_
_
_
_
_

Onda de incêndios coloca a mudança climática na campanha dos EUA

As imagens da Costa Oeste ardendo em chamas devolvem ao primeiro plano um dos grandes temas sepultados pela pandemia. Oregon e Califórnia buscam vítimas fatais sob as cinzas

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, num dos incêndios ao norte de Sacramento, na sexta-feira.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, num dos incêndios ao norte de Sacramento, na sexta-feira.Zuma / SplashNews.com (GTRES)
Pablo Ximénez de Sandoval

Quando Chris Bruno começou a trabalhar como bombeiro em Fresno (Califórnia), há 20 anos, seus instrutores lhe contavam sobre os incêndios brutais que ocorriam no sul e no norte do Estado devido aos raios e às rajadas de vento por volta de outubro. Eram exemplos de coisas que aconteciam em outros lugares, não em Fresno. “Aqui a preocupação eram os incêndios nos campos, não nas florestas.” Mas o incêndio que há uma semana consome a serra a noroeste da cidade californiana é “esse incêndio”. Está queimando zonas que nunca haviam ardido. “Este é um fogo do qual os bombeiros da região falam há anos. E agora aconteceu”, disse o capitão Bruno na última sexta-feira, no centro de comando do chamado creek fire, que já destruiu 80.000 hectares de floresta e continua descontrolado.

Mais informações
Voluntários e veterinários cuidam de onça pintada resgatada durante as queimadas no Pantanal em Mato Grosso.
Pantanal sofre a maior devastação de sua história enquanto voluntários lutam para salvar os animais
Bombeiros de Los Angeles combata incêndio na Floresta Nacional. As chamas já queimaram mais de 2.3 milhões de hectares.
O inferno em forma de incêndios já deixou 25 mortos nos EUA
TOPSHOT - Cars drive along the San Francisco Bay Bridge under an orange smoke filled sky at midday in San Francisco, California on September 9, 2020. - More than 300,000 acres are burning across the northwestern state including 35 major wildfires, with at least five towns "substantially destroyed" and mass evacuations taking place. (Photo by Harold POSTIC / AFP)
Incêndios destroem povoados no oeste dos EUA

Esse é somente um dos cerca de 100 incêndios que assolam a Costa Oeste dos Estados Unidos, de Seattle a Los Angeles. Mas não é o único que deixou estupefatos os bombeiros locais. Não apenas há muitos incêndios, mas muitos deles são fenômenos nunca vistos ― por seu tamanho, velocidade, tipo de terreno e quantidade de focos simultâneos. Em apenas uma semana, houve um recorde de hectares queimados no Oregon e na Califórnia ao mesmo tempo. E em ambos a diferença em relação à marca anterior é enorme. As imagens de satélite mostram os 2.000 quilômetros de costa cobertos de fumaça.

No caso do Oregon, os incêndios podem ter provocado a maior tragédia de vidas perdidas na história do Estado, segundo as autoridades. As equipes de resgate começaram as buscas entre os escombros de cinco povoados inteiros (mais de 600 casas) arrasados por um desses incêndios repentinos. Na Califórnia foram confirmados 19 mortos e pelo menos 20 desaparecidos até sábado, num incêndio que, em questão de horas, arrasou a mesma floresta onde 85 pessoas morreram em 2018.

“A espessura da vegetação, a baixa umidade, a alta temperatura, as árvores secas e doentes – todos esses elementos convergiram para transformar este incêndio num acontecimento único em minha geração”, disse ao EL PAÍS o capitão Bruno, de 46 anos. “Cada ano debatemos se esses são os piores incêndios que já vimos, e na temporada seguinte eles se superam.” Bruno afirma que viu com seus próprios olhos o endurecimento das condições climáticas na região. “É inevitável que isso piore”, afirma.

Casas arrasadas pelo fogo nos arredores de Medford, Oregon, na sexta-feira.
Casas arrasadas pelo fogo nos arredores de Medford, Oregon, na sexta-feira.ADREES LATIF (Reuters)

Os bombeiros observam no terreno as consequências de uma mudança nas condições climáticas que até há pouco tempo era teórica. A catástrofe ocupou as manchetes dos jornais dos EUA e trouxe de volta ao debate nacional um dos grandes temas políticos que fariam parte desta campanha nacional mas foram sepultados pela covid-19 e a crise econômica resultante. A mudança climática e suas consequências são muito difíceis de definir como argumento político, porque as pessoas não as percebem no dia a dia. Até agora.

“Não tenho nenhuma paciência com os negacionistas da mudança climática”, disse esta semana o governador da Califórnia, Gavin Newsom, visivelmente irritado ao se referir à crise dos incêndios no Estado. Na sexta-feira ele visitou uma das regiões atingidas, ao norte de Sacramento, e voltou a dizer: “O debate sobre a mudança climática terminou. Simplesmente venham à Califórnia. Vejam com seus próprios olhos. Não é um debate intelectual. Nem sequer é um debate. É uma maldita emergência climática. Isso é real.”

No Oregon, foi queimado na semana passada o dobro de hectares em comparação com a média anual da última década. A governadora, Kate Brown, afirmou que “isso não será um evento isolado, infelizmente é um aviso sobre o futuro”. “Estamos vendo o impacto da mudança climática”, disse Brown. No Estado de Washington, o governador Jay Inslee, que se apresentou nas primárias com um programa focado na luta contra a mudança climática, começou a chamar os incêndios florestais de “incêndios climáticos”. “Isso não é um ato de Deus. Só está acontecendo porque mudamos o clima do Estado de Washington de forma dramática”, afirmou Inslee.

Declarações desse tipo começam a povoar o debate nacional. “A mãe natureza está com raiva e mostra isso através de incêndios e furacões”, disse Nancy Pelosi, californiana de San Francisco e líder dos democratas na Câmara de Representantes (deputados). “A crise climática é real.” A situação pode se transformar, portanto, em outro fator de mobilização ante um presidente que abraça o negacionismo sobre a mudança climática, retirou os EUA do Acordo de Paris para redução de emissões poluentes e brigou na Justiça para anular os limites de poluição da indústria automobilística.

A essa altura, porém, o currículo de Trump nesse assunto é irrelevante. O do candidato democrata, Joe Biden, é insuficiente para a ala esquerda de seu partido, mas ele ao menos prometeu ações contundentes na luta contra a mudança climática. “A ciência é clara, e os sinais mortais são inequívocos”, disse Biden em nota neste sábado, o que transforma definitivamente o assunto em tema de campanha. A Casa Branca anunciou no mesmo dia que Trump visitará a Califórnia nesta segunda feira para conhecer de perto a situação. Será a primeira vez que o presidente se expõe nesse debate durante este período eleitoral.

Algumas causas dos incêndios desta semana foram espontâneas, como uma tempestade elétrica que descarregou raios sobre a Califórnia. Outras são de longo prazo, como uma gestão florestal que não permite os incêndios naturais e que tem sido objeto de tentativas de mudanças. Um terceiro fator que explica a perda de vidas é o empenho em construir casinhas de madeira no meio das florestas. Mas no cerne de tudo isso está a mudança climática, que faz com que todos os fatores juntos representem um perigo extremo.

“O aquecimento global faz com que lugares como Califórnia tenham problemas de fortes secas, que tiraram a umidade do solo e da vegetação”, explica Ricardo Álvarez, consultor sobre adaptação à mudança climática e pesquisador da Universidade Atlântica da Flórida (EUA). “Somem-se a isso temperaturas mais altas e raios secos.” Paulatinamente, diz ele, há mais meses de incêndios, que são também mais numerosos – o que, por sua vez, agrava o problema da seca e da poluição. Dos 20 maiores incêndios da história da Califórnia, 17 ocorreram neste século, 10 na última década. Dos 10 maiores da história, quatro são deste ano. E continuará havendo recordes. “Levaremos centenas de anos” para reverter essa tendência, diz o pesquisador.

Tudo isso é besteira”, opinava na sexta-feira Jim Kimble, de 79 anos, veterano do Vietnã e defensor de Trump. Kimble teve que abandonar sua casa na segunda passada e, desde então, vive num trailer com sua mulher num estacionamento de uma igreja em Fresno. Diz que tudo é culpa de uma má gestão das florestas e da atitude ambiental dos democratas. Os arredores de Fresno são um bastião republicano dentro da muralha azul do Oeste, que não está em jogo nestas eleições e não mudará politicamente até novembro. Os Kimble dos EUA tampouco mudarão de opinião, nem com suas casas ardendo. Mas as imagens dos céus vermelhos e amarelos, as evidências de que a situação se agrava e o histórico de Trump nesse assunto abrem de repente um novo flanco para perguntar aos norte-americanos moderados, nos Estados-chave, se é possível permitir outros quatro anos de negação.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_