_
_
_
_
_

Trump anuncia que proibirá o uso do TikTok nos Estados Unidos

Presidente afirma que tomará a medida diante do temor de que a plataforma seja usada pela inteligência chinesa

O presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira em um evento sobre a covid-19 em Belleair, Flórida.
O presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira em um evento sobre a covid-19 em Belleair, Flórida.TOM BRENNER (Reuters)

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que proibirá a rede social TikTok nos Estados Unidos depois que as autoridades do país se mostraram preocupadas com a possibilidade de que essa plataforma seja usada pelos serviços de inteligência da China.

Mais informações
Tik Tok la 'app' creada por Zhan Yiming que vale 66.000 millones.
O lado obscuro do TikTok, a rede social chinesa dos vídeos curtos
(FILES) In this file photo the upper section of the arena is seen partially empty as US President Donald Trump speaks during a campaign rally at the BOK Center on June 20, 2020 in Tulsa, Oklahoma. - Legions of K-pop fans and TikTok users are taking credit for upending Donald Trump's weekend rally after block-reserving tickets with no intention to attend an event that was beset by an embarrassingly low turnout. (Photo by Nicholas Kamm / AFP) / TO GO WITH AFP STORY by Maggy DONALDSON: "Online disruption of Trump rally highlights K-pop's political hustle"
‘Tiktokers’ e ‘kpopers’ adentram a arena política
Una mujer mira un vídeo en TikTok. En vídeo, tráiler de la aplicación.
O incrível mundo adolescente do TikTok, em vídeo e grátis

Em declarações aos jornalistas no avião presidencial Air Force One, Trump, nesta sexta-feira, disse: “No que se refere ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”, acrescentando que tomaria a medida neste sábado por meio de um decreto ou recorrendo a “poderes econômicos de emergência”.

O TikTok é um aplicativo de vídeo popular entre os jovens, cuja casa matriz é a ByteDance, sediada na China, e tem cerca de um bilhão de usuários em todo o mundo.

O jornal The Wall Street Journal e a agência Bloomberg adiantaram que Trump estava planejando anunciar uma ordem para que a ByteDance venda sua propriedade do aplicativo nos EUA, considerando que o serviço poderia ser usado pelos serviços secretos chineses. Outros informes, inclusive um da Fox News, apontaram que a Microsoft estava negociando a aquisição do TikTok, cujo valor poderia atingir várias dezenas de bilhões de dólares.

Funcionários e legisladores norte-americanos manifestaram nas últimas semanas preocupação com a possibilidade de o TikTok ser usado pela China para fins de espionagem, mas a empresa negou qualquer vínculo com o Governo de Pequim.

O aplicativo teve mais de 165 milhões de downloads nos EUA. As autoridades temem que o Governo chinês tenha acesso a dados pessoais de milhões de cidadãos norte-americanos. O próprio secretário de Estado, Mike Pompeo, disse no início deste mês que os Estados Unidos “certamente” estavam considerando “proibir o TikTok. O Pentágono já recomendou em dezembro que os membros do Exército não usassem o aplicativo.

O TikTok se recusou a comentar as declarações do presidente norte-americano. “Estamos confiantes no sucesso a longo prazo do TikTok. Centenas de milhões de pessoas vêm ao TikTok para se divertir e se conectar, inclusive nossa comunidade de criadores e artistas”, declarou.

Nesta semana, a plataforma prometeu garantir um alto nível de transparência, o que inclui permitir revisões de seus algoritmos para assegurar aos usuários e reguladores de que não possa ser usada com outro fim que não o entretenimento. “Não somos políticos, não aceitamos publicidade política e não temos uma agenda política; nosso único objetivo é continuar sendo uma plataforma dinâmica para que todos possam desfrutar dela”, disse o CEO da rede social, Kevin Mayer, em uma postagem nesta semana. “O TikTok se tornou o último objetivo, mas não somos o inimigo”, acrescentou.

Em junho passado, o TikTok ganhou as manchetes depois que centenas de usuários da rede social, bem como adolescentes fãs do gênero de música K-pop, alegaram ter sabotado um comício do presidente Trump em Tulsa, Oklahoma, mobilizando seus usuários a se inscreverem como participantes do evento para fazer com que os organizadores acreditassem que o comparecimento seria muito maior. O evento teve um apelo muito mais modesto do que a campanha do presidente esperava.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_