_
_
_
_
_

Trump consuma domínio sobre Partido Republicano após defenestrar Liz Cheney por suas críticas

Filha do ex-vice de George W. Bush é afastada da liderança da bancada na Câmara por ter sido favorável à destituição do ex-presidente

Liz Cheney fala a jornalistas após ser afastada da liderança da bancada republicana na Câmara de Representantes.
Liz Cheney fala a jornalistas após ser afastada da liderança da bancada republicana na Câmara de Representantes.MICHAEL REYNOLDS (EFE)
Yolanda Monge
Mais informações
Donald Trump
Departamento de Justiça de Trump espionou três jornalistas que informavam sobre a trama russa
Donald Trump
A vida de Donald Trump depois de Washington inclui planos de uma nova rede social e golfe
Trump supporters Fred F and  Kelly Johnson outside  the Phoenix Veterans Memorial Coliseum, where the 2020 presidential votes are being audited.
A ‘grande mentira’ de Trump continua viva no Arizona

O domínio de Donald Trump sobre os republicanos se consumou hoje depois que o partido afastou a deputada Liz Cheney do cargo de líder da bancada na Câmara de Representantes (deputados), em retaliação à sua recusa a se manter calada perante as manipulações do ex-mandatário, que continua alegando ser vítima de uma fraude nas eleições de 2020. A filha de Dick Cheney, que foi vice-presidente de George W. Bush (2001-2009), declarou que agora fará tudo o que estiver ao seu alcance para que Trump “não volte a se aproximar do Salão Oval [da Casa Branca]”.

Os republicanos votaram, a portas fechadas, após ouvirem um desafiador discurso da líder parlamentar, que acabou sob vaias dos seus colegas de partido. A decisão de afastar a dirigente é um claro aviso de que o Grand Old Party não tolerará a dissidência nem qualquer desacordo com Trump, considerado uma figura-chave para uma vitória na próxima eleição para a Câmara, em 2022. Os republicanos perderam o controle da Câmara baixa em 2018, após mantê-lo por oito anos, e não conseguiram recuperá-lo em 2020.

Liz Cheney, de 54 anos, dirigiu-se brevemente a seus colegas pouco antes do começo da votação para deixar claro que, longe de guardar silêncio após o afastamento, começaria uma luta para recuperar o partido do controle de Donald Trump. “Se quiserem líderes que possibilitem e espalhem mentiras destrutivas, não sou essa pessoa, vocês têm muitos outros a escolher para isso. Esse será seu legado”, declarou Cheney, conforme relatos à mídia de fontes conhecedoras do que ocorreu na reunião a portas fechadas no Capitólio.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Sem intenção de recuar nas suas críticas ao ex-presidente, Cheney prometeu: “Depois do ocorrido hoje, liderarei a luta para restaurar os princípios conservadores em nosso partido e em nossa nação, derrotando o socialismo, defendendo nossa República, fazendo que o GOP volte a ser merecedor de ser o partido de Lincoln”. A deputada por Wyoming finalizou seu discurso com uma oração e uma citação bíblica: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Fiel à linha ditada por Trump durante seu mandato, a conservadora Cheney se distanciou dele quando o então presidente começou a questionar os resultados das eleições e, sobretudo, depois da invasão de trumpistas no Capitólio, em 6 de janeiro.

O expurgo por suas críticas está consumado, e Trump deu assim um golpe de mão para manter o controle do Partido Republicano. O magnata arrematou a pressão contra a congressista com um comunicado em que menospreza Cheney e a chama de “um ser humano amargurado e horrível”. Além disso, a tacha de “belicista” e afirma que pertence a uma família que conduziu os EUA “ao desastre interminável do Oriente Médio”, esbanjou a riqueza do país e “dizimou as forças armadas”, em referência à guerra do Iraque, lançada sob a Administração da dupla Bush-Cheney. No comunicado enviado da sua mansão de Mar-a-Lago (Flórida), o ex-presidente diz também que Cheney é nociva ao Partido Republicano, carece de personalidade e não tem “nada de bom a contribuir com a política ou o país”.

Até hoje, a deputada era a mulher com mais poder entre os republicanos da Câmara, na qualidade de presidente da Conferência partidária (que atua como porta-voz da bancada e é responsável por organizar seu trabalho). Tudo indica que será substituída no cargo pela deputada Elise Stefanik, de Nova York —uma moderada que passou às fileiras do trumpismo e procurou nas últimas semanas assegurar o cargo após obter o apoio do líder da minoria, Kevin McCarthy, e de Steve Scalise, o encarregado de determinar a linha partidária e manter a disciplina.

Já conhecedora do destino que a esperava nesta quarta, Cheney discursou na noite de terça-feira a um plenário praticamente vazio, onde criticou duramente os dirigentes do partido por sua fidelidade a Trump. “Não ficarei sentada olhando em silêncio enquanto outros levam o nosso partido por um caminho que abandona o Estado de direito e se unem à cruzada do ex-presidente para solapar nossa democracia”, disse Cheney na tribuna.

“Permanecer em silêncio e ignorar a mentira encoraja o mentiroso”, acrescentou a congressista, insistindo em que não houve fraude nas eleições de novembro, quando Joe Biden foi eleito presidente, e alertando que Washington enfrenta “uma ameaça como nunca antes”.

Cheney se define como “uma conservadora republicana” e tem a sua visão do mundo gravada no DNA através dos olhos de seu pai, um falcão da era Bush. Acaba de sofrer um duro revés, mas continuará na política e deve disputar as eleições de 2022. Dentro do partido, não se descarta que futuramente tente alcançar a liderança.

A AMEAÇA DE UM NOVO PARTIDO

Mais de uma centena de republicanos, entre os quais alguns antigos dirigentes, devem divulgar nesta quinta-feira um texto em que ameaçam criar uma nova sigla se o Partidio Republicano não fizer mudanças, informa o The New York Times nesta quarta.

“Quando em nossa república democrática surgem forças conspiratórias, de divisão e despotismo, é nosso dever patriótico como cidadãos agir de forma conjunta em defesa da liberdade e da justiça”, afirma o preâmbulo da carta aberta dos críticos, que possivelmente será lançada pouco depois de a bancada afastar a deputada Liz Cheney da liderança na Câmara por causa das suas críticas a Donald Trump por sua insistência em alegar fraude nas últimas eleições presidenciais.

Segundo Miles Taylor, coordenador desta iniciativa e ex-membro do Departamento de Segurança Nacional na era Trump, a carta assinada por membros do partido será só “o primeiro passo”. Taylor reconheceu meses atrás ser o autor anônimo do livro A warning, em que atacava duramente a gestão Trump. Também admitiu ter sido quem escreveu um artigo de opinião no The New York Times, em 2018, que causou grande alvoroço por descrever o ex-mandatário como uma pessoa amoral, que exercia uma liderança irrefletida e ineficaz, entre outros qualificativos.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_