_
_
_
_
_

EUA voltam à luta climática e prometem reduzir suas emissões à metade em uma década

Biden se compromete diante de 40 líderes mundiais a ter um sistema elétrico livre de emissões de dióxido de carbono até 2035

Manuel Planelles
O presidente Joe Biden durante a abertura da cúpula virtual de líderes que convocou para os dias 22 e 23 de abril.
O presidente Joe Biden durante a abertura da cúpula virtual de líderes que convocou para os dias 22 e 23 de abril.Evan Vucci (AP)

O presidente norte-americano, Joe Biden, comprometeu-se diante das Nações Unidas a reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa de seu país entre 50% e 52% até 2030 em relação aos níveis de 2005. É uma guinada importante na política seguida pelos EUA nos últimos anos e implicará uma profunda transformação da economia desta potência. O compromisso de Biden, oficializado na cúpula internacional do clima convocada pelo democrata para esta quinta e sexta-feira, também significa que todo o seu setor elétrico não poderá gerar dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa, em 2035. O objetivo final é que os EUA alcancem a neutralidade de suas emissões até 2050, ou seja, que somente poderão emitir a mesma quantidade de gases que puderem ser absorvidos pelos sumidouros –como, por exemplo, as florestas–, para que não se acumulem na atmosfera e superaqueçam o planeta.

Tanto no fundo quanto na forma o anúncio feito por Biden nesta quinta-feira é um respaldo à luta climática internacional, mas também ao multilateralismo, que seu antecessor Donald Trump tanto minou. O ex-presidente tirou o país do Acordo de Paris pela porta dos fundos, em um discurso solitário no Jardim das Rosas da Casa Branca em 2017 e com ampla rejeição da comunidade internacional. Quatro anos depois, Biden se cercou de 40 líderes mundiais –incluindo os da China e da Rússia, com os quais tem duros enfrentamentos em outras áreas– para apresentar seus compromissos ambientais.

Durante a abertura da cúpula, Biden disse reiteradamente e em uma clara perspectiva interna, uma palavra: trabalho. “Quando ouço falar em clima, a primeira coisa que penso é nos postos de trabalho”. O presidente norte-americano apresentou a luta contra a mudança climática como “uma obrigação moral”, mas também como uma “obrigação econômica” e uma “oportunidade”. Sua vice-presidenta, Kamala Harris, insistiu: “É possível lutar contra a mudança climática e criar empregos simultaneamente”.

Com o novo compromisso de redução das emissões e com esta cúpula, os Estados Unidos voltam à luta climática internacional e se aproximam do que a ONU exige dos países para que seja cumprido o Acordo de Paris e assim evitar os efeitos mais catastróficos do aquecimento global. O secretário-geral da ONU, António Guterres, aplaudiu a nova meta dos EUA em sua intervenção na cúpula virtual. À espera da implementação desse plano, a Casa Branca esboçou nesta quinta-feira algumas das ideias que o nortearão para que o país possa reduzir suas emissões pela metade durante esta década, como, por exemplo, instalar esse sistema elétrico 100% livre de emissões de dióxido de carbono.

Más información
Brazilian Environment Minister Ricardo Salles speaks during an interview with AFP at his office in Brasilia, on April 16, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
Brasil vai à Cúpula do Clima com promessas e um ministro do Meio Ambiente pouco críveis
HANDOUT - 22 April 2021, Brazil, Brasilia: Brazilian President Jair Bolsonaro (R) attends the virtual Leaders Summit on Climate, called on by US President Joe Biden. Photo: Marcos Correa/Palácio do Planalto/dpa - ATTENTION: editorial use only and only if the credit mentioned above is referenced in full
Marcos Correa/Palácio do Planal / DPA
22/04/2021 ONLY FOR USE IN SPAIN
Bolsonaro diz que vai eliminar desmatamento ilegal até 2030, mas condiciona ações a recursos do exterior
Imágenes por satélite del 17 de abril de 2020 y de 2021 que muestran los efectos de la gran sequía que sufre la cuenca del río Colorado en el lago Powell, en Estados Unidos.
2021, um ano decisivo na luta climática

A Administração Biden afirma que com a transformação necessária para atingir essa redução de até 52% em 2030 serão criados “milhões de empregos bem remunerados”. Por exemplo, no setor energético, com as obras de fechamento de poços de gás e petróleo e restauração de minas. Ou no setor automobilístico, com a construção de veículos elétricos e a infraestrutura de recarga, destacou Biden.

Atualmente, 29% dos gases de efeito estufa do país vêm do setor de transportes, o principal emissor. Em seguida, vem a geração de eletricidade (25%) e a indústria (23%). Por isso, as ações do plano climático que Biden deve implementar estarão concentradas nestes três campos, nos quais o peso do poderoso setor de combustíveis fósseis é muito grande nos EUA. Assim figura, por exemplo, no novo plano nacional de redução de emissões que os EUA apresentaram à ONU nesta quinta-feira.

A Casa Branca também insistiu na importância dos sumidouros ao apostar no aumento da capacidade de captação de dióxido de carbono das florestas, solos agrícolas e oceanos. Além disso, deixou a porta aberta para promover a “captura de carbono”, uma solução tecnológica neste momento incerta e pouco rentável.

Credibilidade

Com este anúncio e com a cúpula que convocou para esta quinta e sexta-feira Biden aspira liderar a luta climática internacional depois da fase sombria de Trump, que chegou a tirar seu país do Acordo de Paris apesar de ser o maior emissor histórico de gases de efeito estufa. Mas não escapa a ninguém o problema de credibilidade que os EUA enfrentam quando se fala em luta contra o aquecimento global: o país abandonou os dois principais protocolos climáticos assinados até agora, Kyoto e Paris.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Em todo caso, enfrentar o problema da mudança climática sem esse país não é possível. Mais de 13% dos gases de efeito estufa do mundo são expelidos diretamente pelos Estados Unidos, que é o segundo emissor global atrás da China (26%). Mas também é um poderoso investidor e muitas de suas multinacionais são responsáveis fora de suas fronteiras pela extração e queima de combustíveis fósseis.

Com a promessa desta quinta-feira, os EUA também tentam se posicionar como uma das potências mais ambiciosas na batalha climática e industrial. O compromisso de Biden se aproxima, embora sem alcançá-lo, daquele que a União Europeia tem sobre a mesa: reduzir 55% suas emissões líquidas em 2030 em relação às de 1990. “É um prazer ver que os Estados Unidos estão de volta”, disse a chanceler alemã Angela Merkel, que lembrou os compromissos que a UE já colocou sobre a mesa. “A Europa quer ser o primeiro continente a atingir a neutralidade climática até 2050”, acrescentou Ursula von der Leyen, presidenta da Comissão Europeia.

Em 2014, um ano antes da cúpula em que o Acordo de Paris foi fechado, a Administração de Barack Obama comprometeu-se a reduzir as emissões de seu país entre 26% e 28% até 2025. No entanto, os últimos quatro anos foram tempo perdido devido às políticas de Trump, que promoveu uma revogação sistemática de leis e decretos ambientais.

Outros compromissos

O anúncio dos Estados Unidos foi o principal no primeiro dia da cúpula organizada por Biden, da qual participam quase 40 presidentes e primeiros-ministros, representando os países responsáveis por cerca de 80% das emissões globais. Entre os participantes do encontro virtual está Xi Jinping, presidente da China. O gigante asiático resiste a ser equiparado aos países desenvolvidos em relação às obrigações de redução de emissões. E hoje voltou a repetir que o princípio básico que deve reger a luta contra a mudança climática é o das “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”. Ou, dito de outra forma: os países desenvolvidos devem assumir reduções mais drásticas porque são os responsáveis históricos pelo problema.

A meta de redução da China é muito menos dura do que a da UE ou da apresentada agora por Biden: atingir seu pico de emissões antes de 2030 e reduzi-las a partir daí. E, no longo prazo, a China alcançará a neutralidade de carbono (emitir tanto quanto retira da atmosfera) em 2060. Xi Jinping voltou a repetir esses dois compromissos e acrescentou como novidade que no décimo quinto plano quinquenal (previsto para o final desta década) serão incluídas medidas para uma redução gradual do consumo em seu país.

Outros países, como Japão, Canadá e Argentina apresentam novas metas de reduções das emissões. Todos os signatários do Acordo de Paris devem fazê-lo. Mas esses planos não são suficientes neste momento para cumprir aquele pacto, cujo objetivo final é alcançar emissões líquidas zero a partir de 2050 para que o aumento da temperatura permaneça dentro dos limites menos catastróficos possíveis.

Biden não renunciou a convidar alguns presidentes muito controvertidos, como o brasileiro Jair Bolsonaro, que afirmou que lançará um plano para acabar com o desmatamento ilegal da Amazônia até 2030 –apesar desse problema ter disparado durante o seu mandato. Paralelamente, Bolsonaro não escondeu sua intenção de que a comunidade internacional colabore financeiramente para manter a salvo o grande pulmão do planeta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_