_
_
_
_
_

Comissão de debates eleitorais nos EUA anuncia mudanças para evitar o caos nas discussões

Após um primeiro embate marcado por interrupções, que Biden qualificou como “vergonha nacional”, grupo planeja introduzir novas regras e outro formato

O presidente Donald Trump e o candidato democrata, Joe Biden, durante o debate.
O presidente Donald Trump e o candidato democrata, Joe Biden, durante o debate.BRIAN SNYDER (Reuters)
Mais informações
Democratic presidential candidate former Vice President Joe Biden speaks during the first presidential debate with President Donald Trump Tuesday, Sept. 29, 2020, at Case Western University and Cleveland Clinic, in Cleveland, Ohio. (AP Photo/Patrick Semansky)
Biden ganha o primeiro debate com Trump, mas o efeito de sua vitória é incerto
President Donald Trump and Democratic presidential candidate former Vice President Joe Biden participate in the first presidential debate Tuesday, Sept. 29, 2020, at Case Western University and Cleveland Clinic, in Cleveland. (Olivier Douliery/Pool vi AP)
Um debate ao estilo Trump
Trump y Biden, durante el debate de este martes
Cinco momentos importantes do primeiro debate presidencial entre Trump e Biden

A comissão que organiza os debates presidenciais nos EUA manifestou em nota na quarta-feira sua intenção de introduzir “novas ferramentas que mantenham a ordem” nos próximos dois debates presidenciais. A decisão foi tomada depois do caótico encontro de terça-feira entre Donald Trump e Joe Biden. As constantes interrupções do presidente dos Estados Unidos ao aspirante democrata à Casa Branca definiram um debate no qual várias vezes Biden não conseguiu terminar suas frases.

Apesar das tentativas do moderador Chris Wallace de tentar controlar o destempero e as interrupções de Trump, os esforços do jornalista do canal Fox, que chegava com boas credenciais ao evento por sua independência e profissionalismo, foram em vão. No Twitter, destacados analistas inclusive comentaram que talvez tivesse sido melhor que esse fosse o único debate entre os dois candidatos, e que os dois outros encontros marcados para este mês fosse cancelados. Na próxima terça-feira debaterão os candidatos a vice, Mike Pence e Kamala Harris.

A Comissão de Debates Presidenciais organiza todos os debates presidenciais desde 1988. Em seu comunicado, o grupo diz que este primeiro encontro do ciclo eleitoral de 2020 “deixou claro que é preciso acrescentar estruturas adicionais ao formato atual para os próximos compromissos, para garantir uma discussão mais ordenada dos temas”. Em seguida, a Comissão acrescenta que está analisando cuidadosamente as possíveis mudanças, a serem anunciadas em “breve”.

O candidato democrata tentou manter a linha diante dos ataques de um presidente que mais parecia um valentão de pátio de colégio, intensificando as táticas de 2016. “Não há nada inteligente em você”, chegou a disparar o republicano referindo-se a Biden. Num evento de campanha nesta quarta, o democrata disse esperar que nos futuros encontros —vistos por milhões de pessoas pela televisão— seja possível silenciar o microfone do candidato que não tiver a palavra.

Biden qualificou o debate e o comportamento do Trump como “uma vergonha nacional”. “Não vou aqui especular sobre o que pode acontecer no segundo e terceiro debates”, finalizou o ex-vice-presidente no Governo de Barack Obama.

Na noite de terça-feira, Wallace lutou como pôde durante 90 minutos de evento para retomar o controle do debate realizado em Cleveland (Ohio), perturbado pelas frequentes interrupções, a grande maioria procedente de Trump. Seus apelos para que os candidatos seguissem as normas eram constantes, e em um dado momento ele olhou para Trump e disse que serviria melhor ao seu país “se deixasse as outras pessoas falarem sem interrompê-las”. “Dirijo-me ao senhor para que faça isso”, acrescentou o moderador. “Diga isso a ele também”, respondeu um Trump infantil, em referência a Biden, ao que Wallace replicou: “Francamente, o senhor está fazendo muito mais interrupções que ele”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_