_
_
_
_
_

“O acordo com o Mercosul pode falhar se o Brasil não se comprometer contra o desmatamento da Amazônia”

Novo comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, destaca que a política protecionista de Trump criou problemas para o comércio mundial

O comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis, no Parlamento Europeu em 2 de outubro.
O comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis, no Parlamento Europeu em 2 de outubro.YVES HERMAN (Reuters)
Mais informações
Vista aérea de un incendio en la Amazonía de Brasil.
União Europeia ignora luta contra a mudança climática em seu acordo com o Mercosul
An injured adult male jaguar sits on the bank of a river at the Encontros das Aguas Park, in the Porto Jofre region of the Pantanal, near the Transpantaneira park road which crosses the world's largest tropical wetland, in Mato Grosso State, Brazil, on September 15, 2020. - The Pantanal, a region famous for its wildlife, is suffering its worst fires in more than 47 years, destroying vast areas of vegetation and causing death of animals caught in the fire or smoke. (Photo by Mauro Pimentel / AFP)
Descaso no Pantanal e Amazônia ameaça negócios do Brasil enquanto Governo se isenta de responsabilidade
(FILES) Aerial file photo taken on August 07, 2020 of a deforested area close to Sinop, Mato Grosso State, Brazil. - The number of wildfires raging in Brazil's Amazon increased 61 percent in September, compared to the same period last year, official figures released on October 1, 2020 show. (Photo by Florian PLAUCHEUR / AFP)
Bolsonaro mandou quatro espiões à Cúpula do Clima em Madri para vigiar ONGs

Valdis Dombrovskis (Riga, 49 anos), vice-presidente da Comissão Europeia, assumiu há apenas algumas semanas a pasta comercial do órgão comunitário, mas já pôde comprovar que se embrenhou em terreno pantanoso. Em pouco mais de uma semana, o Governo de Boris Johnson ameaçou abandonar as negociações para um pacto pós-Brexit com a UE; a guerra comercial com os Estados Unidos adicionou outros 3,6 bilhões de euros (23,8 bilhões de reais) em possível retaliação por parte do bloco europeu por conta do conflito entre a Airbus e a Boeing; e o acordo comercial da UE com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) ameaça ruir, após ter sido negociado durante 20 anos, por dúvidas sobre seu impacto no desmatamento da Amazônia. Durante uma entrevista a EL PAÍS e outros grandes meios de comunicação europeus, o ex-primeiro-ministro da Letônia reconhece: “Estamos em contato com as autoridades do Mercosul, em especial do Brasil, para ver que tipo de compromissos reais eles podem nos oferecer que permitam a ratificação do acordo”.

Pergunta. A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou a UE a impor tarifas aos EUA no valor de 3,6 bilhões de euros em retaliação aos subsídios ilegais à Boeing. Mas o mesmo aconteceu com a ajuda europeia à Airbus. Vai buscar uma trégua para anular essas punições?

Resposta. Dissemos desde o início que preferimos um acordo para não termos que impor tarifas. Gostaríamos de chegar a um acordo e a um pacto sobre medidas disciplinares no setor da aviação. Mas se isso não for possível e os Estados Unidos não retirarem suas tarifas, não teremos escolha a não ser impor as nossas.

P. Os Estados Unidos não parecem satisfeitos com as medidas adotadas na Europa para alcançar a trégua.

R. Sim, é isso mesmo. A posição dos EUA parece ir além do que está previsto nas normas da OMC. A Airbus já ajustou os contratos em julho, de modo que consideramos que já cumprimos as normas da OMC e não vemos justificativa para os EUA continuarem impondo tarifas neste caso.

P. Os EUA também mantêm uma batalha comercial aberta com a China. Teme que a UE seja o dano colateral desse fogo cruzado?

R. As políticas protecionistas da administração [Donald] Trump criaram problemas para o comércio mundial, mas também entre os EUA e a China. Nossa posição é invariável: acreditamos que todas as disputas devem ser resolvidas no âmbito da OMC. E instamos ambas as partes a fazerem isso. Dito isto, a UE compartilha com os EUA algumas das preocupações em relação ao modelo econômico da China em questões como os subsídios industriais, a transferência de tecnologia e os direitos de propriedade intelectual. Mas isso não requer ações unilaterais, mas sim uma reforma das normas da OMC que respeite a ordem multilateral.

P. Haverá alguma mudança após as eleições de 3 de novembro nos EUA?

R. Difícil dizer. Não sou o porta-voz do Governo dos Estados Unidos. Mas é óbvio que a Administração Trump foi quem iniciou o conflito comercial com a China, então talvez possa haver mudanças com uma nova Administração.

P. A Comissão Europeia celebrou o acordo comercial com o Mercosul no ano passado como um marco histórico. Mas o Parlamento Europeu e vários parlamentos nacionais não parecem dispostos a ratificá-lo.

R. Acho que é um bom acordo, com um capítulo sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, é o primeiro acordo que o Mercosul assina com um grande parceiro global, ou seja, a UE tem a vantagem de ser a primeira a chegar. Ao mesmo tempo, há uma série de preocupações, sobretudo em relação ao desmatamento da Amazônia e ao compromisso dos países do Mercosul com o Acordo de Paris [sobre redução de emissões]. Estamos em contato com as autoridades do Mercosul, em especial as do Brasil, para ver que compromissos reais elas podem oferecer para garantir o êxito da ratificação. O que é claro é que, se seguimos adiante com o processo sem fazer nada, é possível que o acordo não seja ratificado, o que seria lamentável.

P. Que compromissos esperam do Brasil?

R. Os relativos ao desmatamento e ao Acordo de Paris. Esse é o problema concreto e o motivo de preocupação. É por isso que devemos dialogar com as autoridades brasileiras e ver como isso pode ser resolvido.

P. As negociações com Londres para um acordo comercial após o Brexit também não parecem estar se saindo melhor.

R. Continuamos determinados a alcançar uma relação o mais estreita possível com o Reino Unido e a intensificar as negociações para isso. A falta de um acordo seria prejudicial para todos, mas sobretudo para o Reino Unido, por isso é importante manter o diálogo.

P. O Governo de Boris Johnson ameaça romper as negociações e optar por uma relação comercial como a que a UE mantém com a Austrália.

R. Foram feitas muitas comparações. Com a Austrália, neste momento, não temos um acordo comercial porque ainda o estamos negociando, por isso é prematuro tirar conclusões. Mas, de qualquer modo, o Reino Unido está a poucos quilômetros da UE e as duas economias estão profundamente interconectadas. A Austrália está a 10.000 quilômetros de distância e a intensidade das relações comerciais não chega nem perto das que existem entre a UE e o Reino Unido. Portanto, não parece o exemplo mais adequado.

P. A comissão esperava uma queda no crescimento na UE de -6,3% em 2021, mas os dados parecem às vezes piorar.

R. Em nossas previsões no segundo trimestre presumimos que as medidas de restrição e contenção do primeiro semestre desapareceriam no segundo. Agora vemos que, infelizmente, não é esse o caso. Há uma segunda onda da pandemia e terá um impacto em nossos números.

P. As necessidades calculadas para o Fundo de Recuperação de 750 bilhões de euros talvez sejam maiores. Acha que vai ser necessário expandir ou criar um novo fundo?

R. A prioridade agora é que o dinheiro chegue aos países o mais rapidamente possível e por isso exorto o Conselho e o Parlamento a chegarem a um acordo e aos países a ratificarem a decisão dos Recursos Próprios [indispensável para iniciar a ajuda]. Trata-se de recursos vultosos, com um total de 1,8 trilhão de euros entre o Marco Financeiro Plurianual e o fundo Next Generation UE [nome oficial do Fundo de Recuperação]. Mas, é claro, continuamos monitorando a situação bem de perto e estamos prontos para apresentar novas propostas, se necessário.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_