_
_
_
_
_
Eleições EUA 2020
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Duas latinas escrevem à vice-presidenta eleita Kamala Harris

Há uma linha que une as mulheres que sofrem desigualdades e as que depositam esperança em sua vitória

Kamala Harris participa de evento de campanha no dia 2 de novembro, na Pensilvânia.
Kamala Harris participa de evento de campanha no dia 2 de novembro, na Pensilvânia.Mark Makela (AFP)

"Cara vice-presidenta Kamala Harris,

Somos duas mulheres latino-americanas de sua geração. Quando éramos crianças, não imaginávamos mulheres na presidência de um país. Para sermos honestas, esta não era nem sequer uma pergunta feita em casa ou na escola às meninas: vivíamos sob regimes duríssimos de ditadura militar. O poder era ocupado e representado por homens velhos, brancos na pele e nos modos, estrelados em uniformes. Nascemos em cidades distantes do glamour do Rio de Janeiro ou de Buenos Aires na década de 1970. Como meninas, também víamos o império americano como masculino e branco no poder. Sua eleição como vice-presidenta dos Estados Unidos, a primeira mulher negra asiática a ocupar o poder, é transformadora para todas as meninas e mulheres do mundo. Será assim para a nossa geração e para a de nossas filhas.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Mais informações
U.S President Donald Trump returns to the White House after news media declared Democratic U.S. presidential nominee Joe Biden to be the winner of the 2020 U.S. presidential election, in Washington, U.S., November 7, 2020. REUTERS/Carlos Barria
Trump, o perdedor que odiava os perdedores
MIAMI, FLORIDA - OCTOBER 27: People listen as Ivanka Trump, President Donald Trump�s daughter, speaks during a campaign event for her father on October 27, 2020 in Miami, Florida. Ivanka continues to campaign for her father ahead of the Nov. 3rd election day.   Joe Raedle/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
A Base: o perigo que sobreviverá a Trump
(FILES) In this file photo taken on November 2, 2020 Democratic Presidential candidate and former US Vice President Joe Biden gestures after speaking during a Drive-In Rally at Heinz Field in Pittsburgh, Pennsylvania. - Joe Biden has won the US presidency over Donald Trump, TV networks projected on November 7, 2020, a victory sealed after the Democrat claimed several key battleground states won by the Republican incumbent in 2016. CNN, NBC News and CBS News called the race in his favor, after projecting he had won the decisive state of Pennsylvania. His running mate, US Senator Kamala Harris, has become the first woman US Vice President elected to the office. (Photo by JIM WATSON / AFP)
Biden será desafiado por pandemia e recuperação econômica

Como latinas, não conhecemos a brutalidade das escolas legalmente segregadas pelo racismo. Isso não significa que o racismo não esteja em cada esquina de nossos países. O Brasil é onde a população negra jovem mais morre por violência policial: na mesma semana em que George Flyod morreu asfixiado por violência policial, o menino João Pedro morreu de uma bala perdida enquanto cumpria a quarentena em sua casa numa favela do Rio de Janeiro. Sabemos que sua atuação como promotora criminal carrega ambiguidades para quem, como nós, estranha o uso de políticas criminais para regular os efeitos das desigualdades sociais na vida comum. Mas seu tempo como promotora criminal é passado, por isso nos interessa sua voz como senadora e, agora, suas promessas de campanha para a presidência.

Em seu recente livro de memórias, The truths we hold, a senhora explica como não basta enfrentar as consequências das desigualdades, pois é preciso enfrentar suas causas. Como feministas, sabemos como o patriarcado racista permeia perversidades e injustiças na América Latina e no Caribe —vivemos na região do mundo com mais altas taxas de aborto e leis criminais para perseguir mulheres e meninas; vivemos em países com altas taxas de feminicídio. As mulheres indígenas que morrem por aborto inseguro no México são muito parecidas às mães que choram por seus filhos negros mortos pela violência policial nas favelas do Rio de Janeiro. Elas são também parecidas às mulheres não brancas que a elegeram para a presidência dos Estados Unidos.

Há uma linha que une as mulheres que sofrem as desigualdades e as que depositam esperança em sua vitória. Quando a olhamos, vice-presidenta eleita Kamala Harris, ouvimos e sentimos a vibração de outra forma de fazer política —uma política que é mais do que a de cotas para mulheres, é uma política exercida por mulheres feministas. Há vários eventos de sua trajetória como promotora criminal que nos sensibilizaram por seu senso de justiça interseccional— lembramos Gwen Araujo, a adolescente trans latina de 17 anos, assassinada por dois homens que alegaram “legítima defesa por pânico gay”. Sua atuação no caso foi além do julgar e punir os agressores: a mãe enlutada de Gwen, senhora Sylvia Guerrero, participou ao seu lado de estratégias nacionais de prevenção de crimes de ódio contra crianças e adolescentes LGBTI+.

Nós também repudiamos o uso de políticas criminais para regular o que são necessidades de saúde, como é o acesso ao direito aborto legal e seguro. O aborto é um evento comum da vida das mulheres e meninas, seja porque sofreram violência, porque correm risco à saúde ou porque assim consideram ser o melhor para suas vidas. Hoje, relemos seu primeiro discurso como senadora no Congresso dos Estados Unidos—seu foco foram as desastrosas políticas migratórias do Governo Donald Trump. Uma frase, porém, pode ser expandida para pensar o equívoco da sobreposição entre políticas criminais e políticas de saúde reprodutiva: “Como uma promotora, eu posso lhes dizer, é um grave equívoco confundir política de justiça criminal com política imigratória, como se elas fossem a mesma coisa”. A senhora termina seu argumento, corretamente, anunciando que um “imigrante indocumentado não é um criminoso”.

Da mesma forma, uma mulher quando faz aborto em situações clandestinas não é uma criminosa: é uma mulher vítima da desigualdade de classe, gênero e raça de nossos países. Porém o Governo dos Estados Unidos, com a Lei da Mordaça (Global Gag Rule), política imposta pelos governos republicanos aos países que dependem da ajuda humanitária financeira, viveram anos de exacerbação da criminalização da saúde reprodutiva —mentiras como a defesa de “políticas de abstinência” para a saúde sexual de adolescentes até mesmo a proibição de financiar serviços de saúde em que o aborto fosse oferecido às mulheres e meninas precisam urgentemente ser enfrentadas por seu governo. Por favor, não esqueça da pergunta que fez ao então candidato à Suprema Corte dos Estados Unidos, Brett Kavanaugh, durante a sabatina no Senado dos EUA: “O senhor pode imaginar alguma lei que garanta ao governo o poder de tomar decisões sobre o corpo masculino?”.

Essas leis existem, e a criminalização do aborto é, certamente, a mais perversa delas. Sua defesa da saúde como um direito nos Estados Unidos passa pela defesa incondicional do direito ao aborto para as mulheres e meninas. Vivemos um momento de esperança, em que nossas certezas mais íntimas sobre o justo não podem se intimidar diante da magnitude do que a espera como vice-presidenta dos Estados Unidos. Como duas latinas, acreditamos que “para ter esperança, é preciso falar a verdade”. A verdade exige valentia, a coragem das que perseguem o justo, porque viveram no próprio corpo as perversidades do patriarcado racista. O “silêncio é cúmplice” de nossos privilégios —por isso, não silenciamos nossa alegria como sua vitória, menos ainda a ansiedade com que esperamos que cuide das meninas e mulheres do Sul Global como se fossem suas meninas".

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_