_
_
_
_
_

Centenas de manifestantes ocupam e incendeiam o Congresso da Guatemala

O presidente Alejandro Giammattei lembrou que no país existe o direito de manifestação, mas disse que não permitirá que o patrimônio público seja vandalizado

Um homem protesta em frente ao Congresso da Guatemala, que foi incendiado por alguns manifestantes.
Um homem protesta em frente ao Congresso da Guatemala, que foi incendiado por alguns manifestantes.Esteban Biba (EFE)

Centenas de manifestantes ocuparam o Congresso da Guatemala neste sábado e incendiaram diversos escritórios até serem expulsos pelas forças de segurança e bombeiros, que apagaram o fogo. Os manifestantes, em sua maioria encapuzados, quebraram a porta de entrada do Parlamento e também as janelas, para depois jogar tochas de fogo lá dentro. Os deputados não estavam no local e até agora não foram confirmados feridos no Congresso, localizado no centro da capital guatemalteca.

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, lembrou que existe o direito de manifestação no país, mas disse que não permitirá que bens públicos ou privados sejam vandalizados. “Quem quer tenha sua participação nesses atos criminosas comprovada ficará sob o peso total da lei”, escreveu ele em uma mensagem no Twitter.

Por cerca de 10 minutos, em meio ao caos, os manifestantes conseguiram atear fogo a uma parte do Congresso e também destruir o que encontraram ao seu redor. Posteriormente, foram dispersados com bombas de gás lacrimogêneo pela Polícia Nacional Civil. Os bombeiros já chegaram ao local para apagar o incêndio. No momento, o dano causado ainda é desconhecido.

A invasão do Congresso ocorreu no meio de uma manifestação acordada para este sábado por artistas, grupos e dezenas de entidades, com o objetivo de rejeitar o orçamento do Estado para 2021, aprovado pela Assembleia da República, dominada por membros do partido de Alejandro Giammattei.

Assim, enquanto centenas de manifestantes assumiam o Congresso, milhares de outros guatemaltecos se manifestavam pacificamente contra Giammattei a apenas um quilômetro de distância em frente ao Palácio Nacional da Cultura (sede do Governo).

Os protestos contra o Executivo surgiram após a aprovação do orçamento na madrugada da última quarta-feira. Na sexta-feira à noite, depois que Giammattei endossou o orçamento, seu vice-presidente, Guillermo Castillo, garantiu em entrevista coletiva que o país não está “bem” e instou Giammattei a renunciar juntos para “oxigenar” a nação centro-americana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_