_
_
_
_
_

Câmara da Espanha aprova por grande maioria a primeira lei de eutanásia

A Esquerda, o Cidadãos e o PNV deram apoio aos governistas para permitir que a Espanha seja o sexto país do mundo que regula o direito à morte digna

A deputada socialista María Luisa Carcedo (no centro) com parentes, ativistas e demais deputados, em frente à Câmara após a aprovação.
A deputada socialista María Luisa Carcedo (no centro) com parentes, ativistas e demais deputados, em frente à Câmara após a aprovação.Andrea Comas (EL PAÍS)
Xosé Hermida

Em uma votação —desta vez, sim— histórica, o Congresso dos Deputados da Espanha (câmara baixa) aprovou na tarde desta quinta-feira a primeira lei que regulamentará o exercício do direito à eutanásia no país. A proposta, de iniciativa do PSOE, obteve amplo apoio, com 198 votos a favor, 138 contra e duas abstenções, número bem além da maioria que normalmente apoia o Governo, à qual se somaram os partidos Cidadãos, Juntos pela Catalunha e a CUP. Só a direita —PP, Vox e União do Povo Navarro— se opôs à lei, que agora tem que passar pelo Senado e, se as projeções dos que a levaram à votação forem cumpridas, entrará em vigor nas primeiras semanas do novo ano. A Espanha passa a ser o sexto país do mundo a reconhecer o direito a uma morte digna, depois da Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Canadá e Nova Zelândia.

Mais informações
A view of Brandenburg Gate on the first day of a nationwide lockdown amid the coronavirus disease (COVID-19) pandemic in Berlin, Germany, December 16, 2020. REUTERS/Hannibal Hanschke
Como a Alemanha passou de exemplo na pandemia a um dos países mais golpeados pela covid-19 na Europa
A health worker walks outside Chile's Public Health Institute in Santiago, Chile, Wednesday, Dec. 16, 2020. The institute announced on Wednesday its authorization of the Pfizer vaccine against COVID-19, which will be voluntary and free, and is planned to start in 2021. (AP Photo/Esteban Felix)
Chile e Equador se adiantam na América do Sul e autorizam vacina da Pfizer
(FILES) In this file photo taken on November 30, 2020 A photograph taken in London on November 30, 2020 shows a mobile phone displaying a photograph of Ella Adoo-Kissi-Debrah who died died in February 2013 from a severe asthma attack. - A British legal first was made on December 16 when a coroner ruled that air pollution contributed to the death of a nine-year-old girl with severe asthma who lived by a busy road. Ella Adoo-Kissi-Debrah died in February 2013 after a serious asthma attack. In the previous three years, she had been taken to hospital nearly 30 times with breathing difficulties. The young girl lived in southeast London just 30 metres (yards) from a major ringroad in the capital which is often clogged with heavy traffic. (Photo by Hollie Adams / AFP)
Justiça britânica estabelece precedente histórico ao atribuir morte de criança ao ar poluído

A lei vai permitir que se beneficiem desse direito as pessoas com doença irreversível que tenham reiterado em ao menos quatro ocasiões o desejo de acabar com a vida, e com base nos relatórios médicos obrigatórios. Uma regra “garantista”, segundo todos os grupos que a apoiaram, e que também reconhece o direito à objeção de consciência dos profissionais da saúde. Porta-vozes de diversos grupos aproveitaram a aprovação para homenagear pessoas que ao longo dos anos lutaram pelo reconhecimento deste direito, de Ramón Sampedro a María José Carrasco e o médico Luis Montes, que foi destituído há 15 anos de seu cargo no hospital de Leganés depois que a Comunidade de Madrid o acusou de sedar de modo irregular pacientes em estado terminal.

Os grupos que apoiaram a lei destacaram que, segundo todas as pesquisas conhecidas, os espanhóis apoiam por ampla maioria a regulamentação desse direito. “É uma demanda transversal da sociedade”, declarou o ministro da Saúde, Salvador Illa, que destacou o apoio obtido no Congresso dos Deputados “para além das diferenças ideológicas”, o que prova, segundo ele, que a Espanha é uma " sociedade democrática e madura”. “Não podemos ficar impassíveis perante o sofrimento insuportável”, frisou o ministro, para quem a lei contribuirá para “uma sociedade mais humana e justa”. Illa deixou uma mensagem especial para sua antecessora no ministério, a agora deputada María Luisa Carcedo, principal promotora da iniciativa. O Congresso havia rejeitado nos últimos anos, em quatro ocasiões, legislar sobre o assunto.

A líder do Cidadãos, Inés Arrimadas, subiu à tribuna para defender o seu apoio a uma iniciativa nascida da esquerda. Arrimadas disse que é uma “honra” apoiar uma lei que vai influir diretamente na vida das pessoas e que se opôs aos “debates estéreis” em que o Congresso dos Deputados costuma se enredar. “Somos liberais e somos a favor da liberdade”, disse a dirigente do Cidadãos, que insistiu em que a lei não descriminaliza o suicídio. Arrimadas pediu aos opositores da regra que “não caricaturizem” o seu conteúdo.

A oposição vinha dos partidos de direita no Parlamento e de um pequeno grupo de algumas dezenas de pessoas que se concentrou diante do Congresso dos Deputados agitando bandeiras espanholas e estandartes com a imagem de uma caveira. O PP rebaixou notavelmente o tom com que vinha se opondo à lei e insistiu que seria desnecessária se os cuidados paliativos fossem regulamentados. Não foi o caso de Vox, cuja deputada Lourdes Méndez-Monasterio chegou a dizer que a norma vai instaurar na Espanha “a indústria da morte”. A eutanásia representa a “destruição da nossa cultura”, sentenciou a deputada, que também lamentou que a lei seja aprovada “quando o mundo está para celebrar o nascimento do filho de Deus”.

Um deputado, Ferran Bel, do PDeCAT, não apoiou seus colegas de bancada no sim e se absteve por convicções católicas, segundo fontes de seu grupo. A outra abstenção foi de Tomás Guitarte, do Teruel Existe. Após a aprovação da lei, seus oponentes se retiraram da frente do Parlamento e seus lugares logo foram ocupados por representantes das associações em prol da morte digna. Seus porta-vozes tiraram fotos diante da entrada com deputados de todos os partidos que apoiaram a legislação.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_