_
_
_
_
_

Incêndio florestal na Califórnia destrói 10.500 hectares e deixa 8.000 desabrigados

Bombeiros só conseguiram conter 5% do fogo, que começou na sexta-feira a leste de Los Angeles

Bombeiro monitora o avanço do fogo em Santa Clarita, Califórnia.
Bombeiro monitora o avanço do fogo em Santa Clarita, Califórnia.Marcio Jose Sanchez (AP)
Antonia Laborde
Mais informações
People look on as an image of Harriet Tubman is projected on the statue of Confederate General Robert E. Lee in Richmond, Virginia, U.S. June 20, 2020. REUTERS/Jay Paul
Quando as estátuas caem do pedestal
Área habitada de California City, en medio de millares de calles vacías enel desierto. |
O grande erro de California City: como 14.000 incautos foram morar numa cidade no meio do deserto

Um incêndio que começou na sexta-feira nas montanhas a leste de Los Angeles já deixou quase 8.000 pessoas desabrigadas na Califórnia. Um dos focos, de acordo com informações dos bombeiros, pode ter sido provocado pelo “mau funcionamento de um carro a diesel”, que soltou carvão queimado pelo escapamento, ateando fogo à vegetação que margeia a estrada Oak Glen, em Cherry Valle. Os mais de 2.000 bombeiros que estão no local conseguiram conter apenas 5% das chamas, que se estendem por 10.500 hectares de matagais secos e madeira no condado de Riverside.

”São quase como bolinhas de gude, às vezes maiores, e quando aterrissam sobre vegetação seca são extremamente quentes”, disse o porta-voz do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, Fernando Herrera, sobre as partículas expelidas pelo veículo. “Podem acender qualquer tipo de combustível”, acrescentou. Em nota, as autoridades solicitaram que quem tiver visto o veículo em questão entre em contato com os investigadores.

Foram emitidas ordens de desalojamento e avisos de alerta para aproximadamente 8.000 moradores de quase 2.500 imóveis localizados nessas zonas de montanhas, cânions e morros. Acampamentos e trilhas foram interditados na região de San Gorgonio, na floresta nacional de San Bernardino. O primeiro foco começou em uma zona rural perto da cidade de Beaumont, 137 quilômetros a leste do centro de Los Angeles, e as chamas percorreram rapidamente a cadeia montanhosa.

Outro incêndio florestal que ocorre desde domingo no norte da Califórnia também obrigou à retirada dos moradores de uma área perto da represa de East Park, no condado de Colusa. As altas temperaturas em cidades como Sacramento, que registrou cerca de 36 graus Celsius, complicaram o trabalho dos bombeiros.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_