_
_
_
_
_

Hong Kong prende magnata pró-democracia enquanto a China redobra a pressão contra os EUA

Jimmy Lai, empresário da imprensa, é acusado de conspiração sob a nova lei de Segurança Nacional. Pequim anuncia sanções a 11 norte-americanos

O empresário Jimmy Lai, no centro, escoltado pela polícia na redação do ‘Apple Daily’, nesta segunda-feira, em Hong Kong.
O empresário Jimmy Lai, no centro, escoltado pela polícia na redação do ‘Apple Daily’, nesta segunda-feira, em Hong Kong.GNPHOTO-DAVID (AP)
Mais informações
Xi Jinping y Donald Trump
EUA x China: cenários da nova guerra fria
Hong Kong Chief Executive Carrie Lam listens to reporters' questions during a press conference in Hong Kong, Friday, Aug. 7, 2020. The semi-autonomous city of Hong Kong reports 95 new cases and three additional fatalities reported. The city of 7.5 million people has restricted indoor dining and require faces masks to be worn in all public places. (AP Photo/Vincent Yu)
EUA punem Carrie Lam e outros 10 funcionários de alto escalão por enfraquecer a autonomia de Hong Kong
FILE PHOTO: A man walks by a logo of Bytedance, the China-based company which owns the short video app TikTok, or Douyin, at its office in Beijing, China July 7, 2020.  REUTERS/Thomas Suen/File Photo
TikTok, o app chinês na mira dos EUA, é um perigo para o Ocidente?

A China redobrou a pressão em seu enfrentamento com os Estados Unidos. O Governo de Pequim anunciou nesta segunda-feira sanções a 11 representantes políticos e de ONGs do país, incluindo os senadores republicanos Marco Rubio e Ted Cruz, que já haviam sido alvo de medidas em julho por denunciar as violações de direitos humanos contra a população uigur na província chinesa de Xinjiang. “A China decidiu impor sanções a certas pessoas que se comportaram mal em determinadas questões vinculadas a Hong Kong”, afirmou o porta-voz da chancelaria, Zhao Lijian, em declarações citadas pela agência France Presse. A lista de sancionados, em represália pelo castigo anunciado na semana passada por Washington à chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e outros 10 funcionários do enclave e do Partido Comunista da China por solapar a autonomia da antiga colônia britânica, também inclui o diretor-geral da ONG Human Rights Watch, Kennedy Roth. O porta-voz da chancelaria não esclareceu a natureza das sanções.

Além disso, em outra ação contra o movimento de protesto de Hong Kong, a polícia deteve nesta segunda-feira Jimmy Lai, fundador do Apple Daily, principal jornal pró-democracia do território autônomo, em sua residência no bairro do Ho Man Tin. O conhecido empresário é acusado de “conspiração com forças estrangeiras, manifestação de palavras sediciosas e fraude”; as duas primeiras são tipificações penais reconhecidas pela recente Lei de Segurança Nacional imposta por Pequim e que faz cambalear o regime de direitos e liberdades do território.

Ao mesmo tempo, mais de 100 agentes ocupavam a sede da Next Digital, empresa dona do jornal, e fizeram buscas na redação. Imagens compartilhadas em redes sociais mostram os policiais mandando os jornalistas fazerem fila na porta para revistá-los. Pelo menos outras seis pessoas permanecem sob custódia policial, incluindo os dois filhos de Lai. Também foram detidos altos funcionários do Apple Daily, como o seu diretor-geral, Cheung Kim-hung, e o diretor financeiro, Chow Tat-kuen. “A operação continua e não descartamos mais detenções”, afirmaram as forças de segurança. Ryan Law, editor do jornal, declarou que a medida não vai intimidá-los. “Continuaremos como de costume”, disse à Reuters.

Ao longo da manhã a cotação em bolsa do Next Digital disparou 350% depois da intervenção, para terminar a jornada com alta de 183%. Organizações pró-democracia pediram a seus seguidores que comprem exemplares do jornal ou mesmo ações da empresa. O mercado acionista de Hong Kong, por outro lado, fechou com um retrocesso de 0,63%.

Lai, que tem nacionalidade britânica e taiwanesa, é uma celebridade em Hong Kong. Para muitos, trata-se de um herói, o único magnata capaz de criticar abertamente o regime chinês e de defender a causa da democracia; já a mídia oficial chinesa se refere a ele como um “traidor” e a “principal mão” por trás das manifestações antigovernamentais que desde o ano passado mergulharam a ex-colônia britânica na maior crise de sua história moderna.

“Estou preparado para ir para a prisão”, admitiu o empresário em uma entrevista concedida em junho ao site Hong Kong Free Press. “Se tiver que ir, terei a oportunidade de ler livros que ainda não li. A única coisa que posso fazer é ser positivo.” Nesse mesmo encontro, se referiu à Lei de Segurança Nacional como “uma sentença de morte”. “Destruirá nosso império da lei e nosso status financeiro internacional”, acrescentou.

Esta nova legislação castiga até com prisão perpétua quem participar de atividades consideradas “sediciosas, terroristas ou subversivas”, limita a liberdade de expressão e abre caminho para que os serviços de segurança da China continental operem no território. Por isso, a comunidade internacional a tachou de “draconiana”, vendo nela uma violação dos princípios reunidos na Lei Básica, a Constituição territorial de Hong Kong, e no acordo para a devolução de soberania pactuado na Declaração Conjunta Sino-Britânica.

Reações

“A liberdade de imprensa e de expressão estão em jogo”, publicou o Partido Democrata de Hong Kong na sua página do Facebook, insistindo ao Governo para que deixe de utilizar a lei como arma para a perseguição dos dissidentes, o que “só terá um impacto devastador na comunidade de Hong Kong”. Steven Butler, coordenador do programa do Comitê para a Proteção de Jornalistas na Ásia, por sua vez, apontou que o ocorrido “confirma os piores temores de que a lei seria usada para reprimir a opinião crítica a favor da democracia e restringir a liberdade”. “Embora fosse esperada, a detenção de Jimmy Lai é muito escandalosa porque seus dois filhos também foram presos, o que obviamente é uma tentativa das autoridades de abalar a força de vontade de Lai através dos laços familiares”, escreveu no Twitter Wang Dan, um dos líderes dos protestos estudantis de 1989 na praça Tiananmen. “Faço um apelo à comunidade internacional para que tome medidas imediatas”, acrescentou.

Na sexta-feira passada, os EUA impuseram sanções a Carrie Lam, atual chefe do Executivo, e outros 10 altos funcionários do território por “minar a autonomia de Hong Kong e os direitos de sua gente”. O texto emitido na ocasião pelo Departamento do Tesouro norte-americano apontava que a China está tentando minar os processos democráticos, em referência à desqualificação de candidatos pró-democracia e ao adiamento das eleições legislativas previstas para 6 de setembro, em que tudo levava a crer que a oposição obteria um de seus melhores resultados históricos, mas que foram adiadas por um ano sob a alegação de que seria impossível realizá-las de forma segura em meio à pandemia de coronavírus.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_