Cúpula da Marinha argentina recebe penas mínimas pelo naufrágio do submarino ARA ‘San Juan’ em 2017

Corte marcial destituiu o ex-chefe de submarinos e emitiu a prisão rigorosa por 45 dias do ex-chefe da Marinha. “Esperávamos sentenças mais duras”, diz parente de um dos 44 tripulantes mortos

submarino argentino ARA San Juan.
O submarino argentino ARA San Juan.Argentina Navy
Mais informações
Los familiares del ARA San Juan continúan con la esperanza de reencontrarse con los 44 tripulantes.
Argentina espionou as famílias dos 44 tripulantes mortos no submarino ‘ARA San Juan’
O submarino ARA San Juan em uma foto de arquivo
Submarino argentino fez oito chamadas por satélite antes de desaparecer
Um militar a bordo do 'P-8 Poseidon' da US Navy, em um voo de reconhecimento em busca do submarino 'ARA San Juan'.
Última mensagem do submarino argentino desaparecido

Em 15 de novembro de 2017, o submarino ARA ‘San Juan’, da Marinha Argentina, naufragou no Atlântico Sul com 44 tripulantes a bordo. Três anos e meio depois, o Conselho de Guerra puniu a cúpula da Marinha argentina com penas brandas por sua responsabilidade na catástrofe. O então chefe da força, Marcelo Srur, foi punido com 45 dias de prisão rigorosa por ter informado “de forma incompleta” ao Ministério da Defesa o ocorrido com o submarino. O contra-almirante Luis Enrique López Mazzeo foi condenado a 60 dias de prisão rigorosa. A maior penalidade recaiu sobre o então comandante da força de submarinos, capitão Claudio Villamide, que foi destituído.

O Conselho de Guerra também ordenou detenções rigorosas de 30 dias para o capitão de navio Héctor Aníbal Alonso e o capitão de fragata Hugo Miguel Correa. Não houve sanções para os outros militares investigados.

A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, após quatro meses de audiências confidenciais em razão de informações sensíveis de caráter militar, como a missão do submarino que havia saído de Ushuaia dois dias antes de emitir sua última comunicação. Os parentes foram banidos das audiências e também não foram citados como testemunhas, embora alguns deles estivessem a bordo do navio que localizou os restos do submarino no fundo do oceano um ano depois do acidente.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Na decisão, os membros do tribunal argumentam que a falta de informações prestadas por Srur às autoridades políticas impedia “também o fornecimento de informações aos familiares dos tripulantes, com a agravante de não comparecerem perante a opinião pública, demonstrando falta de compromisso e diligência, com o consequente prejuízo institucional à imagem da Marinha argentina”. As sanções disciplinares serão executadas a partir desta terça-feira.

No caso de Villamide, a corte marcial determinou sua destituição por considerá-lo “negligente em suas ações ao evidenciar descuido ou descaso com as tropas e equipamentos sob sua responsabilidade, por não ter expressamente ordenado ou recomendado ao comandante da ARA ‘San Juan’ a conveniência de permanecer na superfície por um período limitado, mantendo a comunicação em intervalos até definir um modo de ação que permitisse a navegação segura de volta ao porto”. O tribunal militar também o considerou culpado de “não adotar medidas no âmbito do seu Comando para convocar com urgência o seu Estado-Maior e outros especialistas, para analisar exaustivamente a situação e aprofundar a busca da melhor solução, a fim de dar um apoio efetivo à a unidade“.

Para Luis Tagliapietra, pai do submarinista Alejandro Tagliapietra e advogado demandante no processo penal pelo naufrágio do submarino ARA, a sentença “deixou a desejar” porque esperavam que tanto Srur como Mazzeo fossem destituídos, o que implica não só a expulsão de força, mas apagar toda a sua passagem por ela e perder o direito à aposentadoria. “Esperávamos sanções mais duras, principalmente para o chefe da Marinha e o chefe do comando de alistamento e treinamento”, diz.

Mesmo assim, Tagliapietra confia em que a fundamentação da decisão “será útil para a justiça federal”, que investiga a responsabilidade política do então presidente da Argentina, Mauricio Macri, e de seu ministro da Defesa, Óscar Aguad. Claudio Rodríguez, irmão do submarinista e chefe de Máquinas do ARA ‘San Juan’, Hernán Rodríguez, se mostra preocupado com o avanço desta causa. “Está muito parada. A juíza queria encerrar o caso “, alertou em declarações no rádio.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS