_
_
_
_
_

O que acontece se Trump ficar gravemente doente?

A lei prevê sua substituição pelo vice-presidente, Mike Pence, em caso de incapacidade. Em seguida vem a líder democrata da Câmara, Nancy Pelosi

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence na sala de imprensa da Casa Branca.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence na sala de imprensa da Casa Branca.MANDEL NGAN (AFP)
Antonia Laborde

Donald Trump foi hospitalizado. O presidente dos Estados Unidos caminhou até o helicóptero que o levou até o hospital. Logo após testar positivo para o coronavírus, seu médico avisou que ele continuaria a “cumprir suas funções”. O republicano tem 74 anos e pesa 110 quilos, portanto a idade e o excesso de peso podem aumentar os fatores de risco na evolução de seu diagnóstico, segundo evidências científicas. No caso hipotético de ficar gravemente doente, o vice-presidente Mike Pence, 61 anos, teria que assumir a liderança dos Estados Unidos no período da corrida para a reeleição. No cenário menos provável, em que Pence também ficasse incapacitado, a líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, 80, se tornaria a primeira mulher presidenta dos Estados Unidos.

Mais informações
US President Donald Trump waves as he walks to Marine One prior to departure from the South Lawn of the White House in Washington, DC, October 2, 2020, as he heads to Walter Reed Military Medical Center, after testing positive for Covid-19. - President Donald Trump will spend the coming days in a military hospital just outside Washington to undergo treatment for the coronavirus, but will continue to work, the White House said Friday (Photo by SAUL LOEB / AFP)
Trump, internado em hospital militar para tratar coronavírus, provoca reviravolta na campanha dos EUA
United States President Donald J. Trump walks on the South Lawn of the White House in Washington, DC before his departure for a roundtable with supporters in Bedminster, New Jersey on October 1, 2020.
Idade e sobrepeso, os dois fatores de risco de Donald Trump diante da covid-19
FILE - In this  July 17, 2020, file photo, Brazil's President Jair Bolsonaro who is infected with COVID-19, wears a protective face mask as he flashes thumbs-up at supporters during a Brazilian flag retreat ceremony outside his official residence Alvorada Palace, in Brasilia, Brazil. Bolsonaro announced his illness in July and used it to publicly extol hydroxychloroquine, the unproven malaria drug that he’d been promoting as a treatment for COVID-19 and was taking himself. (AP Photo/Eraldo Peres, File)
De “gripezinha” a banho de ervas, os governantes que enfrentam o coronavírus rodeados de polêmica

Na democracia mais antiga do mundo, presidentes foram assassinados, outros morreram de causas naturais e alguns sofreram de doenças graves durante o mandato, como George Washington e Woodrow Wilson. Para todos os casos, a Constituição estabelece um plano de ação. A 25ª emenda detalha que se um presidente for incapaz de cumprir suas obrigações, seu número dois deverá assumir o cargo. Cabe aos membros do Gabinete determinarem quando um presidente não pode exercer as suas funções, a menos que ele próprio o reconheça. No caso de o vice-presidente também ficar incapacitado, quer por doença ou porque os secretários do Governo assim determinam, é necessário recorrer à Lei das Sucessões.

Na atual política dos EUA, se Trump e Pence ficarem incapacitados, por lei a líder da Câmara dos Representantes deve assumir. Isso levaria inesperadamente Pelosi a assumir o comando. “Isso é trágico, é muito triste, mas também é algo que, ficar em meio a multidões, não usar máscara, e tudo o mais... foi uma espécie de convite descarado para que isso acontecesse”, disse Pelosi esta sexta-feira após ouvir a notícia. No caso de ela não poder ou não querer assumir o cargo, então o próximo na linha de sucessão é o presidente do Senado, o republicano Charles E. Grassley, de 87 anos, representante de Iowa. Ele disse que não fará o teste. “O senador Grassley continuará a seguir as recomendações do médico do Senado, do CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças) e das autoridades de saúde locais”, disse um porta-voz.

Até 1947, depois do presidente e do vice-presidente, vinham os membros do Gabinete, a começar pelo secretário de Estado. Mas quando Franklin Roosevelt morreu, no início de seu quarto mandato, o Congresso acrescentou os legisladores à cadeia de sucessão, sob o argumento de que a presidência e a vice-presidência deveriam ser ocupadas por funcionários eleitos pelo voto popular.

O ‘caso Watergate’

Na década de 1970, pela primeira vez na bicentenária história constitucional dos EUA um político que não havia sido eleito pelo voto popular para presidente ou vice-presidente chegou à Casa Branca. Richard Nixon nomeou Gerald R. Ford seu número dois depois que Spiro Agnew, acusado de sonegação de impostos, renunciou à vice-presidência. Em menos de um ano, Nixon, atolado no caso Watergate, renunciou ao Salão Oval, e Ford, em quem nenhum norte-americano jamais havia votado para o cargo mais importante do Ocidente, tomou posse como presidente.

A equipe de Pence informou nesta sexta-feira que o teste dele deu negativo para coronavírus. O político, de 61 anos, nascido e criado em Columbus, Estado de Indiana, se define como “um cristão, um conservador e um republicano”, nessa ordem. Antes de se tornar companheiro de chapa de Trump em 2016, ele era governador de seu Estado havia três anos. Católico convertido ao evangelismo, é casado há 25 anos com Karen Pence, uma professora de escola que ele conheceu quando tocava violão na igreja. Têm três filhos. Muitos veem o vice-presidente como a figura antagônica de Trump, necessária para arregimentar as bases mais conservadoras do Partido Republicano.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_