_
_
_
_
_

Pazuello prevê cem mortes diárias em Manaus sem transferência maciça de pacientes a outros Estados

Ministro da Saúde, investigado pela Polícia Federal na crise pela falta de oxigênio, alerta para a necessidade de deslocar 1.500 doentes para aliviar as UTIs do Amazonas

Naiara Galarraga Gortázar
Funcionários municipais recolhem o corpo de uma nonagenária que morreu por complicações da covid-19 em sua casa em Manaus na última sexta-feira.
Funcionários municipais recolhem o corpo de uma nonagenária que morreu por complicações da covid-19 em sua casa em Manaus na última sexta-feira.Edmar Barros (AP)
Mais informações
Dortmund (Germany), 21/01/2021.- Pharmacist Stephan Neuhaus demonstrates the usage of a FFP2 protective mouth-nose mask to a customer at the Baeren pharmacy in Dortmund, Germany, 22 January 2021. In Germany, medical face masks will have to be worn on public transport, when shopping and at religious services. Surgical masks or mouth-nose protection with the standards KN95/N95 or FFP2 will be required for people to protect themselves more effectively. People over 60 years of age and people with certain chronic diseases will receive two vouchers for six FFP2 masks each from their health insurers and can redeem them at the pharmacy for a fee of two euros each. (Alemania, Estados Unidos) EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL
Novo debate sobre eficácia das máscaras coloca em xeque as feitas de tecido comum. Qual devo usar?
Municipal healthcare workers prepare to examine the body of Lacy Braga de Oliveira, who died at home at the age of 84, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak in Manaus, Brazil, January 11, 2021. Picture taken January 11, 2021. REUTERS/Bruno Kelly
‘Apagão’ da vigilância genética no Brasil atrasa detecção de novas cepas, que preocupam ante colapso de Manaus
A man reacts outside the 28 de Agosto Hospital in Manaus, Amazon State, Brazil, on January 14, 2021, amid the novel coronavirus, COVID-19, pandemic. - Manaus is facing a shortage of oxygen supplies and bed space as the city has been overrun by a second surge in COVID-19 cases and deaths. (Photo by Michael DANTAS / AFP)
Morrer sem oxigênio em Manaus, a tragédia que escancara a negligência política na pandemia

A crise sanitária de Manaus continua em fase extremamente grave. O ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, alertou em um dramático pronunciamento nesta sexta-feira que sem medidas radicais é impossível estabilizar a situação. “Sem a evacuação [a outros Estados] de 1.500 pacientes (...) continuarão morrendo de 80 a 100 pessoas por dia porque as UTIs não são feitas de um dia para o outro”, prognosticou duas semanas depois da morte de pelo menos 50 pessoas asfixiadas por falta de oxigênio em hospitais da cidade.

O procurador-geral da República iniciou investigação sobre o ministro por essas mortes, pelo fato de Pazuello ter sido oficialmente informado de que, diante do espetacular aumento de internados no começo de 2021, o oxigênio estava escasseando. O ministro não adotou medidas. Há duas semanas milhares de famílias desesperadas procuram fornecimento de oxigênio da maneira que for para manter os seus vivos. Nesta sexta-feira, como parte do processo formal iniciado pela PGR, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso.

Pazuello fez o sombrio prognóstico em Manaus ao dar as boas-vindas aos 108 médicos que as autoridades contrataram a toda pressa em uma tentativa de aliviar a situação crítica. A rede sanitária do Estado sempre foi frágil. Faltam UTIs, médicos... O ministro afirma que o oxigênio está estabilizado. É uma região muito remota, vasta e com população muito dispersa fora de Manaus. Só a capital tem unidades de terapia intensiva, e hoje estão saturadas. A crise já se espalha pela região Norte: Rondônia já sofre com falta de leitos e médicos, e o governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou nesta sexta que foram identificados dois pacientes infectados com a nova cepa do coronavírus no Estado.

A crise de Manaus e, em geral, do Amazonas é o exemplo mais claro de uma gestão da pandemia marcada pela incompetência, segundo os mais benevolentes, e pela temeridade e diretamente a má fé, de acordo com os mais críticos do presidente Jair Bolsonaro, que na quinta-feira andou sem máscara e apertando mãos em meio a uma multidão durante uma visita oficial a Sergipe. Como se não fosse o chefe de Estado de um país que contabiliza mais de mil mortos diários e que vacinou somente 1,5 milhão de seus 210 milhões de habitantes.

O Brasil é o país que pior lida com a pandemia de coronavírus entre os 98 analisados pelo Instituto australiano Lowy de relações internacionais.

O governador do Amazonas prorrogou até 7 de fevereiro o confinamento total que começou na segunda-feira e suspendeu o feriado de Carnaval.

Para aliviar as UTIs, o general Pazuello considera imprescindível evacuar 1.500 pacientes a outros Estados para dar lugar aos doentes mais graves que precisam de oxigênio com urgência e aos que se teme que vão chegar. O Amazonas está em plena temporada de chuvas, a estação em que os casos de síndromes respiratórias agudas disparam todos os anos porque a umidade é de 100%. “Respiramos água”, frisou o militar. Um panorama agravado agora pelo coronavírus porque a região “foi premiada com uma nova cepa da covid-19, geneticamente identificada pelo instituto Fiocruz, que é três vezes mais contagiosa”, disse o ministro. Também apelou diretamente aos dois milhões de moradores de Manaus para que contactem um médico ao primeiro sintoma.

Pazuello foi apresentado como um especialista em logística quando Bolsonaro o nomeou após demitir dois titulares da Saúde no começo da pandemia. A crise do oxigênio, que chocou o Brasil, o colocou em evidência. Suas palavras contrastam com as que pronunciou na mesma cidade dias antes da fatídica noite em que vários dos principais hospitais de Manaus ficaram literalmente sem oxigênio. Ele se referiu, nessa ocasião, aos alertas com resignação e em tom leve.

O general nunca escondeu que está no cargo para obedecer sem quaisquer questionamentos as ordens do presidente. Ele alertou o prefeito na sexta-feira que precisa reforçar imediatamente os ambulatórios municipais com equipamentos e pessoas. “Mas de verdade, não para inglês ver e para fotos”, disse.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_