_
_
_
_
_

México e Bolívia promovem frente para evitar intervenções da OEA em política interna

Governos de López Obrador e Luis Arce alertam à organização que não tolerarão “ingerências” das missões eleitorais

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, à direita, recebe seu homólogo boliviano, Luis Arce, nesta quarta-feira na Cidade do México.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, à direita, recebe seu homólogo boliviano, Luis Arce, nesta quarta-feira na Cidade do México.Presidency of Mexico HANDOUT (EFE)
Francesco Manetto

A principal declaração de intenções deixada pela visita oficial ao México do presidente boliviano, Luis Arce, nesta quarta-feira, foi uma mensagem de valorização da soberania nacional. Seu Governo e o de seu anfitrião, Andrés Manuel López Obrador, assinaram um documento de 23 pontos com medidas de cooperação sanitária, econômica e diplomática. Entre elas figura uma iniciativa especialmente significativa por sua carga política na região. Os dois países decidiram impulsionar uma frente para limitar a margem de ação das missões eleitorais da Organização de Estados Americanos (OEA) e assim evitar o que veem como intervenções do organismo multilateral em questões de política interna dos países membros.

Mais informações
Luis Arce en un retrato al término de la entrevista con EL PAÍS en La Paz.
Luis Arce: “Não queremos vingança na Bolívia, há muita coisa a fazer”
Jeanine Añez, presidenta interina de Bolivia, el pasado 22 de enero.
Justiça da Bolívia prende a ex-presidenta Jeanine Áñez por sedição e terrorismo
Una de las protestas en Bolivia tras las elecciones presidenciales.
Estudo do MIT não encontra evidência estatística de fraude nas eleições da Bolívia

O documento afirma que o México e a Bolívia “concordam quanto à importância de promover o caráter exclusivamente técnico, objetivo e imparcial das missões de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA)”. López Obrador e Arce pedem que essas delegações, que costumam fiscalizar as eleições na maioria dos países da América Latina, “se atenham aos princípios de não intervenção, respeito à autodeterminação, diálogo, negociação, busca por consensos e solução pacífica de controvérsias, considerando prioritária a construção de um multilateralismo que favoreça o bem-estar das pessoas e a dignidade dos povos”.

“Do mesmo modo, coincidiram na necessidade de que a Secretaria Geral da OEA se limite a atuar dentro de seu próprio marco institucional e a se abster de intervir nos assuntos internos dos Estados membros”, prossegue o texto do acordo. “O México exortou a OEA a respeitar a vontade do povo boliviano e a democracia. Ambos os países concordaram em não tolerar ingerências em assuntos internos dos países.”

Esta declaração é essencialmente política, dadas as premissas que a motivam. A OEA e seu secretário-geral, Luis Almagro, foram, junto com a oposição boliviana, os principais alto-falantes da tese de que houve fraude nas eleições de outubro de 2019, que levaram à reeleição do então presidente Evo Morales. Essas acusações ficaram registradas em um relatório muito criticado e rebatido por outros organismos internacionais, mas foi o estopim que desembocou numa onda de protestos e na renúncia de Morales, sob pressão dos militares. O líder indígena havia se candidatado a um novo mandato apesar de ter sido derrotado em um referendo sobre o fim dos limites à reeleição, cujo resultado foi ignorado pelos tribunais Constitucional e Eleitoral. A Bolívia estava dividida em dois. Entretanto, a derrocada do presidente deu lugar a semanas de violência nas quais dezenas de pessoas morreram. E o gabinete interino que assumiu o poder, encabeçado por Jeanine Áñez, não tinha legitimidade popular, escudando-se apenas em interpretações legais.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Um ano depois, em outubro de 2020, o Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Morales, ganhou as eleições já no primeiro turno, com Luis Arce. O resultado por si só põe em xeque a tese da fraude eleitoral, embora o problema da fratura social e política ainda esteja longe de ser resolvido. Há duas semanas Áñez e vários ex-ministros foram detidos sob acusações de terrorismo, conspiração e rebelião.

Na entrevista coletiva matutina ao lado de López Obrador, nesta quarta-feira, Arce voltou a descrever a renúncia de Morales como um golpe de Estado, por trás do qual estaria o interesse de grandes multinacionais em assumir o controle das reservas de lítio da Bolívia. Também reconheceu o apoio dado na ocasião pelo México, onde Morales e boa parte de seu Executivo receberam asilo. “Graças a esta hospitalidade é que vários dos que empunhamos os valores da justiça pudemos participar da recuperação da democracia, com o respaldo e a sabedoria do povo nas urnas”, afirmou ele no Senado.

A ideia de soberania é provavelmente o que dá liga a esta viagem e aos vínculos entre os dois Governos. “Temos muito gosto de ter aqui o presidente Arce. Nós o convidamos porque eles representam a dignidade de todo um povo que luta pela justiça, pelas liberdades, pela democracia e por fazer valer a soberania dos povos e das nações”, afirmou López Obrador. E essa é justamente a noção que o presidente mexicano usa para justificar a maioria de suas decisões, da polêmica reforma do sistema elétrico à intromissão nas resoluções do Poder Judiciário. É também uma das palavras às que mais recorre para qualificar a chamada Quarta Transformação como projeto autodenominado de esquerda. O Governo tem empreendido, entretanto, um caminho nos antípodas dos valores progressistas, por exemplo, com o movimento feminista.

Mas López Obrador está decidido a dar prioridade a essa reivindicação de viés nacionalista. E nesta quinta-feira a visita oficial de Luis Arce culminará com um ato carregado de simbolismo: sua participação na comemoração de um triunfo dos maias contra os invasores espanhóis no Estado de Campeche, a batalha de Champotón.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_