_
_
_
_
_

O fim do mundo era um incêndio

Fogos que devastam a Califórnia, como os da Austrália em dezembro, indicam que os efeitos devastadores da mudança climática pertencem ao presente, não só ao futuro

Posto de fast-food na cidade de Monrovia, na Califórnia, com um incêndio florestal ao fundo, na quinta-feira.
Posto de fast-food na cidade de Monrovia, na Califórnia, com um incêndio florestal ao fundo, na quinta-feira.David Swanson (Europa Press)
Guillermo Altares

A Hora Final era um filme australiano de ficção científica de 1959, lançado em plena Guerra Fria quando a possibilidade de um conflito atômico entre as grandes potências que afundaria o mundo no inverno nuclear estava bem longe de ser uma fantasia. O filme relata a história de um grupo de sobreviventes abandonados em uma praia após a destruição do planeta pela nuvem radioativa e foi muito citado no ano passado, quando uma onda de incêndios devastadora queimou 11 milhões de hectares na Austrália e matou 33 pessoas. Como em A Hora Final, 4.000 habitantes da cidade costeira de Mallacoota, no Estado de Victoria, acabaram passando o Ano Novo em uma praia, encurralados entre o mar e o fogo.

Mais informações
TOPSHOT - Cars drive along the San Francisco Bay Bridge under an orange smoke filled sky at midday in San Francisco, California on September 9, 2020. - More than 300,000 acres are burning across the northwestern state including 35 major wildfires, with at least five towns "substantially destroyed" and mass evacuations taking place. (Photo by Harold POSTIC / AFP)
Incêndios destroem povoados no oeste dos EUA
Seca recorde e queimadas recorde no Pantanal em 2020 afetam animais e até o céu de Cuiabá.
O Pantanal queima e aumenta a pressão sobre a gestão ambiental no Brasil
-FOTODELDIA- AME5448. PORTO VELHO (BRASIL), 09/09/2019.- Vista general de un incendio este lunes, en la ciudad de Porto Velho (Brasil). La Amazonía brasileña perdió en agosto pasado 1.698 kilómetros cuadrados de su cobertura vegetal, un área en un 222 % superior a la desforestada en el mismo mes de 2018 (526 kilómetros cuadrados), según los datos divulgados la víspera por el estatal Instituto Nacional de Pesquisas Espaciales (INPE). Los números indican que, pese a que la devastación se redujo con respecto a julio de este año, la destrucción de la cobertura vegetal de la mayor selva tropical del mundo continúa creciendo en su comparación con el año pasado. /  Jr
Amazônia registra em junho o maior número de focos de incêndio dos últimos 13 anos

Os incêndios da Oceania no ano passado e os atuais da Califórnia e do Oregon têm muitos pontos em comum. Aparecem os mesmos céus vermelhos e o odor de fumaça, a penumbra apocalíptica ao meio-dia em cidades como San Francisco e Sidney. Alguns incêndios, além disso, são muito grandes e poderosos para ser apagados não importa a quantidade de bombeiros e meios aéreos mobilizados. As altas temperaturas também foram determinantes nos dois casos: Los Angeles ficou uma semana rondando os 50 graus, enquanto em 17 de agosto o Vale da Morte, entre Califórnia e Nevada, chegou à que certamente é a temperatura mais alta já registrada na Terra: 54,4 graus.

O jornalista norte-americano David Wallace-Wells descreveu esse tipo de incêndio em seu recente livro A terra inabitável: Uma história do futuro. Sua tese é que os desastres provocados pelo aquecimento global não pertencem ao futuro, já estão acontecendo. A Califórnia, o Oregon e a Austrália demonstram que tem razão. “Os incêndios estão entre os melhores e mais horríveis propagandistas da mudança climática: apavorantes e imediatos, não importa o quão distante você viva de uma região, causam cicatrizes que são lidas como presságios de futuros pesadelos, ainda que documentem os horrores atuais”, escreveu na revista New York Magazine quando começaram os incêndios na Califórnia.

Naquele Ano Novo, quando milhares de pessoas estavam refugiadas em uma praia, se multiplicavam os casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan. E se trata de uma trágica coincidência porque todos os cientistas alertam que a pandemia está relacionada ao aumento da pressão humana sobre a natureza, que causa o salto de patógenos entre espécies. O mesmo acontece com os incêndios no Oeste americano e na Austrália: são regiões em que o fogo faz parte da natureza, como regulação estacional da floresta. A pressão demográfica, entretanto, faz com que os seres humanos estejam onde não deveriam e fiquem presos pelo fogo. Os céus avermelhados de San Francisco nos falam de um futuro aterrorizante, mas também de um presente cada vez mais ameaçador.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_