a família é financiada pela chamada Subvenção Soberana, uma porção dos orçamentos do Estado dedicada à casa real, e pelo patrimônio particular da rainha.

Durante a entrevista a Oprah Winfrey, Harry contou sobre o grande distanciamento que mantinha do pai. “Parou de atender o telefone, ele está enredado”, disse ele sobre o herdeiro do trono britânico. “Sempre vou amá-lo”, afirmou. “Mas há muita dor, e consertar essa relação continuará a ser uma das minhas prioridades.” O filho mais novo de Charles não tem encontros em particular com o pai há meses. Embora tenha retornado ao Reino Unido para o funeral de seu avô, o príncipe Philip, e encontrado lá seu irmão, William, não se reuniu com nenhum dos dois, disse o especialista na realeza Robert Lacey ao The Times. Ambos temiam que suas conversas aparecessem no dia seguinte em página inteira na imprensa.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_