_
_
_
_
_

Proud Boys, o grupo de ultradireita só de homens que Trump se negou a condenar

“Retrocedam e esperem” foi o pedido que o presidente norte-americano fez ao grupo, vinculado pelo FBI com o nacionalismo branco e a misoginia

Membro do grupo extremista de direita Proud Boys, em Portland.
Membro do grupo extremista de direita Proud Boys, em Portland.John Locher (AP)

Donald Trump se negou a condenar o supremacismo branco no primeiro debate presidencial dos Estados Unidos. Quando o apresentador da Fox News Chris Wallace lhe perguntou diretamente se estava disposto a fazê-lo, o mandatário respondeu que sim e pediu que lhe dissessem quem devia condenar. Seu rival, Joe Biden, sugeriu os Proud Boys, um grupo de extrema direita. “Proud Boys, retrocedam e esperem”, replicou o republicano. Um pedido que acendeu as redes sociais. O candidato democrata enviou nesta quarta-feira uma mensagem contrária ao grupo, estendendo-a todas as organizações supremacistas brancas. “Parem e desistam”, afirmou Biden numa coletiva em Alliance, Ohio, um Estado-chave nas eleições de 3 de novembro.

Mais informações
Donald Trump y Joe Biden en el primer debate presidencial de 2020, el martes en Cleveland.
Em debate caótico, Trump e Biden lançam mão de ataques pessoais
Democratic presidential candidate former Vice President Joe Biden speaks during the first presidential debate with President Donald Trump Tuesday, Sept. 29, 2020, at Case Western University and Cleveland Clinic, in Cleveland, Ohio. (AP Photo/Patrick Semansky)
Biden ganha o primeiro debate com Trump, mas o efeito de sua vitória é incerto
In this combination image of two photos showing both President Donald Trump, left, and former Vice President Joe Biden during the first presidential debate Tuesday, Sept. 29, 2020, at Case Western University and Cleveland Clinic, in Cleveland, Ohio. The first debate pitting Republican President Donald Trump against Democratic challenger Joe Biden was not a highlight of political oratory in the eyes of many overseas. Yet interest ran high for its potential impact on what may be the most consequential U.S. election in years, now just over a month away. (AP Photo/Patrick Semansky)
Cinco momentos importantes do primeiro debate presidencial entre Trump e Biden

Em 2016, quando Trump liderava a campanha para chegar à Casa Branca, o ativista de direita canadense-britânico Gavin McInnes fundou os Proud Boys (literalmente, garotos orgulhosos), um grupo que só aceita homens. Seus integrantes ampliaram sua retórica nacionalista, anti-islâmica e misógina na Internet profunda, conhecida como Deep Web. Em questão de meses, eles começaram a participar de manifestações de extrema direita, com suas características camisas pretas e amarelas. Estiveram também nos distúrbios ocorridos em Charlottesville em 2017, quando um simpatizante neonazista investiu com seu veículo contra um protesto antirracista, matando uma pessoa e ferindo 19.

Trump na época responsabilizou ambos os grupos, alegando que “havia gente má num lado e também muito violenta no outro” e que “havia pessoas muito boas nos dois lados”.

Os Proud Boys se dizem “chauvinistas ocidentais” que se cansaram de pedir desculpas por “criar o mundo moderno” e rejeitam seus laços com o supremacismo branco. Mas o FBI os classifica como um “grupo extremista com vínculos com o nacionalismo branco”. Já o Southern Poverty Law Center (SPLC), instituição de referência no estudo do extremismo nos EUA, o inclui na lista de grupos de ódio do país. Embora McInnes tenha rompido com a organização em novembro de 2018, processou o SPLC por difamação no início de 2019.

Num ano marcado pelos protestos contra o abuso policial contra os afro-americanos, os Proud Boys organizaram manifestações contra o movimento Black Lives Matter (vidas negras importam). Em Portland (Oregon), que registra mais de 100 dias de distúrbios raciais, o grupo de extrema direita organizou recentemente uma manifestação de apoio a Trump. Compareceram cerca de 200 pessoas, algumas delas armadas. Quando Portland foi tema de discussão no debate sobre, Trump voltou a responsabilizar os Antifa, um movimento amorfo de ativistas que compartilham causas diversas como a luta contra o racismo e a homofobia, e que estão ligados à extrema esquerda.

Depois do pedido aos Proud Boys, Trump afirmou que “alguém” tinha que fazer “algo” com o Antifa e a esquerda. “Este não é um problema da direita, é um problema da esquerda”, disse. Biden contra-atacou argumentando que o próprio diretor do FBI, Chris Wray, explicou há duas semanas que o Antifa “é uma ideia, não uma organização”. O presidente norte-americano desmereceu o comentário, advertindo que se trata de um grupo radical e perigoso. “Mas foi o seu próprio diretor do FBI que disse”, insistiu Biden. Ao que foi interrompido pelo republicano: “Quer saber? Ele está errado.”

Terminado o debate, começou a circular no Twitter uma captura de tela das respostas dos membros do Proud Boys publicadas na plataforma Parler. Os atuais presidentes do grupo, Enrique Tarrio e Joe Biggs, escreveram, entre outras mensagens: “O presidente Trump disse aos Proud Boys que esperassem porque alguém precisa lidar com o Antifa... Bem, senhor, estamos prontos!” Biden compartilhou a publicação, acompanhada de uma mensagem: “Estes são os Estados Unidos de Trump.”

Há uma semana, o presidente se comprometeu, num ato em Atlanta (Geórgia), a designar o Antifa e a Ku Klux Klan como organizações terroristas. O Departamento de Segurança Nacional adverte que os supremacistas brancos são a ameaça terrorista nacional “mais persistente e letal” enfrentada pelos EUA até 2021, segundo documentos obtidos pela imprensa local em setembro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_