_
_
_
_
_

Trump vota antecipadamente na Flórida e alimenta o medo de votar pelo correio

“Votei em um cara chamado Trump”, brinca o presidente antes de viajar para três Estados-chave nas eleições

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de votar antecipadamente na Flórida.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de votar antecipadamente na Flórida.MANDEL NGAN (AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, votou antecipadamente na manhã deste sábado em uma biblioteca em West Palm Beach, na Flórida, perto de sua mansão em Mar-a-Lago, e aproveitou a oportunidade para alimentar o medo infundado do voto pelo correio. “Este é um voto muito seguro. Muito mais do que pelo correio. Isso eu posso dizer. Tudo foi perfeito, muito estrito, de acordo com as normas. Quando você o faz pelo correio, não pode ser tão seguro”, disse aos jornalistas que o acompanhavam.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

O candidato republicano visitou o local de votação com uma máscara e acompanhado pela supervisora de eleições do condado de Palm Beach, Wendy Sartory Link. “Votei em um cara chamado Trump”, brincou ao sair. Depois de votar, o presidente entrou no Air Force One para continuar sua agenda de campanha que neste sábado o levará a três Estados que serão fundamentais se quiser ganhar em 3 de novembro: Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin. “Vamos fazer três paradas hoje. Três grandes eventos”, afirmou.

Mais informações
Una niña hondureña de dos años llora mientras su madre es cacheada por un policía de la patrulla fronteriza en McAllen (Texas), el 12 de junio de 2019. Los solicitantes de asilo habían cruzado el río Bravo desde México y fueron detenidos por agentes de la Patrulla Fronteriza de los Estados Unidos antes de ser enviados a un centro de procesamiento para una posible separación, en aplicación de la política de tolerancia cero de la administración Trump hacia los inmigrantes indocumentados.
Pelo menos 545 crianças imigrantes retidas por Trump ainda estão perdidas dos seus pais
Moderator Kristen Welker of NBC News listens as President Donald Trump and Democratic presidential candidate former Vice President Joe Biden participate in the final presidential debate at Belmont University, Thursday, Oct. 22, 2020, in Nashville, Tenn. (Jim Bourg/Pool via AP)
A moderadora Kristen Welker foi a vencedora do último debate entre Trump e Biden

Em eleições anteriores, o presidente tinha enviado sua cédula de voto pelos correios, mas desta vez decidiu fazê-lo pessoalmente, num ano em que, sem apresentar provas, semeou dúvidas de fraude no voto pelo correio, uma alternativa especialmente útil em meio à pandemia em que mais de 220.000 norte-americanos perderam a vida.

Trump pôde votar na Flórida depois de transferir, em dezembro de 2019, seu domicílio fiscal para esse Estado desde Nova York, o lugar onde nasceu e morou antes de se tornar presidente. Como disse na ocasião, os líderes políticos nova-iorquinos, que são democratas, o tratavam “muito mal” apesar de ter pagado “milhões de dólares em impostos”. Ao contrário do que acontece nesse Estado, na Flórida não se paga imposto de renda ou sobre heranças.

Com 29 dos 270 votos eleitorais que qualquer candidato precisa para ganhar as eleições nos Estados Unidos, a Flórida é o Estado pendular com maior peso eleitoral e o mais disputado. Joe Biden está apenas 1,5 ponto à frente de Trump aqui, de acordo com a média de pesquisas do Real Clear Politics, mas algumas delas apontam o presidente como vencedor. Trump, que há mais de um mês faz uma visita semanal ao Estado em que reside, quer repetir a vitória de 2016, quando derrotou Hillary Clinton por 1,2 ponto de diferença e menos de 113.000 votos.

O candidato republicano não será o único a estar na Flórida neste sábado. Seu vice-presidente, Mike Pence, tem previstos dois eventos de campanha: um na capital do Estado, Tallahasee, e outro em Lakeland, no centro da península. Por sua vez, o ex-presidente Barack Obama fará campanha para Joe Biden e Kamala Harris em um comício no estacionamento da Universidade Internacional da Flórida, em North Miami, uma região com maioria de população negra e de origem haitiana, uma das muitas comunidades de migrantes de Miami.

O voto antecipado foi inaugurado na Flórida na última segunda-feira e, como já aconteceu em outros Estados, está sendo registrado um recorde de participação. Em pouco mais de cinco dias e faltando mais de uma semana para a data oficial das eleições, já votaram mais de 5,2 milhões de cidadãos, quase 40% dos eleitores inscritos.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_