_
_
_
_
_

Controle de Cuba sobre médicos em suas missões evidencia violação de direitos básicos, aponta ONG

Human Rights Watch denuncia “normas repressivas” contra profissionais de saúde. Havana enviou 1.500 profissionais a mais de 20 países para colaborar na luta contra a pandemia

Missão de médicos cubanos no dia 25 de abril durante uma cerimônia de despedida em Havana, antes de viajar para a África do Sul.
Missão de médicos cubanos no dia 25 de abril durante uma cerimônia de despedida em Havana, antes de viajar para a África do Sul.Ramón Espinosa (AP)
Francesco Manetto
Mais informações
People pass by an image of late Cuban President Fidel Castro amid concerns about the spread of the coronavirus disease (COVID-19), in Havana, Cuba, July 19, 2020. REUTERS/Alexandre Meneghini
Cuba impulsiona o setor privado em meio à crise do coronavírus
A man wearing a face mask walks near a sign depicting Cuban late leader Fidel Castro and reading �Revolution is to change everything that needs to be changed�, in Havana on May 13, 2020, amid the new coronavirus pandemic. - Cuba has confirmed 1,810 cases of COVID-19, from which 79 have died. (Photo by YAMIL LAGE / AFP)
Relações entre Cuba e EUA voltam aos tempos de Ronald Reagan
A Cuban nurse controls the disembarkation of passengers from British cruise ship MS Braemar in Mariel, Cuba on March 18, 2020. - Cuba authorized on Wednesday the British cruise ship MS Braemar, with five confirmed cases of the new coronavirus and more than 1000 people on board, to dock on the island, from where its passengers will be repatriated by plane. (Photo by ADALBERTO ROQUE / AFP)
Cuba envia brigadas médicas contra o coronavírus a Itália e América Latina

Uma vida regida por “normas repressivas”, restrições à liberdade de expressão e de movimento e interferência na privacidade. O férreo controle exercido pelo Governo cubano sobre as brigadas médicas que envia ao exterior evidencia a violação dos direitos individuais mais básicos. E se essas práticas não são novas, já que a primeira missão sanitária remonta a 1963, o surgimento do coronavírus revelou novamente a gravidade da situação. A ONG Human Rights Watch (HRW) apresentou nesta quinta-feira uma denúncia na qual repudia categoricamente essas condições, que qualifica como “draconianas”, e insta as autoridades das dezenas de países que recebem essa colaboração, agora para combater a pandemia, que exijam de Havana reformas e mudanças nos regulamentos desses programas.

Cerca de 30.000 profissionais de saúde, tradicionalmente a joia da coroa de Cuba, integram atualmente essas missões. Um exemplo é o programa Mais Médicos, implantado no Brasil em 2013 —após interrupção da cooperação, em 2018, o Governo Bolsonaro está reincorporando os médicos da ilha. Outro, em atividade há anos, é o atendimento à população vulnerável da Venezuela, batizado de Bairro Adentro e promovido pelo ex-presidente Hugo Chávez. A esses trabalhadores se soma, desde o mês de março, um contingente de 1.500 pessoas enviadas a mais de 20 países. Todas elas estão sujeitas a um regime que José Miguel Vivanco, diretor para as Américas da organização humanitária, considera “orwelliano”. Os membros dessas brigadas se expõem a sanções se, por exemplo, estabelecerem relações de amizade com cidadãos críticos dos princípios da Revolução Cubana e podem enfrentar processos penais com sentenças de até oito anos de prisão se abandonam seu trabalho. Na opinião do advogado de direitos humanos, “os médicos cubanos enviados para responder à pandemia de covid-19 oferecem serviços valiosos a muitas comunidades, mas à custa de suas liberdades mais básicas”. Esse sistema, acrescenta, “regula com quem os médicos podem viver, falar e inclusive manter um relacionamento afetivo”. É por isso que os Governos que se beneficiam dessas ajudas têm o dever de exigir uma mudança.

“Cuba”, detalha a Human Rights Watch em um comunicado, “regula até os aspectos mais triviais da vida dos médicos cubanos que participam de missões, de maneiras que violam os direitos de liberdade de associação.” Definitivamente, “criou normas repressivas que regem a vida daqueles que envia para o exterior”, que ao longo de quase 60 anos são quase 400.000 pessoas. Algumas das infrações disciplinares estabelecidas em 2010 pelo Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Havana são manter relações com cidadãos estrangeiros “cuja conduta não esteja de acordo com os princípios e valores da sociedade cubana”, com dissidentes da ilha e pessoas com “um estilo de vida contrário aos princípios que devem caracterizar um colaborador cubano no exterior”. Os médicos também precisam comunicar “seus relacionamentos amorosos” e são proibidos de “frequentar lugares que prejudiquem o prestígio [do médico] no conceito público” ou “ir a lugares que, dadas suas características, sejam propícios a alterações da ordem pública”.

O pessoal sanitário, continua o relatório da ONG, tampouco pode se expressar livremente, pois, de acordo com uma resolução do regulamento, deve solicitar autorização antes de “emitir avaliações” públicas, por exemplo aos meios de comunicação, sobre as situações dos centros de trabalho ou que possam prejudicar a colaboração de Cuba com o país anfitrião. As punições consistem basicamente na retenção de salários e no retorno à ilha depois da expulsão da missão. O número de trabalhadores punidos com procedimentos disciplinares é desconhecido, embora a organização considere que, com base nos depoimentos aos quais teve acesso, sejam medidas frequentes. Além disso, os passaportes dos médicos expiram quando sua missão termina.

A ONU, lembra a HRW, pediu em 2019 a Havana informações sobre as condições de trabalho das missões médicas. As relatoras especiais sobre as formas contemporâneas de escravidão esgrimiram declarações sobre normas que podem ser enquadradas como “trabalho forçado” devido às pressões recebidas pelo pessoal sanitário e à duração das jornadas. A resposta do Governo de Miguel Díaz-Canel atribuiu essas informações a campanhas de Washington.

“Os países que recebem médicos cubanos têm obrigações de direitos humanos em relação a todas as pessoas em seu território”, conclui a denúncia da ONG, “o que inclui os trabalhadores sanitários cubanos, e devem garantir que os acordos alcançados com o Governo cubano prevejam garantias efetivas aos direitos dos trabalhadores.” Essas autoridades, enfatiza Vivanco, “poderiam se tornar cúmplices de graves violações de direitos humanos”. Para evitar isso, têm a obrigação de exigir uma guinada por parte de Díaz-Canel.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_