_
_
_
_
_

Deputados dos EUA propõem excluir Nicarágua do Tratado de Livre Comércio com a América Central

Iniciativa apresentada por 18 parlamentares democratas e republicanos é uma punição por violações de direitos humanos pelo regime de Daniel Ortega

Activistas se manifiestan contra el régimen de Ortega, en Washington
Ativistas se manifestam contra o regime de Ortega em Washington.Lenin Nolly (EFE)
Carlos S. Maldonado

Uma iniciativa respaldada por 18 deputados democratas e republicanos dos Estados Unidos exige que a autoridade comercial desse país revise a participação da Nicarágua no Tratado de Livre Comércio da potência norte-americana com diversos países da América Central, conhecido como Cafta. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira pela deputada republicana María Elvira Salazar, da Flórida, com o apoio do democrata Tom Malinowski, de Nova Jersey, que justificaram a medida como uma resposta às constantes violações de direitos humanos por parte do regime de Daniel Ortega e a recente escalada contra a oposição nicaraguense, que encarcerou quatro pré-candidatos presidenciais, três conhecidos ex-combatentes sandinistas, destacados ativistas e um importante empresário do setor financeiro.

Mais informações
El presidente nicaragüense Daniel Ortega, su esposa, la vicepresidenta Rosario Murillo, y su hija Camila Ortega
O golpe mais simbólico de Daniel Ortega na Nicarágua
AME2796. MANAGUA (NICARAGUA), 02/06/2021.- Autoridades inician el allanamiento este miércoles, en la vivienda de la aspirante opositora a la Presidencia, Cristiana María Chamorro Barrios, en Managua. Una jueza nicaragüense giró este miércoles una orden de allanamiento y detención en contra de la aspirante opositora a la Presidencia Cristiana María Chamorro Barrios, quien fue acusada en la víspera por el Ministerio Público por los delitos de gestión abusiva, falsedad ideológica, ambos en concurso real con lavado de dinero, bienes y activos. EFE/JORGE TORRES
Polícia da Nicarágua invade casa de pré-candidata da oposição com mandado de prisão
Police officers keep watch outside the Nicaragua Attorney General of the Republic office where Felix Maradiaga, aspiring candidate of the opposition group National Blue and White Unity (UNAB), was summoned by authorities, in Managua, Nicaragua June 8, 2021. REUTERS/Carlos Herrera
Daniel Ortega investe contra os empresários em sua estratégia de repressão à oposição na Nicarágua

“Sob Daniel Ortega, a Nicarágua se transformou em uma terra de opressão”, afirmou Salazar após apresentar o projeto legislativo. “Os capangas de Ortega estão encarcerando os opositores políticos e silenciando violentamente as vozes dissidentes. Apresentei a Lei de Revisão do Livre Comércio com a Nicarágua porque o comércio com os Estados Unidos é um privilégio, não um direito. Devemos demonstrar ao regime de Ortega que ele não pode continuar reprimindo o povo nicaraguense enquanto colhe os benefícios econômicos do livre comércio com os Estados Unidos. Os Estados Unidos não deveriam estar no negócio de comercializar com ditadores”, acrescentou.

Se a proposta for aprovada, a exclusão da Nicarágua do Cafta seria um duro golpe econômico para o orteguismo. Dados do Governo norte-americano mostram que as exportações da Nicarágua para os EUA cresceram aproximadamente 70% desde que o tratado entrou em vigor, em 1º de abril de 2006, sob a Administração do recém-falecido ex-presidente Enrique Bolaños Geyer.

O documento do acordo estabelece que, para integrar o tratado, um país deve cumprir requisitos específicos, que incluem a garantia de um “ambiente jurídico” propício para os negócios, a preservação da concorrência, a proteção dos direitos de propriedade intelectual e a promoção “da transparência e do Estado de Direito”. É justamente nesse último ponto que, segundo os congressistas, Ortega falha na Nicarágua. “Daniel Ortega embarcou em uma violenta repressão contra a democracia e encarcerou os candidatos da oposição que se postulam a presidente. Está desmantelando as instituições democráticas, solapando ativamente os interesses dos Estados Unidos e violando os direitos do povo nicaraguense. Revisar o cumprimento do Tratado por parte da Nicarágua é não só necessário como também urgente”, argumentaram os deputados em nota divulgada na tarde de quinta-feira.

O democrata Malinowski justificou seu apoio à iniciativa dizendo-se triste com “o agressivo desmantelamento por Ortega da frágil democracia da Nicarágua e das liberdades pelas quais o povo nicaraguense tanto lutou”. “Peço-lhe que reverta imediatamente estas ações e respeite as leis e a constituição da Nicarágua. Ao mesmo tempo, não há nenhuma razão pela qual os Estados Unidos devam recompensar seu regime com acesso preferencial ao mercado norte-americano”, acrescentou.

Washington já demonstrou suas reservas ao regime de Ortega, descrevendo-o abertamente como uma “ditadura”. O Departamento do Tesouro impôs sanções econômicas a importantes figuras do Governo como resposta à detenção dos opositores. Entre os afetados pela decisão de Washington está Camila Ortega Murillo, coordenadora da chamada Comissão Econômica Criativa e filha de Daniel Ortega e sua esposa, a vice-presidenta Rosario Murillo. As sanções também incluem Leonardo Ovidio Reyes, presidente do Banco Central, o deputado Edwin Castro Rivera, leal operador político do regime na Assembleia Nacional, e Julio Rodríguez Balladares, general do Exército da Nicarágua. O Departamento do Tesouro justificou as sanções afirmando que essas pessoas apoiam “um regime que solapou a democracia, abusou dos direitos humanos, promulgou leis repressivas com graves consequências econômicas e tratou de silenciar os meios de comunicação independentes”. O regime de Ortega rejeitou as sanções, descrevendo-as como uma “ingerência arbitrária”.

A iniciativa dos congressistas norte-americanos surge um dia depois de a Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovar uma resolução em que 26 países do continente condenam “inequivocamente a detenção, perseguição e restrições arbitrárias impostas a candidatos presidenciais, partidos políticos e veículos de comunicação independentes” na Nicarágua, exigindo a “liberação imediata de todos os presos políticos”.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

México e Argentina abstiveram-se da votação, pois não querem interferir em assuntos domésticos da Nicarágua, apesar de manifestarem preocupação com a detenção de figuras políticas da oposição. A decisão desses governos foi criticada pela Anistia Internacional. “O princípio de não intervenção nos assuntos internos de um Estado não se aplica às violações de direitos humanos e crimes do direito internacional”, afirmou Erika Guevara Rosas, diretora da Anistia para as Américas. “É inaceitável que os governos de Alberto Fernández, na Argentina, e de Andrés Manuel López Obrador, no México, decidam não acompanhar as numerosas vítimas da crise de direitos humanos na Nicarágua”, acrescentou.

A decisão da OEA, entretanto, foi celebrada por Washington. O secretário de Estado Antony Blinken afirmou que se trata de “uma clara mensagem de apoio ao povo nicaraguense e à sua luta por eleições livres e justas, o respeito aos direitos humanos e a prestação de contas”. Para Blinken, “os membros da OEA deixaram claro que as ações de Ortega e Murillo não têm cabimento neste hemisfério”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_