_
_
_
_
_

Rússia aprova vacina contra o coronavírus sob desconfiança de especialistas e de outros países

Rapidez dos ensaios suscita dúvidas entre cientistas, enquanto Putin afirma que imunização é segura e que sua filha foi uma das pessoas que a testaram. No Brasil, Paraná tenta acordo para produção

Ministério da Saúde da Rússia exibe frascos da vacina aprovava pelo país contra o coronavírus.
Ministério da Saúde da Rússia exibe frascos da vacina aprovava pelo país contra o coronavírus.MINZDRAV / HANDOUT (EFE)
María R. Sahuquillo
Mais informações
FILE - In this March 16, 2020, file photo, a pharmacist gives Jennifer Haller, left, the first shot in the first-stage safety study clinical trial of a potential vaccine for COVID-19, the disease caused by the new coronavirus, at the Kaiser Permanente Washington Health Research Institute in Seattle. The vaccine by Cambridge, Massachusetts-based Moderna Inc., generated antibodies similar to those seen in people who have recovered from COVID-19 in a study volunteers who were given either a low or medium dose. (AP Photo/Ted S. Warren, File)
Em seis meses de busca por uma solução para o coronavírus, 23 vacinas já são testadas em humanos
BRA01. SÃO PAULO (BRASIL), 21/07/2020.- Fotografía cedida por el Gobierno de Sao Paulo que muestra la aplicación de una vacuna contra el nuevo coronavirus desarrollada por el laboratorio chino Sinovac, este lunes en una Clínica de Sao Paulo (Brasil). Las primeras dosis de la vacuna contra el nuevo coronavirus desarrollada por el laboratorio chino Sinovac empezaron a ser aplicadas este lunes a un grupo de voluntarios, todos ellos profesionales de la salud del Hospital de las Clínicas de Sao Paulo. EFE/ Cortesía Gobierno de Sao Paulo/SOLO USO EDITORIAL/NO VENTAS/NO ARCHIVO
Quem receberá as primeiras vacinas contra a covid-19?
5/7/2020 - Sacramento, Calif., USA: Thomas Ellison works on a coronavirus vaccine patch in a Verndari biotech lab at the UC Davis Medical Center in Sacramento, Calif. on Thursday, May 7, 2020. Verndari is racing to develop a COVID-19 vaccine administered through a patch worn on the skin. (Paul Chinn / San Francisco Chronicle / Contacto)


07/05/2020 ONLY FOR USE IN SPAIN
Por que sabemos que se conseguirá a vacina contra a covid-19, se nunca conseguimos contra a Aids?

A Rússia aprovou sua vacina contra o coronavírus. O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu nesta segunda-feira que a imunização, que levanta dúvidas de especialistas em razão da velocidade de seus ensaios e opacidade de dados, já está pronta e é “segura” e “eficaz”. Ele afirma que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrá-la e que uma de suas duas filhas integrou o teste da vacina e está bem. “Uma de minhas filhas tomou esta vacina, participou do experimento”, disse Putin. “Está tudo transcorrendo como se ela nada tivesse feito”, acrescentou. O fármaco russo, desenvolvido por um instituto, ainda está prestes a começar a fase três (final) dos testes e sua pesquisa ainda não foi publicada em revistas científicas de primeira linha, como é o caso de vacinas também em fase avançada, como a da Moderna e a da Oxford e AstraZeneca. Autoridades russas disseram que os profissionais de saúde serão os primeiros a receber a vacina, que será voluntária. A campanha de imunização vai começar no final do mês, segundo a vice-primeira-ministra Tatiana Golikova, responsável pela operação de combate ao coronavírus.

Desenvolvida no Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia e financiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) —fundo soberano da Rússia, que possui um capital reservado de cerca de 10 bilhões de dólares (55 bilhões de reais)—, a vacina foi testada em voluntário militares e em dois grupos de civis “voluntários remunerados”, como também em alguns dos cientistas que trabalham no programa, algo que gerou um grande debate ético. Agora, recebeu o registro provisório (equivalente à aprovação pelas autoridades de saúde), que permite sua ampla aplicação população. Isso foi feito, porém, antes do final da fase três, que envolve seu ensaio clínico com milhares de pessoas. “É bastante eficiente e forma uma imunidade estável. Gostaria de repetir que passou em todos os testes necessários”, declarou Putin.

Especialistas vêm alertando há semanas sobre o risco de aprovar a vacina antes do tempo necessário e veem a velocidade dos testes como uma questão política. A Associação de Organizações de Pesquisa Clínica da Rússia, que reúne grandes empresas farmacêuticas de renome, pediu em carta ao Governo que não tenha pressa e adie a aprovação da imunização até a conclusão bem-sucedida da fase três.

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, disse que a introdução da vacina na circulação civil nas regiões terá início simultaneamente com a fase três dos ensaios, que estão prontos para começar em Moscou. De acordo com o Ministério da Saúde russo, o fármaco permite "a formação de imunidade de longo prazo, provavelmente durando até dois anos". A vacina se baseia em um sistema de administração dupla, primeiro uma dose e depois outra de "reforço".

A imunização da Gamaleya usa um adenovírus como vetor para administrar o material genético do SARS-CoV-2 aos pacientes e, uma vez no corpo da pessoa, as partes do patógeno do coronavírus dentro dos adenovírus estimulam uma resposta imunológica no hospedeiro.

As fases de testes de vacinas em humanos

Fonte: Anvisa

NO BRASIL, PARANÁ NEGOCIA PARTICIPAÇÃO

No Brasil, o Governo do Paraná afirma que negocia a participação no desenvolvimento da vacina. A gestão Ratinho Júnior (PSD) afirma que se reunirá na quarta (12) com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, para tratar do assunto. Só depois disso, afirma o Governo em nota, poderão ser divulgados detalhes de como funcionariam as pesquisas, que ficariam a cargo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Pela manhã, antes do comunicado oficial, o diretor-presidente da entidade, Jorge Callado, afirmou em entrevista ao canal GloboNews que os passos serão seguidos de acordo com as informações trocadas com o país. “É um começo de um intercâmbio de informações. Nós avançaremos se tivermos informações necessárias para tanto. Caso contrário, não”, declarou.


Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_