_
_
_
_
_

Itália terá confinamento durante as festas de Natal, ano-novo e Dia de Reis

Governo decreta o fechamento do país, que será suavizado alguns dias no meio dos feriados, mas está proibido viajar de um município a outro para visitar parentes ou amigos

Agentes da Polícia local de Milão regulam a entrada na galeria Vittorio Emanuele.
Agentes da Polícia local de Milão regulam a entrada na galeria Vittorio Emanuele.MATTEO CORNER (EFE)
Daniel Verdú

A Itália estará blindada durante as festas de fim de ano e Dia de Reis. Os dados e os erros acumulados não permitem outra coisa. O índice de contágio passou de 0,82 para 0,86, o número de óbitos chegou a 674 nesta sexta-feira e o índice de positividade ultrapassou 10%. Sem muita margem, a linha dura se impõe dentro do Governo, que ao longo do dia teve um debate muito acalorado entre suas diferentes correntes políticas. As medidas serão aplicadas de 23 de dezembro a 7 de janeiro e terão dois níveis: vermelho e laranja. Na semana dos feriados e dias de véspera, ou seja, 10 dias inteiros, o país estará no limite máximo de restrição e em confinamento quase total, durante o qual será proibido se deslocar entre municípios para comemorar com parentes ou amigos. Nos outros quatro dias será permitido um maior grau de circulação e abertura de lojas. Pouco mais.

Mais informações
A group of schoolboys are escorted by Nigerian military and officials following their release after they were kidnapped last week, Friday Dec. 18, 2020 in Katsina, Nigeria. More than 300 schoolboys kidnapped last week in an attack on their school in northwest Nigeria have arrived in the capital of Katsina state to celebrate their release. The boys were abducted one week ago from the all-boys Government Science Secondary School in Kankara in Katsina state village.  Nigeria’s Boko Haram jihadist rebels claimed responsibility for the abduction. saying they attacked the school because it believes Western education is un-Islamic, factional leader Abubakar Shekau said in a video earlier this week. (AP Photo/Sunday Alamba)
Estudantes sequestrados na Nigéria voltam para casa
A picture taken on December 4, 2020 shows the production of Russia's Gam-COVID-Vac vaccine against the coronavirus disease (Covid-19) registered under trade name Sputnik V, developed by the Gamaleya Research Institute of Epidemiology and Microbiology in coordination with the Russian Defence Ministry, at the facility of Russia's biotech company BIOCAD in Strelna outside Saint Petersburg. (Photo by Olga MALTSEVA / AFP)
Argentina se atrapalha com a vacina russa dias antes da chegada das primeiras doses ao país
Contagem final dos votos mostra um perigo para Biden e um mito sobre Trump

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte resistiu até o último momento para que a Itália não se submetesse a um nível tão severo de restrições. Conte, pressionado pelos empresários, defendia medidas mais amenas para proteger a economia numa altura do ano particularmente importante. Mas a linha do Partido Democrático, que era a favor de restrições ainda mais duras do que as que acabaram sendo decididas, acabou prevalecendo.

A Itália permanecerá confinada 10 dias dos 14 que durará o período das festas (de 23 de dezembro a 7 de janeiro). Nesses dias —nível vermelho— só se poderá sair de casa com uma autocertificação que comprove motivos essenciais (como trabalhar ou comprar comida). Os bares e restaurantes permanecerão fechados e as lojas que não forem de serviços básicos também não poderão abrir. É a mesma situação vivida pelas regiões com mais contágios nas últimas semanas.

Nos demais dias (de 28 a 30 e em 4 de janeiro), o país passará por um regime um pouco mais flexível que permitirá a abertura de lojas, mas não de bares e restaurantes. Basicamente, esse parêntese tem como objetivo salvar alguns dias de compras natalinas e atividades comerciais. Mas, se a ajuda não chegar, denunciou a oposição, a temporada será desastrosa. Principalmente considerando que não houve medidas de prevenção para a situação.

A circulação ficará limitada ao próprio município durante os 14 dias. Somente quem mora em cidades pequenas poderá viajar até 30 quilômetros de distância. Mas aqueles que desejam viajar dentro dessas limitações, só poderão fazer isso de dois a dois ou com filhos menores de 14 anos. Ou seja, uma pessoa que vá visitar a mãe, por exemplo, pode ir no máximo acompanhada por outro adulto e por menores de 14 anos. A mesma regra será aplicada para visitar a casa de um familiar nos dias de jantares e celebrações de Natal e ano-novo. Se uma família excede esse número de membros, não poderá comparecer a uma celebração em outra casa. No caso de não parentes, só podem ser convidados aqueles com os quais haja um relacionamento de casal, não os amigos. Uma regra, de novo, tênue demais para ser respeitada.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_