_
_
_
_
_

Democratas e republicanos se unem no Senado dos EUA contra ameaça tecnológica da China

As duas bancadas apoiam um projeto de fomento industrial para evitar a dependência do gigante asiático em setores críticos como a fabricação de microchips

Ley de Innovación y Competencia para priorizar Estados Unidos
Centro de pesquisas de semicondutores da IBM em Albany (Nova York), em uma imagem sem data, distribuída pela empresa em 6 de maio.IBM Research (Reuters)
Mais informações
Chinese President Xi Jinping (R) shakes hands with U.S. Vice President Joe Biden (L) inside the Great Hall of the People in Beijing December 4, 2013. REUTERS/Lintao Zhang/Pool (CHINA - Tags: POLITICS)
Investigação sobre o coronavírus agrava atritos entre EUA e China
El presidente chino, Xi Jinping, recibe en Pekín a Joe Biden, entonces vicepresidente de EEUU, en diciembre de 2013.
EUA proíbem os norte-americanos de investir em 59 empresas da indústria de defesa da China
Estados Unidos
EUA manobram para reduzir dependência da China em setores-chave da economia

Os dois lados do espectro político norte-americano criaram uma frente comum no Congresso para preservar a hegemonia dos Estados Unidos diante da competição tecnológica da China. Superando as agudas divergências habituais entre democratas e republicanos, as duas bancadas aprovaram nesta terça-feira no Senado, como questão de Estado, um amplo pacote legislativo que busca reduzir a dependência dos EUA em relação ao gigante asiático. A China é a prioridade número um do presidente Joe Biden, e a legislação pretende potencializar a indústria local para que os EUA sejam autossuficientes em produtos como os semicondutores, peças cruciais para a atividade do setor automotivo e telecomunicações. A iniciativa demonstra não só o objetivo estratégico de rebater a concorrência da China, mas também a intervenção do Governo na economia, execrada pelos republicanos até agora.

O projeto de lei inclui uma verba de quase 250 bilhões de dólares (1,26 trilhão de reais) que permitirá, entre outras ações, construir 10 fábricas de semicondutores ―cujo déficit desacelera a atividade industrial e ameaça a recuperação. O pacote superou no fim de maio uma votação preliminar no Senado com 68 votos favoráveis e 30 contrários, e nesta terça-feira obteve sinal verde definitivo com um resultado quase idêntico (68 x 32). A firmeza contra a China demonstrou ser a única bandeira que unifica um Senado onde os democratas contam com uma exígua maioria. O texto, de 2.400 páginas, deve passar agora à Câmara de Representantes (deputados) antes de ser sancionado por Biden.

A chamada Lei de Inovação e Concorrência dos EUA é de fato uma proposta bipartidária, promovida pelo senador democrata Chuck Schumer e seu colega republicano Todd Young. O projeto surgiu em fevereiro, quando Schumer, líder da maioria democrata na Câmara Alta, propôs a elaboração de uma bateria de medidas para fomentar o setor tecnológico, a indústria e a pesquisa como resposta aos desafios da China, com investimentos em semicondutores, inteligência artificial, robótica, computação quântica e outras tecnologias de ponta. O rascunho recebeu contribuições de seis comitês do Senado, o que mostra o consenso bipartidário após anos de marcada polarização ideológica.

Entre outras medidas, a lei destina 54 bilhões de dólares à indústria dos semicondutores, quase 17 bilhões a pesquisa e desenvolvimento para garantir as cadeias de fornecimento energético, e 10 bilhões para o sistema de aterrissagem humana da NASA; ao todo, há uma soma de 195 bilhões de dólares para tarefas de pesquisa e desenvolvimento. Uma iniciativa subjacente, ainda pendente de tramitação, planeja destinar mais 81 bilhões de dólares para financiar de 2022 a 2026 a Fundação Nacional de Ciências, uma agência governamental que é a nau-capitânia da inovação tecnológica no país.

“Neste momento os Estados Unidos recuperaram o controle e avançaram após vários anos ficando para trás, na melhor das hipóteses”, disse o senador Schumer no fim de maio ao portal Axios. O veterano democrata recordou nesta semana que os EUA destinavam até agora menos de 1% do seu PIB a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, menos de metade que a China. “A legislação bipartidária será o maior investimento em pesquisa e inovação em gerações, o que permitirá aos EUA liderar o mundo nas indústrias do futuro”, afirmou ele nesta terça.

O projeto de lei também abre a porta a novas sanções contra Pequim por violações de direitos humanos em lugares como Xinjiang, berço da minoria uigur. Além disso, encarrega um novo estudo sobre a origem do coronavírus e propõe um boicote diplomático à próxima Olimpíada de Inverno, programada para 2022 na China. Inclusive autoriza uma verba específica de 300 milhões de dólares para rebater a influência política do Partido Comunista Chinês.

Não é casualidade que no mesmo dia da aprovação do pacote no Senado a Casa Branca tenha anunciado a criação de “uma força de choque”, liderada pela secretária de Comércio, Gina Raimondo, para rebater a escassez em curto prazo de semicondutores e outros materiais básicos nas cadeias de suprimento, ou seja, para combater a suposta concorrência desleal da China, à qual Washington atribui os problemas no abastecimento de insumos como os ímãs de neodímio, usados no setor automotivo e outras indústrias, e cujo fornecimento depende do país asiático.

A decisão de criar essa força de choque é o resultado de uma avaliação de setores essenciais ao longo de 100 dias. A investigação revelou quatro áreas especialmente sensíveis à interrupção do fornecimento: a fabricação de semicondutores; as baterias de grande capacidade, como as dos carros elétricos; os minerais raros; e os princípios ativos farmacêuticos. São produtos muito diferentes, mas com um denominador comum: a dependência de terceiros. Uma dependência que ficou clara na fase inicial da pandemia, com insuficientes equipamentos de proteção e materiais sanitários básicos monopolizados pela China.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A escassez de semicondutores é um fenômeno global, que não afeta apenas os EUA, e fontes do setor consideram que só será resolvida em meados de 2022, segundo especialistas citados na segunda-feira pelo jornal Financial Times. Com consequências geopolíticas de alcance desconhecido, Taiwan poderia se ver no olho do furacão da rivalidade sino-americana, dada a crescente pressão dos EUA para que a Taiwan Semicondutor Manufacturing Company, o fornecedor alternativo mais confiável, aumente sua produção, algo que a empresa considera que só será possível em 2023, apesar dos seus milionários planos de investir em uma fábrica em Phoenix (Arizona). Também o gigante norte-americano Intel anunciou recentemente um investimento de 20 bilhões de dólares em duas novas fábricas no mesmo Estado. Mas as estiagens que afetam tanto o Arizona como Taiwan são um sério entrave para o aumento da produção, dada a necessidade de água em abundância para fabricar chips.

O fato de Taiwan se tornar um hipotético ponto de ignição da rivalidade entre Pequim e Washington ajuda a virar definitivamente o foco da política externa da Casa Branca, enquanto solta lastro no Afeganistão e Iraque e se esquiva o quanto pode do conflito palestino-israelense, para não falar da situação da Venezuela, preferindo em vez disso mirar direta e quase unicamente a China e sua esfera de influência. Em torno dos diminutos microchips ressoam ecos da Guerra Fria elevados à enésima potência. “Mundo afora, os regimes autoritários sentem cheiro de sangue”, disse recentemente Schumer no Senado. “Acham que democracias como a nossa não podem se unir e investir nas prioridades nacionais, como faz um governo autoritário, centralizado e hierárquico [como o chinês]. Estão torcendo para fracassarmos e assim assumirem o leme.”

Um elemento tão pequeno como um semicondutor deixou a economia global de pernas para o ar, como demonstra esta lei, provavelmente o programa industrial mais expansivo da história dos EUA e, certamente, desde os anos oitenta, quando a concorrência com o Japão ―um aliado militar dos EUA, diferentemente da China― levou Ronald Reagan a adotar certas iniciativas em pequena escala para potencializar a produção nacional, em seguida abandonadas. Mas a ameaça agora é maior, e o fato de a China poder utilizar a tecnologia à sua disposição para ampliar a vigilância e usá-la eventualmente como arma de uma guerra híbrida é uma possibilidade que não acontecia com relação ao Japão. Por isso na semana passada a Casa Branca ampliou o veto a 59 empresas chinesas suspeitas de vínculos com o conglomerado industrial-militar da defesa.

Como recordava o jornal The New York Times nesta semana, a nova lei recorda o programa Made in China 2025, apresentado há seis anos e destinado a superar a dependência tecnológica do país asiático em relação ao exterior. Com seis anos de atraso, quatro deles sob o mandato de Donald Trump, Washington empreende o mesmo caminho, em uma corrida que pode dissociar as duas maiores economias mundiais do resto, embora esteja em jogo a supremacia global. Enquanto isso, os grupos de pressão que representam os interesses das grandes corporações em Washington esfregam as mãos à espera de possíveis contratos.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Xi Jinping e Donald Trump

EUA x China: cenários da nova guerra fria

El País | Pequim, Washington, Madri, Bruxelas, Cidade do México

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_