_
_
_
_
_

Apuração e contestações no Peru: uma eleição para testar a paciência

Não está claro quanto tempo vai levar para a proclamação do vencedor da disputa acirrada entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori. O novo presidente toma posse em 28 de julho

Elecciones en Perú 2021
Apoiadores de Pedro Castillo se manifestam enquanto aguardam os resultados das eleições presidenciais nesta segunda-feira, em Lima.Paolo Aguilar (EFE)

A acirrada disputa eleitoral entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori no Peru continua em suspenso. O desenlace ainda requer paciência. A apuração oficial das urnas entrou no segundo dia nesta terça-feira, quando se processam as atas de votação que chegam das seções eleitorais no exterior e de localidades rurais isoladas, dos Andes e da Amazônia. Mas a disputa não termina aí.

Mais informações
Supporters of presidential candidate Pedro Castillo celebrate partial election results outside his campaign headquarters in Lima, Peru, Monday, June 7, 2021, the day after the runoff election. (AP Photo/Guadalupe Pardo)
Peru acompanha apuração angustiante com reviravolta e denúncia de fraude eleitoral
Peruvian right-wing presidential candidate for Fuerza Popular, Keiko Fujimori, gestures during a press conference at her party headquarters in Lima on June 7, 2021. - Peru's right-wing presidential candidate Keiko Fujimori on Monday raised allegations of "irregularities" and "signs of fraud" in Sunday's election as her rival, far-left trade unionist Pedro Castillo, took a razor-thin lead in the vote count. (Photo by Gian MASKO / AFP)
Sem provas, Keiko Fujimori denuncia fraude e agita reta final da apuração eleitoral no Peru
Gif Eleições Peru
Castillo amplia vantagem e Fujimori aposta no voto no exterior

O sistema eleitoral peruano é formado por uma entidade que organiza as eleições e faz a apuração oficial e um tribunal eleitoral que resolve as divergências que surgem nas zonas de votação e proclama o candidato vencedor.

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) entrega as atas questionadas pelos observadores —com erros materiais ou contestados por outro tipo de falha— à primeira instância do tribunal eleitoral para avaliação. Esse órgão é formado por 60 Júris Eleitorais Especiais do país, que têm o prazo de um dia para responder.

Se aqueles que questionaram as atas das seções eleitorais não concordarem com a resolução da primeira instância, podem recorrer —pagando uma taxa— à segunda e última instância, o plenário do Júri Nacional de Eleições (JNE), que tem sete dias para se pronunciar.

Segundo o ONPE, em 95% dos votos apurados, há apenas 483 votos contestados e 1.200 atas questionadas pelos observadores para que a primeira instância do tribunal eleitoral as avalie e tome uma decisão. Especialistas em regulamentos eleitorais indicam que sempre é baixo o número de votos contestados, como ocorreu na eleição de domingo, quando mais de 18 milhões de pessoas votaram.

Depois que o plenário do Júri Nacional de Eleições decidir sobre os recursos apresentados, remete as suas resoluções aos 60 Júris Eleitorais Especiais, que, por sua vez, emitem os seus resultados finais e os enviam à entidade responsável pela apuração oficial para que divulgue o resultado final dos 100% de votos.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A partir desse momento, o plenário do Júri Nacional de Eleições pode proclamar formalmente os resultados e declarar o vencedor. No primeiro turno, foram necessárias cinco semanas para a indicação dos candidatos que passaram para o segundo turno após as eleições de 11 de abril. Desta vez não há estimativa de quanto tempo levará para proclamar o vencedor.

Após a proclamação, os membros do tribunal eleitoral apresentam a credencial ao presidente eleito. A transmissão do comando ocorre em sessão plenária do Congresso em 28 de julho, ou seja, no feriado nacional, dia da declaração de independência do império espanhol em 1821. Neste ano, o Peru comemora o bicentenário de sua independência.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_