_
_
_
_
_

Estados Unidos em alerta por ameaças de terrorismo doméstico

Os suspeitos seriam extremistas violentos movidos pela ideologia que rejeitam a Administração democrata de Joe Biden

Yolanda Monge
Apoiadores de Trump durante o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021.
Apoiadores de Trump durante o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021.Shannon Stapleton (Reuters)

Uma semana depois de Joe Biden assumir o cargo e Washington ter sido uma cidade sitiada pela Guarda Nacional diante de possíveis distúrbios após o ataque ao Congresso por uma turba incitada por Donald Trump, o Departamento de Segurança Interna emitiu nesta quarta-feira um alerta ao público sobre o risco crescente de ataques por parte de “extremistas violentos movidos pela ideologia” e a chegada ao poder do presidente democrata. Para esses indivíduos, o fato de Biden estar na Casa Branca aumentou sua sensação de injustiça alimentada por falsas narrativas.

O Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla em inglês) emite esse tipo de aviso por meio de seu sistema de Alerta de Terrorismo Nacional, mas até hoje esses alarmes tinham a ver com a possibilidade e a preocupação de ataques contra os EUA por parte de um país estrangeiro ou de grupos radicais, mas nunca extremistas domésticos. O Governo federal costuma alertar as polícias locais por meio de boletins e avisos sobre as perspectivas de violência relacionadas a uma data ou evento, como o 4 de julho, quando os Estados Unidos comemoram o Dia da Independência.

Mais informações
Os frenéticos primeiros 100 dias do presidente tranquilo
In this image from video, Sen. Rand Paul, R-Ky., makes a motion that the impeachment trial against former President Donald Trump is unconstitutional in the Senate at the U.S. Capitol in Washington, Tuesday, Jan. 26, 2021. (Senate Television via AP)
Republicanos se preparam para livrar Trump do impeachment no Senado
Donald Trump se despide de la presidencia
Donald Trump diz adeus a quatro anos de caos: “Tenham uma ótima vida, vamos nos ver em breve!”

Sem mencionar uma ameaça em particular, o Departamento disse que atualmente reina “um ambiente ameaçador acentuado em todos os Estados Unidos”, que acredita que “persistirá” nas próximas semanas. O DHS justifica a decisão de tornar público o aviso depois de ter consultado as forças policiais e as agências de inteligência.

Outra diferença que torna este alerta tão particular é que introduz a Administração Biden na mensagem ao descrever ou caracterizar os atos por motivações político-ideológicas. O alerta de alguma forma equipara a violência com a finalidade de reverter a eleição do democrata Biden a algo semelhante ao terrorismo.

Nem a capital da nação nem o resto do país ainda se recuperou do ataque ao templo da democracia norte-americana que aconteceu em 6 de janeiro, quando uma turba alentada pelo então presidente Donald Trump invadiu o Capitólio de Washington enquanto eram certificados os votos que davam Joe Biden como vencedor das eleições de novembro, algo que o próprio ex-mandatário e o trumpismo se recusavam a aceitar. O que aconteceu naquele trágico dia levou ao segundo impeachment.

O DHS também menciona em seu comunicado distúrbios violentos nos “últimos dias”, em aparente alusão a certos acontecimentos que tiveram lugar em Portland, Oregon, relacionados a grupos anarquistas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_