_
_
_
_
_

Tribunal Eleitoral da Bolívia adia eleições presidenciais para 18 de outubro

Votação, antes marcada para 6 de setembro, será postergada devido à pandemia de coronavírus, em meio a uma profunda cisão política entre o Governo interino e o partido de Evo Morales

Guarda presidencial da Bolívia, em La Paz, em 16 de julho.
Guarda presidencial da Bolívia, em La Paz, em 16 de julho.Juan Karita (AP)
Mais informações
Dvd 991 3/3/20
Alvaro García Linera, ex-vicepresidente del gobierno de Bolivia, durante la entrevista concedida en un hotel madrileño.
KIKE PARA.
“Na Bolívia ocorreu uma sublevação da classe média contra a igualdade”
Marcelo Navaja: Detenido el ministro de Salud de Bolivia por la compra de respiradores con sobreprecio
Ministro da Saúde da Bolívia é preso por compra superfaturada de respiradores
Recovered novel coronavirus patient Marco Saavedra, donates blood samples for plasma extraction, at Hemocentro blood bank in La Paz on June 10, 2020. - In addition to state efforts, private entities, including football teams, are developing campaigns to "reward" those recovered COVID-19 patients to give their plasma for free to the treatment of other patients after the Health Ministry projected that by the end of July Bolivia could register up to 100,000 people infected with coronavirus and 4,000 to 7,000 deaths. (Photo by AIZAR RALDES / AFP)
Recuperados da covid-19 na Bolívia recebem até oferta de emprego em troca de plasma sanguíneo

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia decidiu nesta quinta-feira adiar a data das eleições presidenciais até 18 de outubro. A votação, marcada para 6 de setembro, será postergada por causa da pandemia de coronavírus, em meio a uma profunda cisão política entre o Governo interino de Jeanine Áñez e o partido do ex-presidente Evo Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS). A Assembleia Legislativa é agora o órgão encarregado de tramitar a nova convocação eleitoral, mas não é certo que queira fazê-lo. A maioria dos deputados é fiel ao ex-mandatário, derrubado depois de ser reeleito num questionado pleito em outubro de 2019. O MAS era a única força política que insistia em manter a data decidida várias semanas atrás. Entretanto, as autoridades disseram que não imporão eleições contra a vontade do TSE, que atribuiu a decisão às “variáveis científicas da evolução da pandemia” e aos prazos legais.

Essa instituição parecia comprometida com a ideia de convocar a eleição para 6 de setembro, mas mudou de opinião após sofrer uma forte pressão por parte do governismo e de grupos opositores secundários para que aprovasse o adiamento. Além disso, na véspera, um dos dois partidos opositores com os quais tinha acordado a data das eleições, o Comunidade Cidadã (DC), do ex-presidente Carlos Mesa, terminou por aceitar o adiamento. Deixou assim o MAS, cuja candidatura será encabeçada pelo ex-ministro Luis Arce, como a única força que respaldava a convocatória já existente.

Esse partido considera que um adiamento da eleição servirá aos seus adversários para impedir uma volta dos partidários de Morales ao poder. Levando-se em conta as pesquisas divulgadas nesta semana, o especialista em opinião pública Julio Córdova conclui que o MAS pode repetir sua votação de outubro de 2019 (47%) ―a qual se atribuiu a uma fraude orquestrada pelo então presidente e candidato Evo Morales, que após renunciar abandonou o país e se encontra na Argentina. Pela lei boliviana, o candidato pode ser eleito já no primeiro turno se tiver mais de 40% dos votos, caso abra suficiente distância dos rivais, que continuam divididos. O MAS também acredita que o Governo de Áñez tenta dilatar sua interinidade para melhorar a posição da presidenta e candidata nas pesquisas. Ánez aparece em terceiro lugar, atrás de Mesa.

O governismo, por sua vez, insiste na inconveniência de convocar a população para votar quando o país se encontra mergulhado na pior crise sanitária de sua história, os contágios cresceram vertiginosamente e os hospitais e sistemas funerários se paralisaram. Fontes policiais informaram recentemente que, nos últimos cinco dias, foram recolhidos 420 corpos em ruas, domicílios e automóveis; deles, entre 80% e 90% eram suspeitos de ter covid-19. Também são abundantes as notícias sobre a saturação dos hospitais e a desordem que reina neles por causa da grande quantidade de médicos e trabalhadores sanitários contagiados.

O desespero dos cidadãos os leva a se automedicarem e inclusive a usarem dióxido de cloro, um desinfetante cujo consumo como paliativo para a covid-19 é proibido em todo o mundo. Nas camadas populares, acredita-se que esta substância pode salvar vidas, a ponto de ter surgido um mercado clandestino do produto. Essa crença impactou inclusive a bancada do MAS, que está preparando um projeto de lei para aprovar o uso do dióxido de cloro na luta contra a pandemia, como parte da sua disputa com o Governo em torno das medidas de contenção da crise.

Os sindicatos filiados ao MAS tinham advertido que um novo adiamento das eleições causaria “convulsão social”. Assim, esperam-se mobilizações de camponeses e moradores dos bairros pobres nos próximos dias. O TSE está processando neste momento uma acusação dos partidos de direita contra o MAS que poderia eliminar esse partido do pleito, por ter infringido a proibição de divulgar publicamente pesquisas próprias. Ainda não se sabe como o adiamento ―e portanto a mudança do calendário eleitoral inteiro, que é um parâmetro fundamental dentro desta ação― pode afetar o veredicto das autoridades eleitorais sobre o caso, que também fez os sindicatos se mobilizarem.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_