_
_
_
_
_

Nova York, sair do inferno da pandemia sem cantar vitória

A reabertura parcial de restaurantes em ambientes fechados é mais um passo em direção à normalidade em uma cidade que escapou de uma segunda onda, mas não baixou a guarda

Hoteleiros de Nova York protestaram nesta segunda-feira contra as restrições em seu setor por causa da pandemia.
Hoteleiros de Nova York protestaram nesta segunda-feira contra as restrições em seu setor por causa da pandemia.JUSTIN LANE (EFE)
Pablo Guimón
Mais informações
Diana Berrent, donando plasma en Nueva York, en una imagen cedida por ella misma.
A nova-iorquina que mobiliza sobreviventes do coronavírus para que doem plasma
NEW YORK, NEW YORK - MAY 21: New York Governor Andrew Cuomo speaks to members of the media at a news conference on May 21, 2020 in New York City. While the governor continued to say that New York City is seeing a steady decline in coronavirus cases, he also mentioned that the number of countries reporting a mysterious illness in children believed to be connected to COVID-19 has nearly doubled in just one week.   Spencer Platt/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Nova York dá mais um passo na reabertura e permite reuniões de até 10 pessoas em todo o Estado
gif nuevo covid coronavirus
Os 100.000 mortos dos Estados Unidos: assim fracassou o país mais poderoso do mundo

A dureza das imagens pesa muito no imaginário da cidade. O hospital de campanha no Central Park. A escavação de valas comuns na ilha de Hart. Os caminhões de mudança cheios de cadáveres no Brooklyn. O silêncio sepulcral só interrompido pelo barulho das ambulâncias. Cerca de 250.000 casos de covid-19. Quase 24.000 mortos. A cidade de Nova York, o epicentro global da pandemia durante os meses de primavera no hemisfério norte, viveu um verdadeiro pesadelo. Mas conseguiu, após interromper bruscamente as atividades, conter a propagação do vírus. E tem tido sucesso por mais tempo do que os modelos dos especialistas em saúde pública imaginavam. Agora, a cidade reabre timidamente. E o horizonte de uma segunda onda que reviva essas imagens preocupa os moradores e as autoridades.

No último sábado, o Estado de Nova York informou, pela primeira vez desde 5 de junho, mais de mil positivos diários. Um total de 430 deles foram na cidade de Nova York (8,3 milhões de habitantes). Está longe dos 10.000 diários registrados no Estado durante o pico da pandemia. A taxa de positivos em relação ao total de testes realizados é de apenas 1%, o que surpreendeu as autoridades locais. Mas, quando a vida normal começa a voltar e a cidade se prepara para o frio, é arriscado cantar vitória. “É vital que os nova-iorquinos continuem a praticar os comportamentos básicos que orientam nossa capacidade de lutar contra a covid-19 à medida que entrarmos no outono e na temporada de gripe. Máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos fazem a diferença”, disse no sábado o governador do Estado, o democrata Andrew Cuomo.

Nesta quarta-feira, Nova York dá mais um pequeno passo para se tornar a cidade que costumava ser. Seus mais de 25.000 restaurantes poderão, pela primeira vez em seis meses, servir comida em ambientes fechados, embora com capacidade limitada a 25%. Hoje as calçadas das ruas de bairros como o East Village estão tomadas pelos restaurantes, muitas vezes com cercados. Ainda assim, nove entre dez não conseguiram pagar o aluguel integral de suas instalações em agosto. Quase 2.000 restaurantes fecharam na região metropolitana e 174.000 trabalhadores do setor estão em casa. “Faz seis meses que prendemos a respiração”, explica Erick, gerente de um restaurante do Village, que pede para não ser identificado. “Mas logo virá o frio e não será mais possível ficar do lado de fora. Com um quarto das mesas e sem turistas, é evidente que ainda estamos longe da normalidade. Não sei se vai haver uma segunda onda ou não, suponho que sim, mas temos que dar alguns passos, senão vamos todos para o inferno.”

Os especialistas coincidem em citar como cruciais para o sucesso no verão o encerramento forçado da atividade, a responsabilidade dos cidadãos e um processo de tomada de decisão política transparente e baseado em dados. “Uma boa parte do êxito se deve à capacidade de manter altos níveis de testes de diagnóstico durante o verão, mesmo quando os casos baixaram”, explica o dr. Thomas Tsai, do Instituto de Saúde Global da Universidade de Harvard. “Isso proporcionou informações precisas. O programa de rastreamento de contatos não é perfeito, mas tem sido transparente, e isso é importante. A reabertura é um processo baseado em dados, que moldou as políticas. Os Estados em que houve uma abertura muito rápida se saíram mal, o que demonstra a importância de uma estratégia abrangente de saúde pública. Os cidadãos responderam bem, mas também em outras cidades. O que deu certo é que agiram com base em dados e houve transparência.”

Após um fechamento marcado por hesitações, a reabertura tem sido extremamente cautelosa. A cidade começou a fechar escolas públicas no dia 15 de março. Na semana seguinte, impôs ordens de confinamento à população, exceto aos trabalhadores essenciais. O fechamento de escolas e as ordens ou recomendações de confinamento contribuíram para uma redução de 70% na transmissão da covid-19 entre março e junho, de acordo com um estudo da Universidade Columbia e do Departamento de Saúde da Cidade de Nova York, que ainda não completou o processo de revisão científica.

O terraço de um restaurante de Nova York, nesta segunda-feira.
O terraço de um restaurante de Nova York, nesta segunda-feira.ANGELA WEISS (AFP)

O uso generalizado de máscaras contribuiu com uma redução adicional de 7%, e até 20% entre os maiores de 65 anos durante o primeiro mês. “Melhorar o uso efetivo de coberturas faciais, especialmente entre os mais jovens, reduziria significativamente o risco de surtos de infecções de covid durante a reabertura”, explica o dr. Jeffrey Shaman, de Columbia, um dos autores do estudo. “É fundamental encontrar formas de impulsionar o uso correto de máscaras em lugares onde a distância social não é possível.”

Em junho teve início o processo de reabertura. Os restaurantes deveriam abrir em julho, mas a detecção de fontes de contágio em estabelecimentos do norte do Estado levou as autoridades da cidade a adiar a retomada. Um estudo recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças revela que aqueles com teste positivo para covid-19 relataram mais do dobro de vezes que os que deram negativo que haviam comido em um restaurante nas duas semanas antes de ficarem doentes. O estudo não encontrou, porém, relação entre a doença e atividades como fazer compras, usar o transporte público ou outras que podem ser realizadas com máscara.

“A resposta da saúde pública tem que ser ágil”, explica o dr. Tsai. “Jantares em restaurantes, por exemplo, foram uma clara fonte de infecções nos últimos meses. Houve vários focos em restaurantes e bares. E isso se vê em outras cidades, como Madri. Os locais em que a abertura transcorreu bem foram os que fizeram isso aos poucos.”

A Times Square ainda é um insólito deserto. Os teatros da Broadway permanecerão fechados durante o outono. Grandes escritórios em Midtown continuarão a trabalhar de forma remota durante meses. Mas os grandes museus já reabriram. E, depois de semanas de anúncios e retificações que deixaram os pais desesperados, na semana passada 90.000 crianças, as da pré-escola e educação especial, começaram a ir para as escolas públicas.

Um em cada 20 residentes deixou a cidade entre 1º de março e 1º de maio, de acordo com um estudo do The New York Times. Nas áreas mais ricas da cidade, em bairros como Upper East Side e o SoHo, a população residencial caiu 40% ou mais. Com a abertura de escolas e escritórios, aqueles que partiram vão regressando. O metrô vai lotar novamente. Os visitantes retornarão pouco a pouco. Os estudantes que se reúnem ao anoitecer na Washington Square, os casais nos bancos, os grupos que recriam uma pista de dança em torno de um alto-falante Bluetooth, os skatistas repetindo seus truques sem parar, logo terão que procurar espaços internos para se socializarem quando o frio chegar.

“Agora, é mais importante do que nunca o rastreamento de contatos, testar pessoas assintomáticas, as pessoas de alto risco. Seis meses atrás não havia capacidade para testar”, lembra o dr. Tsai. “Haverá surtos, mas é preciso preparar os planos agora e ser transparente. Nenhuma medida é suficiente por si só. É necessário haver medições, informações. Os dados são objetivos, mas as decisões políticas refletem valores. O importante é que não sejam arbitrárias, que se baseiem na ciência e que haja transparência. É preciso ter resolução para suprimir de verdade a pandemia.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_